+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor PPPoE com IP público dinâmico

    Saudações a todos ...
    Antes de mais nada quero dizer que sou novo membro do forum, mas ja sou leitor a cerca de 2 anos ... tudo que precisei até hoje encontrei nos topicos postados, sendo mais claro, tudo que sei sobre mikrotik aprendi aqui ... mas estou procurando algo que não encontrei ainda e que me vi obrigado a pedir ajuda aos veteranos do forum.

    Minha situação é a seguinte:

    Uso MK 4.17 x86 , estou com link dedicado x.x.x.x/29 e estou usando minha rede com uma interface para os IPs públicos, e outra interface para os Clientes .... a rede está sendo roteada e os IPs dos Clientes são dados pelo DHCP Server. Tudo funcionando milhão !!!

    Mas estou mudando para PPPoE ... criei varios Profiles, com controle RX/TX para cada plano que vendemos ... em Secrets seleciono o profile que quero e o cliente ja entra no Simple Queue automaticamente ... tudo funciona perfeitamente, incrivelmente bem ... Criei um Pool de IPs em "REMOTE ADDRESS" para os Clientes 172.x.x.x/24 e os clientes recebem IPs(172.x.x.x/32) diferentes cada vez q se conectam, até ai tudo bem.

    O Que eu preciso e não consigo fazer é que cada vez que o cliente reconecte ele receba um IP publico diferente (IP do servidor).
    Eu criei um Pool para "LOCAL ADDRESS" com 2 IPs públicos dos 5 que tenho disponíveis, mas vejam o que acontece: eu conecto o 1º computador e ele recebe o IP de Cliente 172.x.x.105/32 e o IP Público do servidor 185.x.x.23, conecto o 2º computador e ele recebe o IP de Cliente 172.x.x.104/32 e o IP Público do servidor 185.x.x.22 ...... blz .... agora se eu tentar conectar um 3º computador ela da como o coputador remoto desconectou seu computador ... modifiquei o Pool para 4 IPs públicos e consegui conectar 4 maquinas somente ... Agora se eu colocar em "LOCAL ADDRESS" um IP fixo 185.x.x.22 eu conseguido conectar quantas maquinas quizer ... isso que me deixa inconformado.

    Resumindo ... gostaria que cada vez que meu cliente se desconectasse e reconectasse novamente, ele recebesse um IP de Cliente diferente , mas que tambem recebesse um IP Público diferente desses 5 que tenho, ou seja, que em cada vez que ele reconecte alterne entre esses 5 IPs fornecidos para mim .... Porque preciso disso ? tenho uma patotinha de clientes que baixam toda madrugada arquivos do Megaupload, e os caras recebem a mensagem "esse IP ja esta sendo usado" e me reclamam muito disso .... e mais uns 3 que jogam o mesmo jogo e quando um entra no jogo um outro cai e a situação e a mesma ...
    Queria fazer isso pra poder dizser pros caras assim: "Desconecte seu radinho e ligue novamente que ele vai pegar um novo IP e estará tudo resolvido" ... isso é o que eu preciso ... peço encarecidamente para que alguem me de uma ajuda sobre isso, sei que posso colocar um IP Público dos 5 que tenho pra cada Profile, mas não é a mesma coisa que se fosse assim.

    Desde já agradeço e aguardo pela vossa bondade e paciência de ler todo esse jornal, mas so gostaria de ser bem claro para nãoparecer que não esta funcionando o PPPoE, esta funcionando sim, so não consigo fazer essa alternância dos IPs publicos para os clientes .... Obrigadooo

    Att,

  2. #2

    Padrão re: Servidor PPPoE com IP público dinâmico

    Vai encontrar a solução no exemplo 1 deste tópico:
    Repasse de IP Público com exemplo para PPPoE por: M4D3

    Abraço

  3. #3

    Padrão re: Servidor PPPoE com IP público dinâmico

    Boa Tarde m4d3

    Obrigado pela ajuda, eu ja tinha visitado este post, mas tinha ficado meio confuso, mas pelo que percebi foi você mesmo que publicou, intão vou pedir um help pra ver se entendi ...


    Eu recebo meu link dedicado com o IP x.x.x.x/29, onde x.x.x.112 é o IP da rede, x.x.x.113 é o meu Gateway e x.x.x.119 e meu endereço de broadcast ... certo ? então tenho os Ips de x.x.x.114 até x.x.x.118 .

    Neste caso, tenho minha
    interface do Link com o IP x.x.x.118, configurado como proxy-arp.
    A interface dos clientes está configurado como reply-only sem nenhum IP.

    No Firewall vou adicinar a seguinte regra:

    / ip firewall nat
    add chain=dstnat action=passthrough src-address=x.x.x.114/31 \
    comment="REPASSE DE IP" disabled=no

    (aqui teria que criar duas regras visto que a mascara /30, que poderia usar com 4 IPs começa com o IP x.x.x.112 ou x.x.x.116 ... estou certo ? )

    * Feito isso eu criei
    umPool-Clientes para Remote Address” com classe/mascara 172.26.122.0/24.
    * Em seguida criei doisPools” para “Local Address” onde Pool-Link-1 ficou com IP x.x.x.114/31 com next pool para o Pool-Link-2 com IP x.x.x.116/31 com next pool para o Pool-Link-1 novamente, ou seja, fiz um loop nos Pools-Link 1 e 2.
    * Depois criei 5 “Profiles” com RX/TX para cada plano dos Clientes , onde vou usar igualmente para todos os Profiles em “Local Address” o Pool-Link-1 e, em “Remote Address” o Pool-Clientes”.

    Dessa forma cada vez que meus clientes desconectarem e reconectarem eles vão receber um IP Privado(172.26.122.x) direferente e também um Ip do servidor((Público)x.x.x.11x) diferente, certo ?



    Agora uma outra pergunta ...

    * Tenho clientes ainda usando DHCP server ... nesse caso eles usam uma outra interface ether5 (reply-only)
    * Ja os clientes do PPPoE estão na ether1 (reply-only)

    * Mas ambas usam a mesma interface do LINK ether2 (proxy-arp)

    Isso não vai me causar nenhum problema né ? ou vai ?