+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão "Invasão" Mikrotik - Conexão com 2 MK concorrendo (Um do provedor, outro do "invasor")

    Bom dia Pessoal,

    Ontem eu tive uma experiencia não muito boa com mikrotik.
    Eu uso hotspot com dhcp automático e deixei uma antena sem senha wireless.
    Por isso que eu coloquei "" no invasor. Vamos lá, vou explicar e gostaria que me ajudassem a melhorar minha rede.

    De repente minha RB450G começou a ficar em 100% como nunca havia acontecido, tive que dar dois reboots seguindos em menos de 50min. Até então já estava com o pensamento de colocar o mk em pc msm. Apenas 50 ativos e 100%, algo estava errado.

    Só que logo após eu descobri que alguem conectou um mikrotik em uma antena que estava aberta e claro entrou na rede. A partir da ai foi só dor de cabeça.

    Pelo que entendi, ele configurou o gateway dele com o mesmo ip que o meu e ativou o hotspot dele (É minha suposição) e a partir disso editou uma página de login com o conteudo da página Internet Clandestina - GatoNET - Compartilhamento de ADSL - Furto de Internet - Crimes de Internet (o chato é que estou todo certinho, com cnpj, link dedicado e sva). Minha sorte foi que eu estava dentro do mikrotik no exato momento e acho que a página só apareceu para poucos clientes. Rapidamente eu dei um restore em um backup, imaginando que tinha acessado o mk e alterado a página de login, mas logo em seguida eu acessei o rádio e adicionei senha wireless e em pouco tempo a carga da CPU estabilizou e o mac dele deixou de reaparecer no host do hotspot.

    Gostaria de saber como eu faço para ocultar meu ip de gateway e evitar que alguem coloque um dhcp ou gateway concorrente com o meu. Porque pode ser que o "palhacinho" tenha acesso a rede via cabo também.

    Pessoal, desde já grato. Espero que possam me ajudar.
    Depois disso quero tornar esse tipo de coisa impossível de acontecer.

    Abraço a todos

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: "Invasão" Mikrotik - Conexão com 2 MK concorrendo (Um do provedor, outro do "invasor")

    não deixar aps abertos sem criptografia ja ajuda muito ,não usar antena usb no cliente ,ip /32 ,ecolocar uma senha forte no ssh e no mikrotik para que invasores não entrem no seu sistema ja ajudam muito o seu provedor este invasor ainda voce conseguiu retirar mas se for um cobra no assunto ai voce se enrola .
    segurança e uma coisa importante quando eu começei tambem achava que podia deixar o hotspot aberto mas hoje acho loucura .
    existem sim pessoas ma intencionadas

  3. #3

    Padrão Re: "Invasão" Mikrotik - Conexão com 2 MK concorrendo (Um do provedor, outro do "invasor")

    se sua rede for totalmente em bridge, nao ha nada que voce possa fazer no MK que evite de seus clientes pegarem IP desse "invasor".

    o jeito é dificultar a entrada do invasor:
    - AP com criptografia WPA (no minimo)
    - Clientes com Roteador wireless (nada de usb ou placa pci) fazendo NAT, com senha de acesso ao setup do radio.
    - Isolacao de Cliente ativado ou forward desativado no AP

    - Switch com VLAN, na rede cabeada e para interligar os AP.

    - DHCP somente para usuarios conhecidos.

    - Hotspot + SSL (para dificultar o sniffer da senha, apesar que com os Switch com VLAN ja evitaria de um usuario enchergar o outro)

    com esses cuidados acima, voce evitaria que um usuario enchergue o outro... evitando dor de cabeca que isso pode trazer.... tais como:
    - o que voce passou recentemente
    - virus na rede
    - sobrecarga da rede com compartilhamento entre os usuarios
    - sniffer...

  4. #4

    Padrão Re: "Invasão" Mikrotik - Conexão com 2 MK concorrendo (Um do provedor, outro do "invasor")

    Muito obrigado pelas dicas.

    Alterei o que foi possível, mas quero contratar uma consultoria na área. Eu busquei no site da mikrotik os consultores oficiais, mas me parece que eles tem grandes empresas e não tem tempo para configurar MK de provedor pequeno. Busquei os que atendem em Salvador. Eu entendo, a empresa cresce e a missão é alterada, perfeito.

    Mandei também email para alguns experts que deixaram email em outros posts, mas até então não recebi retorno.

    Gostaria de encontrar alguém que conheça o suficiente para melhorar o nível de segurança e funcionalidade do meu servidor.

    Alguém se candidata?
    Please, sem amadorismo.

    Muito obrigado!

  5. #5
    Avatar de jvoiski
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Campo Novo do Parecis, Mato Grosso, Brazil
    Posts
    40

    Padrão Re: "Invasão" Mikrotik - Conexão com 2 MK concorrendo (Um do provedor, outro do "invasor")

    Entre em contato comigo, posso ajudá lo.

    whiskydobom@hot...

    Abs.