+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida sobre ponto a ponto 25 KM, visada parcialmente obstruida

    Olá amigos do Under-linux, venho pedir a ajuda de vcs para encontrar o melhor custo x beneficio para um ponto a ponto de 25Km.
    Eu não sou provedor, e o ptp seria para uso próprio. Moro na zona rural de uma cidade próxima a Sorocaba. O problema é que aqui na zona rural só tem disponível internet 2G, e a velocidade é pior que uma conexão com linha discada. Já em Sorocaba, tem a opção de Speedy, Net e GVT, e eu gostaria de ver a possibilidade de trazer a internet até a minha residência na zona rural.
    A distância é de 25Km, e gostaria de trazer no mínimo 1Mbps. Eu realizei uma simulação no Ligowave e no RadioMobile, e pelo que percebi vou ter problemas com a zona de fresnel bem no meio do enlace, e hoje ficaria complicado pra mim financeiramente levantar duas torres nos pontos A e B para liberar o fresnel totalmente.
    Gostaria de saber a opinião dos amigos sobre as seguintes possibilidades:

    1 - Levantar duas torres não muito altas (por causa do custo), e torcer para o link fechar em 5.8 Ghz.
    2 - Levantar duas torres não muito altas, e tentar fazer em 2.4Ghz, já que 90% do enlace passa pela zona rural.
    3 - Fazer o link em 900mhz, usando Rocket M9 e 4 antenas Yagi de boa qualidade. Nesse caso eu economizaria com torres.

    Estou anexando o PDF com a simulação realizada pelo Ligowave. Caso os amigos não consigam abrir o PDF, abaixo consta as coordenadas:

    Ponto A (Sorocaba): -23.452585 , -47.478949
    Ponto B (Minha casa): -23.457794 , -47.235200

    Desde já agradeço pela opinião dos amigos.

    Edson.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos LigowaveLinkAnalysis.pdf  

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida sobre ponto a ponto 25 KM, visada parcialmente obstruida

    cara usa rocket m5 com rocket dis 30dbi.
    agora vai ter que fazer alguma coisa pra que fica alto, tipo colocar num predio ou outra coisa, ja que vc não quer gastar com torres.

    boa sorte

  3. #3
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Dúvida sobre ponto a ponto 25 KM, visada parcialmente obstruida

    Citação Postado originalmente por edsonmts Ver Post
    Olá amigos do Under-linux, venho pedir a ajuda de vcs para encontrar o melhor custo x beneficio para um ponto a ponto de 25Km.
    Eu não sou provedor, e o ptp seria para uso próprio. Moro na zona rural de uma cidade próxima a Sorocaba. O problema é que aqui na zona rural só tem disponível internet 2G, e a velocidade é pior que uma conexão com linha discada. Já em Sorocaba, tem a opção de Speedy, Net e GVT, e eu gostaria de ver a possibilidade de trazer a internet até a minha residência na zona rural.
    A distância é de 25Km, e gostaria de trazer no mínimo 1Mbps. Eu realizei uma simulação no Ligowave e no RadioMobile, e pelo que percebi vou ter problemas com a zona de fresnel bem no meio do enlace, e hoje ficaria complicado pra mim financeiramente levantar duas torres nos pontos A e B para liberar o fresnel totalmente.
    Gostaria de saber a opinião dos amigos sobre as seguintes possibilidades:

    1 - Levantar duas torres não muito altas (por causa do custo), e torcer para o link fechar em 5.8 Ghz.
    2 - Levantar duas torres não muito altas, e tentar fazer em 2.4Ghz, já que 90% do enlace passa pela zona rural.
    3 - Fazer o link em 900mhz, usando Rocket M9 e 4 antenas Yagi de boa qualidade. Nesse caso eu economizaria com torres.

    Estou anexando o PDF com a simulação realizada pelo Ligowave. Caso os amigos não consigam abrir o PDF, abaixo consta as coordenadas:

    Ponto A (Sorocaba): -23.452585 , -47.478949
    Ponto B (Minha casa): -23.457794 , -47.235200

    Desde já agradeço pela opinião dos amigos.

    Edson.

    bom sobre equipamentos aconselho o rocket m5 com com rocket disk de 30 db, mas no pdf nao tem obstrucao de zona frenel esta livre para fazer,a nao ser que os dados das alturas dos pontos nao estao corretos.

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida sobre ponto a ponto 25 KM, visada parcialmente obstruida

    Bom, respondendo aos amigos Guilherme e Demattos:

    Aqui onde eu moro até daria para levantar uma torre, pois é uma chacara, porém, em Sorocaba já fica mais complicado, pq lá trata-se de uma residência, com pouco espaço para levantar uma estrutura. Caso seja necessário levantar uma torre em Sorocaba, o único espaço disponível seria em cima de uma laje de um sobrado, de aproximadamente uns 6 metros de altura.

    Quando eu digo que o fresnel está parcialmente obstruido é por causa da vegetação presente no KM 13,7 (um morro). Embora a simulação mostre que não há obstrução, somando a altura do morro, com a possível altura da vegetação, é possivel que a primeira zona fique obstruida. Por isso tenho medo de tentar direto em 5.8 Ghz e ter problema de visada.

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida sobre ponto a ponto 25 KM, visada parcialmente obstruida

    Ultilize 441AH com XR5 e grade de 27db, fecha legal pela maneira descrevida da situação. Deve rola legal esse link...

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida sobre ponto a ponto 25 KM, visada parcialmente obstruida

    Amigo Renas, vc tem algum ptp nessa distância usando antenas de grade? Fica bom mesmo? A antena de grade não perde muito sinal?

  7. #7

    Padrão Re: Dúvida sobre ponto a ponto 25 KM, visada parcialmente obstruida

    Não cara,fica bom sim, tenho exemplos com 21km, vai sem problema nenhum. Quanto será o tráfego no local? Mas rola sim cara, aqui na empresa vai normal...

  8. #8
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Dúvida sobre ponto a ponto 25 KM, visada parcialmente obstruida

    bom ai e mais complicado....vegetacao e complicado

  9. #9

    Padrão Re: Dúvida sobre ponto a ponto 25 KM, visada parcialmente obstruida

    O tráfego será baixo, se chegar aqui 1 Mbps eu já fico feliz da vida. Hoje eu utilizo internet 3G, que na pratica fica igual uma discada, ou pior ainda. Então, 1Mbps seria mais que suficiente.

    No caso de eu utilizar antena de grade, ficaria legal com torre telescopica? Dá muito trabalho para alinhar?

  10. #10

    Padrão Re: Dúvida sobre ponto a ponto 25 KM, visada parcialmente obstruida

    Vi q vc colocou altura de torres de 18 metros? esta correto? Se sim vc pode fazer com RocketM2, que apesar dessa possivel vegetação vc fecha tranquilo em 2,4 com mais doq o 1mb que vc disse...

  11. #11

    Padrão Re: Dúvida sobre ponto a ponto 25 KM, visada parcialmente obstruida

    Amigo Braw, no caso qual antena vc indica para o Rocket M2, para cobrir essa distância de 25KM?

  12. #12

    Padrão Re: Dúvida sobre ponto a ponto 25 KM, visada parcialmente obstruida

    cara tu pode comprar bullets m5 e antenas aquario disco de 29dbi tbm.
    vc tem muitas opções fora as de grades. Eu não usaria de grade pra fechar esse enlace, mas cada um e cada um. quanto a questão da Zona de Fresnel, pode colocar a polarização horizontal.
    vai passar muito mais que 1mb

    PS: o alinhamento tem que ser perfeito, nessa distancia qualquer rodada que vc der na antena o sinal cai.

    ajudei? click na estrelinha.
    |
    |
    |
    V

  13. #13

    Padrão Re: Dúvida sobre ponto a ponto 25 KM, visada parcialmente obstruida

    Então pra ficar legal, o certo seria uma torre modular mesmo, pra fazer o alinhamento ficar perfeito. Embora a torre telescópica seja bem mais barata, deve ser uma tortura alinhar uma antena nela.

    Essa dica do amigo Guilherme é bem interessante, bullet M5 + disco 29 dbi. Caro Guilherme, vc tem esse equipamento instalado numa distância próxima a 25km? Qto vc está passando?

  14. #14

    Padrão Re: Dúvida sobre ponto a ponto 25 KM, visada parcialmente obstruida

    Citação Postado originalmente por edsonmts Ver Post
    Então pra ficar legal, o certo seria uma torre modular mesmo, pra fazer o alinhamento ficar perfeito. Embora a torre telescópica seja bem mais barata, deve ser uma tortura alinhar uma antena nela.

    Essa dica do amigo Guilherme é bem interessante, bullet M5 + disco 29 dbi. Caro Guilherme, vc tem esse equipamento instalado numa distância próxima a 25km? Qto vc está passando?
    cara eu tenho um amigo que tem esse equipamento. passa 20mb.
    eu tenho um ptp com bullet 5 e aquario 25dbi a uma distancia de 12km que passa 12mb.

  15. #15

    Padrão Re: Dúvida sobre ponto a ponto 25 KM, visada parcialmente obstruida

    Blz Guilherme, estive vendo o preço do Bullet M5 e antena disco 29dbi, e realmente fica em conta. Pela simulação eu coloquei duas torres de 18 M. Vcs que trabalham na área, compram a torre pronta, ou pedem para algum serralheiro fazer? No caso eu usaria uma torre modular estaiada. Esse tipo de torre suporta uma pessoa subindo nela?

  16. #16

    Padrão Re: Dúvida sobre ponto a ponto 25 KM, visada parcialmente obstruida

    seria essas cidades? Sarapuí / SP Piedade / SP

  17. #17

    Padrão Re: Dúvida sobre ponto a ponto 25 KM, visada parcialmente obstruida

    para essa distancia use antenas de 29dbi, pode ser ubiquiti ou OIW... quanto ao radio vc pode fazer com RocketM2 ou BulletM2... Rocket e mais robusto e passa mais banda, pode seguarar muito mais coisa na sua rede alem de internet apenas, ja o Bullet mais simples porem se for soh para internet realmente ele faz bem o serviço...

  18. #18

    Padrão Re: Dúvida sobre ponto a ponto 25 KM, visada parcialmente obstruida

    Agradeço a todos os amigos que postaram suas opiniões. Quem quiser acrescentar algo, ou postar suas experiências em um ambiente parecido com o cenário que estou enfrentando, fiquem avontade.