+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com problema em torre.

    Galera já não sei mais o que fazer,


    tenho uma torre recem montada em um morro, a torre tem 30 metros, uma gaiola pra os equipamentos de link no meio, e outra na ponta para os equipamentos de cliente.

    A torre é alimentada por 4 painéis solares KD 135 da Kyocera, e 4 baterias Freedom Estacionárias de 93Ah em 24V.

    Desde o começo, estou tendo problemas com travamento, e queima de equipamentos no local, principalmente os equipamentos da gaiola de baixo, foram trocadas as Rbs da mesma por Rockets M5, e parou o problema.

    Após isso começou a travar os equipamentos na gaiola de cima, trava praticamente de 12 em 12 hrs.

    Eu já testei as placas solares, as baterias, controladora de carga, cabos, equipamentos já foram trocados, já mudei a configuração pra 12V, ja diminui o número de painéis, o número de baterias, etc...

    A Ultima tentativa foi no domingo, foi colocado um nobreak no local, recebendo os 12v e mandando 110V pra cima, e foram colocadas fontes de 24V 3A nos equipamentos, mas hoje de manhã voltou a dar problema.

    Alguem tem alguma idéia do que está acontecendo? Não sei mais o que fazer!!!

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com problema em torre.

    tem uma pane acontecendo com nanobridge M5 nao sei se é seu caso no modo WDS, outra coisa que pode ser é conflito de IPS

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com problema em torre.

    Ah tah e o aterramento? Tem pelo menos umas 6 hastes de cobre fincadas ai para dissipar a estática? As caixas que acomodam os rádios são metálicas e aterradas tmbm? penei mais de 3 meses com uma torre nessas condições, só resolvi construindo um aterramento mais caro do que a torre!

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com problema em torre.

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Ah tah e o aterramento? Tem pelo menos umas 6 hastes de cobre fincadas ai para dissipar a estática? As caixas que acomodam os rádios são metálicas e aterradas tmbm? penei mais de 3 meses com uma torre nessas condições, só resolvi construindo um aterramento mais caro do que a torre!
    Tem aterramento na base da torre, e uma malha de umas 45 hastes de cobre que foi feita para o para-raio, as caixas são de metal e estão aterradas na torre.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com problema em torre.

    Esta utilizando os cabos de rede recomendado pela ubiquit (quanto a queima) ?
    Já mediu o aterramento?

    Deve ser alguma fuga dos painéis e do controladores de carga para os rádios.

  6. #6

    Post Re: Ajuda com problema em torre.

    Citação Postado originalmente por lucasmellon Ver Post
    Esta utilizando os cabos de rede recomendado pela ubiquit (quanto a queima) ?
    Já mediu o aterramento?

    Deve ser alguma fuga dos painéis e do controladores de carga para os rádios.
    O que havia queimado foram RBs, que foram substituidas por rockets, e que não apresentaram problema desde então, o problema é nas RBs que ficam lá na ponta da torre.

    A parada que deu agora de manhã foi o no-break que desligou, sabe deus o porquê , estou pensando em comprar um inversor de 12V para 110V, já que não foi oscilação de energia que ocasionou a parada. Mas queria descobrir o porque dos travamentos, ao invez de gastar mais uns R$ 800,00 em um inversor decente.

    E sim o aterramento foi medido e está ok.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com problema em torre.

    Bom, pelo que observei vc já fez muitos testes e substituições, no caso da rb, ela vai de 9 a 27v, então pra ela queimar deve ter passado mais que isso. Outra coisa o no-break e inversores de cargas consomem 75% da energia na conversão. Já trabalhei com inversores e no-break, foi uma luta, depois que troquei por rb ligada direto no controlador de cargas, nunca mais parou, em pop's com energia solar já tive uptime de 200 dias.
    Veja vc disse que tem 4 paineis de 93 e o controlador de cargas é de que tamanho? Se ele for menor que a capacidade de carga instalada, pode provocar a queima mesmo.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com problema em torre.

    Citação Postado originalmente por portalink Ver Post
    Bom, pelo que observei vc já fez muitos testes e substituições, no caso da rb, ela vai de 9 a 27v, então pra ela queimar deve ter passado mais que isso. Outra coisa o no-break e inversores de cargas consomem 75% da energia na conversão. Já trabalhei com inversores e no-break, foi uma luta, depois que troquei por rb ligada direto no controlador de cargas, nunca mais parou, em pop's com energia solar já tive uptime de 200 dias.
    Veja vc disse que tem 4 paineis de 93 e o controlador de cargas é de que tamanho? Se ele for menor que a capacidade de carga instalada, pode provocar a queima mesmo.
    O controlador de carga é pra 30A, os paineis somam 14~15A, e as baterias somam 186Ah de carga, portanto está bem abaixo do limite do controlador.

    Eu tenho torres menores de distribuição, que estão com quase ano de uptime também com energia solar, não sei porquê essa resolveu dar problema.

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda com problema em torre.

    Bom dia amigo
    1º use todos equipamentos em 12 v
    2° Verifique este aterramento
    3º Esqueça inversor, nobreack etc,todos equipamentos citados trabalha em 12 v.
    5º tivemos um problema de aterramento em um ponto com a Rb ligada direto na bateria,o problema estava no repetidor de radio(VHF),fizemos um bom aterramento(Use hastes tipo cantoneira galvanizada,porque esta coopoel amarelinhas é só fantasia)não adianta ter quarenta e cinco hastes se a resistência não estiver baixa(use aterramento).
    6º Feito isso não tem como queimar é como amigo disse temos enlaces acima de 200 dias e não esta mais porque atualizamos as RBS.

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda com problema em torre.

    Citação Postado originalmente por tcftelecom Ver Post
    Bom dia amigo
    1º use todos equipamentos em 12 v
    2° Verifique este aterramento
    3º Esqueça inversor, nobreack etc,todos equipamentos citados trabalha em 12 v.
    5º tivemos um problema de aterramento em um ponto com a Rb ligada direto na bateria,o problema estava no repetidor de radio(VHF),fizemos um bom aterramento(Use hastes tipo cantoneira galvanizada,porque esta coopoel amarelinhas é só fantasia)não adianta ter quarenta e cinco hastes se a resistência não estiver baixa(use aterramento).
    6º Feito isso não tem como queimar é como amigo disse temos enlaces acima de 200 dias e não esta mais porque atualizamos as RBS.
    Já coloquei os equipamentos em 12V, mas continuou travando.

    O aterramento já foi verificado, a resistência está ok.

    Sobre o inversor, é um ultimo recurso, em 12V ou 24V estava travando demais, por isso coloquei o no-break, até descobrir o que está acontecendo para não ficar com a torre parada.

    As hastes cooperweld, se forem de boa qualidade, são bem melhores do que as de cantoneira galvanizadas. Todas as ligações da malha, estão feitas com solda exotérmica ao invés de conectores, que oxidam com o tempo e diminuem a eficiência do aterramento.

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda com problema em torre.

    Verifique a temperatura que as rbs estão trabalhando.
    Um lote de rb450g que peguei, posso dizer que 80% delas queimaram. O defeito era de fábrica, substitui as peças e nunca mais deram problemas. Se não me engano era um capacitor.