Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Compartilhando experiências - Links de longa distância com Rocket M5

    É o seguinte,

    Andei pensando em compartilharmos algumas experiência com configuração de link com RocketM5 e as entenas de 30 e 34 db da ubiquiti.
    Aqui eu já tive varias experiências, alguns cases de sucesso e outros nem tanto com PTP de longa distância, mas posso dizer que meu melhor case é esse das imagens aí abaixo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Exemplo de Config - Google.jpg
Visualizações:	493
Tamanho: 	68,7 KB
ID:      	27536Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Exemplo de Config.jpg
Visualizações:	780
Tamanho: 	51,5 KB
ID:      	27537
    É um PTP de 55Km, passando 35Mbps Full e latência de 2,53ms de média usando antenas de 30db.
    Tenho outro caso parecido que é um PTP de 53Km, tb com antenas de 30db mas tá passando só 15Mbps, o que naum é metade do que eu preciso, precisava de pelo menos uns 40Mbps, e por isso postei ha algum tempo atraz um topico sobre construir uma shield para a Rocket Dish, se naum der certo vou ter que tentar usar as de 34db, mas queria saber mais cases do pessoal aki que já usou a de 34 db e quais são os cases da galera.

    Vamos discutir.

  2. #2

    Padrão Re: Compartilhando experiências - Links de longa distância com Rocket M5

    Não sei o seu caso, mais aki no RJ tem alguns locais que fica difil passa 10 megas principalmente nos POP para pegar link.
    esperimenta usar randome para dish, veja nesse link:
    http://tr.entrega.whservidor.com/ind...efab25c7365dd6

  3. #3

    Padrão Re: Compartilhando experiências - Links de longa distância com Rocket M5

    te recomendo, ao invez de comprar o rocket original, compre o "Mini Router Rocket M5" da Computech.
    É o mesmo rocket (mesma placa), apenas o case (caixa de fora) é diferente... essa da Computech é blindado, o que o protege de intereferencia externa.
    Computech - Loja Online - 51 3230-0900 - Xwave Station Mini Router Rocket M5 - caixa com blindagem

    Ao invez de comprar a Rocket Disk 30 dbi da ubiquiti, compre a "Xwave 5831DPR - Dupla Polarização 31 dBi"... é uma antena que pode ser usado normalmente com o Rocket, a diferenca esta na protecao extra (imune a ruido/interferencia lateral e traseira) e no valor.
    Computech - Loja Online - 51 3230-0900 - Antena Parab

    Garanto que com esse conjunto, seu nivel de sinal possivelmente devera melhorar.
    melhorando assim o througput

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Compartilhando experiências - Links de longa distância com Rocket M5

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    te recomendo, ao invez de comprar o rocket original, compre o "Mini Router Rocket M5" da Computech.
    É o mesmo rocket (mesma placa), apenas o case (caixa de fora) é diferente... essa da Computech é blindado, o que o protege de intereferencia externa.
    Computech - Loja Online - 51 3230-0900 - Xwave Station Mini Router Rocket M5 - caixa com blindagem

    Ao invez de comprar a Rocket Disk 30 dbi da ubiquiti, compre a "Xwave 5831DPR - Dupla Polarização 31 dBi"... é uma antena que pode ser usado normalmente com o Rocket, a diferenca esta na protecao extra (imune a ruido/interferencia lateral e traseira) e no valor.
    Computech - Loja Online - 51 3230-0900 - Antena Parab

    Garanto que com esse conjunto, seu nivel de sinal possivelmente devera melhorar.
    melhorando assim o througput
    Concordo com o colega acima. já usei esse kit deles e faz o que promete. manda a interferência pra longe.
    Quanto a experiências com Rocket M5 posso dizer que são fantásticas. Links sólidos, clientes satisfeitos (em sua maioria provedores que me contratam para turbinar seus links). enfim, vale muito a pena usar esse rádio e as antenas Rocket Dish ou OIW dupla.
    Abraço.

  5. #5

    Padrão Re: Compartilhando experiências - Links de longa distância com Rocket M5

    Leandro, você já usou essas antenas da Computech? Estou atrás de alguém que às tenha usado para postar experiencias. Tem como você relatar pra gente o seu case? Estou precisando levantar um enlace, e acho que vou com essas antenas.

  6. #6

    Padrão Re: Compartilhando experiências - Links de longa distância com Rocket M5

    uesley,

    Ainda não usei, estou vomo você coletando opinião sobre ela, mas vou tentar construir um shiels pra DISH de 30 e ver se consigo o mesmo desempenho, no site da computech tem um video demonstrando o ganho da antena, espero conseguir algo semelhante com a DISH de 30.

  7. #7

    Padrão Re: Compartilhando experiências - Links de longa distância com Rocket M5

    Acompanhando

  8. #8
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Compartilhando experiências - Links de longa distância com Rocket M5

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Leandro, você já usou essas antenas da Computech? Estou atrás de alguém que às tenha usado para postar experiencias. Tem como você relatar pra gente o seu case? Estou precisando levantar um enlace, e acho que vou com essas antenas.
    Já usei e uso sempre que preciso de qualidade e confiabilidade.
    O pessoal lá é super profissional e conhece bastante de RF.

    Quanto à antena que tem o Shield, realmente melhora muito em ambientes com bastante ruído (ex: torres com vários rádios ou torre em áreas urbanas ou ainda um ponto a ponto crítico) que exija alinhamento fino, sempre procuro usar nos meus projetos essse tipo de antena.

    Recomendo.
    Abraço

  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Compartilhando experiências - Links de longa distância com Rocket M5

    Citação Postado originalmente por leandromaciel Ver Post
    uesley,

    Ainda não usei, estou vomo você coletando opinião sobre ela, mas vou tentar construir um shiels pra DISH de 30 e ver se consigo o mesmo desempenho, no site da computech tem um video demonstrando o ganho da antena, espero conseguir algo semelhante com a DISH de 30.
    Nos EUA o pessoal usa muito a "bolha" como Shield.AQUI NO brasil já temos a possibilida de usar o shield mais classico mesmo.

  10. #10

    Padrão Re: Compartilhando experiências - Links de longa distância com Rocket M5

    Esse Radome apenas protege a Antena contra intempéries, ele não tem função prática na manipulação de interferência como os nossos.
    Veja a Antena com o Radome e Shield nesse site:
    Computech - Loja Online - 51 3230-0900 - Antena Parab


    Veja demonstração das diferenças nesse Link:

  11. #11

    Padrão Re: Compartilhando experiências - Links de longa distância com Rocket M5

    Uesley

    Tem alguns posts no under já.
    Procure por antenas com radome, alguém já usou.
    O produto tem apenas 1 mês de lançamento, temos 200 unidades, os Posts aparecerão aos montes.
    Lembre-se que Radome é simples, complicado é o Shield eficiente.
    Apenas o Shield tem relação eletromagnética, o radome bolinha não possui nenhuma interação elétro magnética com a Antena. Quem diz melhorar ou piorar é apenas impressão.

    Bas instalações a todos...

  12. #12

    Padrão Re: Compartilhando experiências - Links de longa distância com Rocket M5

    O Mini Router RocketM5 é o mesmo RocketM5 em uma caixa Blindada e aterrada. O que não é feito de forma adequada no produto original por questões de custo e tamanho (acho eu).
    Vejam tem uma fotos grande no site:
    Computech - Loja Online - 51 3230-0900 - Xwave Station Mini Router Rocket M5 - caixa com blindagem
    http://www.wavelan.com.br/resizer/vi...e/true/135.jpg

    Ele não tem a pretensão de ser melhor nem pior que o Rocket, apenas trata melhor ruídos e interferências de outros enlaces na mesma torre.

    O mesmo vale para nossa antena 5831DPR, ela lida muito melhor com ruídos e interferências e trata melhor o data rate do rádio,visto que, em termos de RF este fica mais sozinho na faixa de espectro e rádio não gosta nada nada de companhia...
    Apenas para comparar, em ERB´s comunitárias, a Anatel nem permite mais o uso de antenas sem Radome e Shield, nós provedores temos que acordar para isso de uma vez por todas.
    Até nossos setoriais tem Shield, coisa que outros fabricantes, por questões de custo não se preocupam, eles não estão preocupados se seu setor ou seu PTP vai funcionar bem, nós estamos...


    Boas Instalações.
    Última edição por Computech; 15-09-2011 às 22:20. Razão: ortografia

  13. #13

    Padrão Re: Compartilhando experiências - Links de longa distância com Rocket M5

    Leandro, estou precisando fazer um enlace de 30km, pra levar aprox. 50Mb. Eu tava pensando nas Rockets + Dish, mas essa antena da Computech me chamou atenção. Você tem algum case parecido que tenha dado um resultado semelhante?
    Agradeço a sua ajuda.

  14. #14

    Padrão Re: Compartilhando experiências - Links de longa distância com Rocket M5

    Cara, 30Km com Dish de 30Db pra passar 50Mb, é mole, passa tranquilo se bem configurado,
    ainda mais de vc usar um shield.
    Eu disse no começo do topico que estaria tentando desenvolver um shield para a rocket dish de 30db, fizemos aqki na metalurgica aqui da empresa e nos testes que fizemos esse shield deu melhor desempenho que o Shield da Computech.
    Depois vou abrir um topico pra demonstrar todo processo de fabricação que foi documentado, demonstração dos testes realizados, e vamos possivelmente abrir pra venda.

  15. #15

    Padrão Re: Compartilhando experiências - Links de longa distância com Rocket M5

    Pow, valeu mesmo, Leandro. As Dish são antenas muito boas, e se forem agregadas a um bom shield, aí então é que vão dar um excelente resultado.

  16. #16

    Padrão Re: Compartilhando experiências - Links de longa distância com Rocket M5

    Amigos do Under.


    Estou com um pouco de dificuldades em fechar um enlace de 30 km visada limpa, ambas são em caixas d'agua de concreto com suportes bem fixados, estou usando rocket Dish de 30 com Rocket m5 (conjunto ubnt) e preciso passar link no mínimo de 60 Mb.


    Ainda preciso reafirmar um pouco em alinhamento, mas alguém sabe dar uma força em questão das configurações, quais são indispensaveis para links desse porte e o porque.


    Gostaria de saber se alguém saiba explicar um pouco sobre as configurações avançadas do rocket M5 para que eu possa deixa-lo trabalhando o melhor possível...


    Grato


    Rodrigo Godoy

  17. #17
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Compartilhando experiências - Links de longa distância com Rocket M5

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Amigos do Under.


    Estou com um pouco de dificuldades em fechar um enlace de 30 km visada limpa, ambas são em caixas d'agua de concreto com suportes bem fixados, estou usando rocket Dish de 30 com Rocket m5 (conjunto ubnt) e preciso passar link no mínimo de 60 Mb.


    Ainda preciso reafirmar um pouco em alinhamento, mas alguém sabe dar uma força em questão das configurações, quais são indispensaveis para links desse porte e o porque.


    Gostaria de saber se alguém saiba explicar um pouco sobre as configurações avançadas do rocket M5 para que eu possa deixa-lo trabalhando o melhor possível...


    Grato


    Rodrigo Godoy
    Prezado Rodrigo,
    Vou te dar algumas dicas úteis na hora de fechar um PTP de longa distância.
    1- Projeta ele antes de colocar em prática. somente com cálculos e simulações você saberá as condições do terreno e verá se existe ou não alguma obstrução física do local onde o sinal irá passar.
    2- Ao alinhar essas antenas, certifique-se de que o nível atrás delas esteja perfeitamente no meio, assim evita erros.
    3- Usa uma bússula de precisão (essa de camelô esquece). se conheces algumém que tenha um GPS de mão tipo garmin, pede ajuda que é bem fácil de alinhar usando este equipamento.
    4- Usa pontos visíveis perto pra ter como referencia.. não adianta olhar a 10, 20, 30km...tens que alinhar um lado perfeito depois o outro.
    Se precisar de ajuda pra cálculo quanto a radiovisada tem meu e-mail na assinatura.
    Posso te passar os graus que tens que deixar cada antena pra fechar 100%.
    Não esqueça que tens que acertar o angulo da antena e o direcionamento.
    Abraço.

  18. #18

    Padrão Re: Compartilhando experiências - Links de longa distância com Rocket M5

    Amigos ... desculpe aproveitar o papo ... mas também abri um tópico sobre o mesmo assunto só que um pouco mais aprofundado no meu problema, se vocês pudessem dar uma analisada ficaria muito agradecido, preciso muito da ajuda da galera do Under ...

    o link : https://under-linux.org/f305/problema-com-enlace-de-rocket-dish-de-30-dbi-e-151255/

    Tópico:
    Problema com Enlace de Rocket Dish de 30 dbi e Rocket M5 - AJUDEM




    Rodrigo Godoy

  19. #19

    Padrão Re: Compartilhando experiências - Links de longa distância com Rocket M5

    Já usei Rocket M5 + Rocket Dish de 30 dbi pra fechar um enlace de 40km... com um repetidor no meio, 14 km / 26 km... primeira vez que usei produtos ubiquiti, me surpreendi com o resultado! simplesmente excelente!

    Agora pra enlaces to usando só ubiquiti.

  20. #20

    Padrão Re: Compartilhando experiências - Links de longa distância com Rocket M5

    Citação Postado originalmente por leandromaciel Ver Post
    Cara, 30Km com Dish de 30Db pra passar 50Mb, é mole, passa tranquilo se bem configurado,
    ainda mais de vc usar um shield.
    Eu disse no começo do topico que estaria tentando desenvolver um shield para a rocket dish de 30db, fizemos aqki na metalurgica aqui da empresa e nos testes que fizemos esse shield deu melhor desempenho que o Shield da Computech.
    Depois vou abrir um topico pra demonstrar todo processo de fabricação que foi documentado, demonstração dos testes realizados, e vamos possivelmente abrir pra venda.
    Leandro, Você ja postou o processo de fabricação, se não tem previsão, estou interessado no assunto.