+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão BATERIAS

    ola pessoal, nas minhas torres atualmente eu tenho um estabilizador na qual eu ligo em um carregador de bateria que ligo em duas baterias em paralelo de onde eu mando direto para a Rb subindo em 12v. O problema é que ultimamente as baterias estao descarregando muito rápido, ja uso esse sistema a muitos anos, mais nos ultimos meses todas as torres estao com esse problema de nao aguentar nem 1 minuto. No começo aguentao até 72horas sem problema. Gostaria da ajudas dos colegas o que voces usam? Ja que a maioria das minhas torres ficam na zona rural e nao posso ficar lá direto e um bom nobreak que aguente muito tempo em nao consigo colocar na torre.

    OBS: hoje eu coloco 2 baterias em uma caixa de energia trifazica e o carregador com o estabilizador em outra a uns 8 metros de altura para que ninguem mecha. E nesse lugares tem muito problema com energia, que passa 6horas até mais as vezes sem energia.
    Eu uso geralemte 2 Rbs 433ah nas torres

  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: BATERIAS

    você usa bateria estacionaria?

    já vi esse problema com baterias auto-motiva (as quais não são aconselhadas para tal).

  3. #3

    Padrão Re: BATERIAS

    Perai, mas cair o tempo de uso de 72 horas pra 1 minuto, tem bateria danificada com certeza.

    Bateria automotiva dependendo do calor e tensão de flutuação tem vida util nesses casos de 3 anos, em condições piores (Flutuação em 13,8V, temperatura de 55ºC) isso pode cair pra pouco mais de 15 meses.
    Bateria de gel, aquelas pequenas de nobreak, tem o mesmo tempo de vida em ambos os casos, na verdade elas ainda tem o problema de se danificarem com sobre-corrente no ato da carga e no da descarga.
    Bateria estacionária também tem vida útil, ela é 3 ou 4 vezes mais longa que as automotivas, mas desde que respeite a tensão de flutuação de acordo com a temperatura.

    É só medir a tensão nas baterias enquanto carrega, ela deve subir de nos menores passos que seu multimetro mostrar, 0,01V por exemplo, e na descarga idem. O que normalmente acontece é uma ou 2 das 6 celulas de chumbo se danificar, de modo que na carga a tensão chega em poucos instantes até a tensão de flutuação, mas em poucos instantes também cai pra 7 ou 8V, como você não está usando as 2 baterias em serie não tem RB no mundo que opere com 7 ou 8V.

    Se usar bateria de gel elas tem que ficar abaixo de 30ºC e flutuar a menos de 13,5V senão tenho a impressão que mal duram 1 ano.
    Se usar bateria automotiva com agua lembre que elas precisam monitoramento constante e manutenção constante, quem não entende nada de como funciona o armazenamento em chumbo-acido ou não quer monitorar ou dar manutenção precisa usar baterias estacionárias mesmo.

  4. #4

    Padrão Re: BATERIAS

    Carregador de Bateria BOM Excell Inform e Bateria boa é estacionária... A gente tem que entender que "imitar" as operadoras é evitar muitos erros e problemas.

  5. #5

    Padrão Re: BATERIAS

    Quanto tempo vc está usando essas bateria que está dando problema.Elas podem não está carregando mais.
    Abs.

  6. #6

    Padrão Re: BATERIAS

    Em uns 4 meses ja troquei as naterias umas 3 vezes sao baterias automotivas, elas descarregam a tau ponto que nao prestam mais nem pra da carga em lojas especializadas

  7. #7

    Padrão Re: BATERIAS

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Carregador de Bateria BOM Excell Inform e Bateria boa é estacionária... A gente tem que entender que "imitar" as operadoras é evitar muitos erros e problemas.
    Onde eu encontro esse equipamentos?

  8. #8
    Avatar de luandotto
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Brumado- Bahia
    Posts
    133
    Posts de Blog
    7

    Padrão Re: BATERIAS

    As baterias com grades expandidas (de última geração) são mais duráveis e com maior desempenho. No Brasil, há fabricantes que produzem baterias com liga de prata com grades expandidas.
    As baterias de prata-zinco tambem possuem uma vida util bem maior que as baterias comuns.... Aqui na empresa ja passei por este problema nos meus servidores, em um deles as baterias externas ja não estavam mais pegando carga, em outro as baterias internas do nobreack estam ruins logo o nobreack ficava gerando carga pra elas e nao gerava para as externas removi as baterias internas e acabei com o problema..... Lembre-se nunca e recomendado deixar que a carga de uma bateria se esgote por completo isso faz com que sua vida util seja diminuida.
    Outro ponto que voce deve ficar atento e com a oxidação dos cabos isso interfere na fuxo de entrada e saida de carga...
    Uma vez que a bateria se descarrega por completo ela deve ser levada receber uma carga completa por 24 hrs... Se suas baterias estão se esgotando a ponto de levar em uma loja especializada e ainda assim nao voltarem ao normal verefique os carregadores de bateria veja no detalhe se o mesmo e compativel com as baterias utilizadas não é normal uma bateria acabar da forma que esta dizendo.
    Fique atendo a temperatura, e nao isole a bateria em locais sem ventilação.

    Espero ter ajudado

  9. #9

    Padrão Re: BATERIAS

    As operadoras compram no paraguai? :-)


    A maioria dos controladores de carga pra paineis solares hoje tem flutuação em menos de 13,8V e corte da alimentação quando a bateria cai pra algo em torno de 10,8V, esse tipo de controlador de carga devia ser usado mesmo com carregadores a partir da rede AC padrão, ainda mais pra quem não é operadora e não pode comprar nada mais caro que bateria pequena de gel ou automotiva.


    (Exemplo: http://brasiled.com.br/788760/Controlador-de-Carga-10a )

  10. #10

    Padrão Re: BATERIAS

    use baterias estacionarias, aqui eu uso nobreaks, de preferencia a baterias de 1 linha, ja vi tambem pessoas usando paineis solares, mais o preco e muito alto.a vantagen do nobreak e que alen de estabilizador de tencao, ele mantem as baterias na carga certa, e protege o circuito de surtos de tensao na rede eletrica.
    precisa e so fala

  11. #11

    Padrão Re: BATERIAS

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    As operadoras compram no paraguai? :-)
    Elas tem dinheiro para comprar no Brasil

  12. #12

    Padrão Re: BATERIAS

    [QUOTE=rubem;573025]As operadoras compram no paraguai? :-)
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....

    não foi isso que o Kleber quis dizer não....
    o fato é que as operadoras fazem um estudo antes de sair colocando qualquer "pilhazinha" nos pop´s.... e se eles já pagaram pelo estudo do engenheiro pra bolar isso, agente pode sim copiar né???hehehe....

    no caso do nosso amigo que abriu o topico, o certo seria:
    duas baterias> fazendo 24v, um carregador com proteção de descarga da bateria, com flutuação 0,5A no minimo 27v. caixa dutada, com exaustor, bateria a base de prata...
    ou gel... o que ta te pegando ai, é o constante uso da bateria, com essa proteçao de descarga a voltagem que vai pro sistema, as "rb´s"
    funciona assim....
    Bats 24v>>>chaveador voltagem>>>> sistama RBs.
    quando a bateria atinge 22V ele corta a corrente que vai pra rb, o tempo de autonomia cai um pouco mais não danifica as baterias...
    2 bat de 60Ah em duas rb433 contando que estão com 6cartoes, trabalhando no maximo de sua capacidade e com 40% margem de segurança e erro... vai ter uma autonomia de
    25horas até chegar nos 22V ai vai cortar.
    qualquer coisa me manda uma mp que explico como montar o controlador/cahveador de carga e corte de tensão....

  13. #13

    Padrão Re: BATERIAS

    Tudo que foi descrito conta. Mas ninguém lembrou-se do isolamento das baterias.

    Baterias automotivas tem uma vida útil média de dois anos. Ok.

    Quanto ao isolamento se as baterias estão ligadas em paralelo e se forem ligadas em datas (idades e marcas) diferentes, uma bateria detona a outra... O correto é que cada uma forneça sua energia isolada da outra com diodos.

    O isolamento seria:

    Carregador---- Diodo---->!---- Bateria--- Diodo ---->!-----Bateria------ Uso .

    Aí precisa ver qual a amperagem (consumo) do equipamento que usará a energia e descobrir um diodo compatível, algo como 1N4007 deve dar conta do recado...

  14. #14

    Padrão Re: BATERIAS

    Pelo que me parece tem algo roubando a carga das baterias, talvez o próprio carregador.
    Um relé de 12v na saída do carregador/etrada de carga das bateria pode resolver isso.. quando o carregador ficar sem alimentação
    o relé abre o contato cortando a ligação com o carregador e as baterias iram mandar carga apenas para as suas RB's ...talvez seja isso.

  15. #15

    Padrão Re: BATERIAS

    Uma vez vi isso em um curo em Porto Alegre,

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CARREGADOR DE BATERIA(1).jpg
Visualizações:	376
Tamanho: 	52,7 KB
ID:      	27753

    Segundo o Eng. Essa seria a melhor forma de ligar um AP por meio de baterias
    Não testei, e também não uso esse método.

    Alguém aqui já ouviu falar ou já viu isso na pratica?


    Antes que muitos “joguem pedras” algumas “loucuras” são perfeitamente corretas na elétrica/eletrônica tais como colocar um transformador em curto para testar o mesmo.