+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão UBNT's sufixo US

    Bom dia!

    Algum dos colegas já se deparou com algum equipamento da UBNT sufixo US, como NSM5-US? Compramos um lote de Nano Station M5 essa semana e para nossa surpresa fomos agraciados com a tal versão. Esses dispositivos estão travados na faixa de 5150-5250 mhz e 5725-5850 mhz que são as permitidas no Canadá e EUA sem a necessidade de utilização do DFS onde pelo o que entendi não está plenamente funcional no AirOS. Aqui já utilizamos a faixa de 5250-5350 e 5470-5725 mhz e acredito que vários outros provedores da lista também. Parece que a UBNT prometeu para semana que vem algum firmware possibilitando a utilização de tais faixas com fazíamos anteriormente com o devices não "US".

  2. #2

    Padrão Re: UBNT's sufixo US

    A faixa 5150-5350 NAO pode ser usada OUTDOR, se esta usando, pare com isso....

    A faixa 5350-5470 é uma lacuna, nao pode ser usado nem OUTDOR, nem INDOOR

    A faixa 5470-5725 pode ser usado, mas com limitacoes:
    - DFS ativado
    - EIRP 30 dBm, ou seja... Nano M5 (16 dBi de antena) podera ter configurado no maximo 14 dBm de potencia no transmissor

    A faixa 5725-5850 eu nao recomendo seu uso para Ponto-Multi-Ponto.
    Recomendo deixar essa faixa para Ponto a Ponto, devido a quantdade de canal e sua flexibilidade na Potencia EIRP.

    da uma lida no topico: https://under-linux.org/f105/5-ghz-u...ocorro-147398/

    recomendo atualizar esse firmware
    Última edição por AndrioPJ; 10-09-2011 às 15:33. Razão: adicao de informacao

  3. #3

    Padrão Re: UBNT's sufixo US

    Já estou com última versão de firmware disponibilizado pela UBNT, 5.3.3, o que eles fizeram parece que foi com que o firmware (5.3.3 e 5.3.2) reconheca de alguma forma esses equipamentos US e libere apenas os "country code" Estados Unidos e Canadá, fazendo um downgrade para a 5.3 temos todos os country codes disponíveis mas ficamos novamente com os bugs já corrigidos na 5.3.2 e 5.3.3.

  4. #4

    Padrão Re: UBNT's sufixo US

    essa definição de US ou EU .. são os padrões dos POEs !!

    o padrão US vem com tomada tripolar 'NEMA', ja o padrao EU vem com a tomada tripolar mas no padrão europeu (que o pino terra é opcional, comprado separado), e os pinos são mais grossos (20ah).

  5. #5

    Padrão Re: UBNT's sufixo US

    so trocar de pais, reiniciando ou mudando o firmware.. volta os canais...

  6. #6

    Padrão Re: UBNT's sufixo US

    Se fosse só isso tava feliz, a diferença não é apenas essa, nessa versão US/CA foi de fato removido as bandas citadas anteriormente.

  7. #7

    Padrão Re: UBNT's sufixo US

    a remoção de banda o nao é no firmware, basta voce resetar para as configurações de fabrica ele vai te perguntar qual região utilizar !!


    o fato de marcar US ou EU é somente o padrão eletrico, ja questionei isso diretamente ao suporte da UBNT anteriormente, porque importamos alguns radios e na primeira remessa vieram EU e na segunda vieram US !! a diferença era somente o plug da tomada.. só isso !!

  8. #8

    Padrão Re: UBNT's sufixo US

    Negativo.

    Essas equipamentos US/CA veram com firmware 5.3.2 e no country code só ficam disponíveis Canada e United StatesClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         5.3.3.jpg
Visualizações:	113
Tamanho: 	20,1 KB
ID:      	27489

    com apenas estes canais para operação
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         5.3.3_2.jpg
Visualizações:	126
Tamanho: 	23,3 KB
ID:      	27490

    Atualizando para a última versão, 5.3.3, fica na mesma.

    Com a 5.3 consigo ter todos os países disponíveis no country code, porém usando Brasil como sempre fiz ainda fico sem os canais que tinha na versão não US.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         5.3.3_nao_US.jpg
Visualizações:	125
Tamanho: 	25,4 KB
ID:      	27491

  9. #9

    Padrão Re: UBNT's sufixo US

    isso é 'sabido' que nao vai alterar...

    a 5.3 AINDA mantinha os canais abertos... ja na 5.3.3 eles bloquearam isso, fizeram desta maneira porque em alguns paises, como no brasil, não estava passando nas homologações da anatel.



    veja o changelog da 5.x http://ubnt.com/downloads/firmwares/XN-fw/v5.3.3/changelog.txt



  10. #10

    Padrão Re: UBNT's sufixo US

    5.3.2
    New: Completely remove non 5.7-5.8 GHz frequency for US and Canada country code

  11. #11

    Padrão Re: UBNT's sufixo US

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    isso é 'sabido' que nao vai alterar...

    a 5.3 AINDA mantinha os canais abertos... ja na 5.3.3 eles bloquearam isso, fizeram desta maneira porque em alguns paises, como no brasil, não estava passando nas homologações da anatel.



    veja o changelog da 5.x http://ubnt.com/downloads/firmwares/XN-fw/v5.3.3/changelog.txt


    e o que existe de "tecnicos" usando a lacuna 5 Ghz nao é brincadeira.
    vejo cada configuracao, povo que nao sabe das exigencias de cada faixa....

    por isso, sempre que possivel, eu recomendo a lida no topico: https://under-linux.org/f105/5-ghz-u...ocorro-147398/

  12. #12

    Padrão Re: UBNT's sufixo US

    Mas a 5.3.3 rodando nas versões não US funciona tudo OK, o último print screen que eu postei.

  13. #13

    Padrão Re: UBNT's sufixo US

    A faixa que quero usar e já vinha usando é de 5470-5725 conforme resolução 506 da Anatel.

  14. #14

    Padrão Re: UBNT's sufixo US

    Última edição por strafacci; 13-09-2011 às 08:08.