+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Como manter histórico de Total TX Bytes em conexões utilizando PPPOE no Mikrotik?

    Olá Pessoal,

    Seguinte, até então eu só utilizava DHCP em minha rede e fazia o controle de banda pelo IP do cliente no Queues e claro o IP é amarrado ao MAC.

    Agora que estou instalando antenas em 5.8 usando setoriais da UBNT com Rocket e nos clientes o Nano M5 implementei no Mikrotik o servidor PPPOE e estou começando a usar nestes clientes pois o Nano roda bem com PPPOE e não fica travando ao contrário dos outros diversos tipos de rádio que tenho nos clientes em 2.4.

    Bom, está tudo funcionando perfeitamente, só tenho um problema:

    Meus planos de internet tem uma franquia de consumo de por exemplo 10gb mensais e quando o cliente ultrapassa essa franquia eu reduzo sua velocidade (manualmente mesmo) até o fim do mês. Para isso eu acompanhava no Queues o Total TX Bytes quanto ele já havia consumido e resetava esse contador no inicio de cada mês, e também usava isso como referencia para ver quais clientes utilizam a internet normalmente e os que "abusam" da conexão por assim dizer.

    Só que isso só dá certo no DHCP pois no PPPOE cada vez que o cliente se conecta ele aparece no Queues mas quando ele se desconecta e se conecta novamente ele apaga todo histórico e começa contar novamente.

    Minha duvida é:
    Como fazer para manter o Total TX Bytes na conexão PPPOE? para fazer da forma que estava fazendo até então(como disse antes).

    É uma formula manual mas bem eficiente, devem existir outras formas que ainda desconheço.

    Aguardo a ajuda de vocês,

    Abraço, fiquem com Deus.

  2. #2

    Padrão Re: Como manter histórico de Total TX Bytes em conexões utilizando PPPOE no Mikrotik?

    amigo
    voce vai precisar de um Sistema de gerenciamento que faca a contagem e faca esse gerenciamento.
    Te recomendo o Topsapp, ele tem a funcao de Franquia de dados e reduz automaticamente a velocidade.
    Última edição por AndrioPJ; 10-09-2011 às 15:31.

  3. #3

    Padrão Re: Como manter histórico de Total TX Bytes em conexões utilizando PPPOE no Mikrotik?

    Se você usar o FreeRadius basta criar uma simples consulta com soma de consumo do cliente num dado período.
    Última edição por bjaraujo; 10-09-2011 às 16:41.