+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Quais as vantagens e desvantagens do ppoe e hotspot?

    boa tarde galera do forum, estou com uma duvidazinha... Quais as vantagens e desvantagens do ppoe e hotspot? me falaram que o ppoe consome muito travego...é verdade... quais as verdades e mitos sobre ambos...e vantagens e desvantagens obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Quais as vantagens e desvantagens do ppoe e hotspot?

    Acompanhando. Já li sobre ambos e não me decidi, e ainda tenho uma terceira alternativa: freeRadius.

  3. #3

    Padrão Re: Quais as vantagens e desvantagens do ppoe e hotspot?

    Acompanhando...

  4. #4
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Quais as vantagens e desvantagens do ppoe e hotspot?

    Tambem estarei acompanhando, mas e muito material sobre ambos e todos tem suas desvantagem e vantagem, aqui mesmo no forom tem muito sobre eles.

  5. #5

    Padrão Re: Quais as vantagens e desvantagens do ppoe e hotspot?

    Bom, já tive experiências com os dois tipos de autenticação e vou colocar aqui minhas opiniões.
    O PPPoE é um tipo de autenticação que forma um tunelamento para a conexão, é mais robusto em questão a segurança e muito melhor de se trabalhar quando se tem uma rede que está 100% em equipamentos CPE, sem contar que consome muito menos processamento que o HotSpot o que faz com que em um unico hardware vc possa colocar uma maior quantidade de clientes.
    O HosSpot é muito fácil de trabalhar, porém exige uma rede mais segura, apesar de que eu nunca ouvi ninguem dizer que conseguiu furar a segurança de um hotspot, mas analisando os parámetros da teoria ele é menos seguro, a vantagem está para quem tem muitos clientes com placa ou usa CPEs no modo bridge, é uma configuração mais simples de ser feita, basta saber o IP que na hora de autenticar o cliente sempre lembra do usuário e senha, o que naum acontece no PPPoE, pois o cliente naum lembra os dados de usuário e senha de autenticação pq ele só configura uma vez e só configurará de novo quando formatar o computador, ou seja, isso gera muito suporte tecnico.
    Em síntese os dois sistemas são muito bons.
    O colega Velinho disse uma coisa que creio que ele esteja equivocado, o freeRadius não se assemelha em nada com o HosSpot e PPPoE, estes são metodos de autenticação de um usuário na rede enquanto aquele é um sistema que faz a comuniação estre dispositivos compariveis com Radius. Hoje uso na minha rede 3 RBs 1100 autenticando meus clientes por HotSpot, em média 750 clientes por RB, e os clientes são liberados no sistema financeiro, que usa FreeRadius para se comunicar com as RBs e fazer liberações dos clientes, chegar se o usuário, senha, MAC conferem e inclusive o sistema radius pode se comunicar com as APS para estabalecer para cada cliente uma chave WPA individual.
    Quem quiser saber mais sobre o sistema financeiro com essa função pode pesquisar sobre o MK Solutions (::[ MK SOLUTIONS ]::).

    Espero ter ajudado (se sim clique na estelinha)

  6. #6

    Padrão Re: Quais as vantagens e desvantagens do ppoe e hotspot?

    Acompanhado...

  7. #7

    Padrão Re: Quais as vantagens e desvantagens do ppoe e hotspot?

    kra, quantos tópicos ja abriram com o mesmo assunto? se der uma pesquisada vão achar toneladas de tópicos com essa mesma discusão.

  8. #8

    Padrão Re: Quais as vantagens e desvantagens do ppoe e hotspot?

    ola amigo
    gostaria de saber como vc ligou as 3 rbs como funciona
    eu tbm tenho 3 serve com hostpost tabm gostaria de saber como vc faz com os ip dos clientes se é com dhcp e se os clientes usam a mesma faixa de ip tbm estou querendo colocar um sistema pra controlar e gostei do mk solutions se puder me dar uma ideia do senario
    agradeço

    [email protected]
    obrigado