+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como selecionar só os data rates que quero? Não acho em lugar nenhum!

    Prezados,

    Entrei no site da mikrotik e também não achei a informação. Caso não seja incomodo , eu ficaria muito grato se alguem pudesse me ajudar. Tenho o seguinte cenário: Um roteador mikrotik que controla meus clientes, para clientes de localidades mais de baixa renda, é utilizado o roteador TPLINK 743ND para distribuir o sinal por conta do valor que os mesmos podem pagar (Mesmo assim uso de setorial 90° que já atende), eu queria fazer uma espécie de controle de data rate como o do mikrotik no TPLINK (Selecionar só os rates que quero que o cliente conecte, e também a sensibildiade mínima para conexão), e a pergunta que não quer calar: "Alguém tem um script que eu possa importar e usar no meu TPLINK? Ou até mesmo uma outra solução?". Quero garantir qualidade para eles, porém são muito carentes e não tem como comprar uma rb por exemplo.

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Como selecionar só os data rates que quero? Não acho em lugar nenhum!

    mas vc nao esta fazendo o controle de banda no mk so esta querendo fazer no tplink

  3. #3

    Padrão Re: Como selecionar só os data rates que quero? Não acho em lugar nenhum!

    rapaz o que vc esta querendo fazer no tplink, explica melhor.

  4. #4

    Padrão Re: Como selecionar só os data rates que quero? Não acho em lugar nenhum!

    Então,

    demattos,

    Todo controle é no mikrotik (O server mikrotik fica longe), porém queria criar algo que me desse controle apenas dos data rates (ex: 11mbps 24mbs)e a sensibilidade máxima que o cliente pode ter (ex: -70, acima disso não conecta no TPLINK).

    ediekes,

    Eu quero criar uma restrição para o usuário que for conectar (exemplo: só conecta com -70db ou melhor sinal, e nos data rates acima de 11mbps) Quero evitar a degradação da minha célula (Neste caso a setorial de 90° com o TPLINK)

  5. #5

    Padrão Re: Como selecionar só os data rates que quero? Não acho em lugar nenhum!

    tudo isso que vc falou tem no MK, coisas que sao extremamentes simples de se fazer, pq nao coloca uma RB ae amigo, 411+Cartao sai bem em conta e vc tem todo gerenciamente que ta precisando... com relação a banda o que vc consegue fazer eh fixar a taxa em 11mb por ex, agora filtro de sinal isso acho que nao tem...

  6. #6

    Padrão Re: Como selecionar só os data rates que quero? Não acho em lugar nenhum!

    Cara é como eu estava explicando aqui pro demattos, tem uma série de fatores, e o principal deles é o preço para o cliente. E também seria uma mão na roda conseguir fazer isso, pq os TPLINK tem se mostrado extremamente robustos e sem problemas, eu mesmo tenho um em teste de stress a muitos dias quase 2 meses sem parar (simulando alto tráfego). Ia reduzir o preço de expansão também, visto que o reuso de equipamentos 2.4 traria benefício de retorno financeiro ao provedor, consequentemente, podendo ser utilizado na compra de maior capacidade de link, assim abrindo a oportunidade de migrar usuários de 1mb pra velocidades superiores com o upgrade da rede.

    Isso apenas com a experiência para uma rede pequena e de pessoas com pouco poder aquisitivo. A realidade do Brasil.

  7. #7

    Padrão Re: Como selecionar só os data rates que quero? Não acho em lugar nenhum!

    entao o TPLink que vc esta falando esta do lado do cliente??? sua base eh MK ?

  8. #8

    Padrão Re: Como selecionar só os data rates que quero? Não acho em lugar nenhum!

    Companheiro, desde que você faça este controle no mikrotik, os rádios clientes irão ter que obedecer os parâmentros fixados no MK.
    Fixa no mk por exemplo data rates em 11 e só vai conectar quem conseguir alcançar 11. Se o cliente ficar abaixo disso, já não conecta.
    Deixa que o MK controle isso.

    Estes firmwares dos rádios clientes são muito limitados quanto a isso. Mas na verdade também não fazem falta.

    Salvo que nós não tenhamos entendido exatamente o que voce deseja.

  9. #9

    Padrão Re: Como selecionar só os data rates que quero? Não acho em lugar nenhum!

    Bom dia amigo.

    #Utilizando o roteador TPLINK 743ND em sua base, vc não vai conseguir fazer controle de data rate. "a menos que a versão do firmware que tenho aki, seja diferente da sua".
    #Filtro de sinal eu também não consegui localizar, neste router.

  10. #10

    Padrão Re: Como selecionar só os data rates que quero? Não acho em lugar nenhum!

    Então galera,

    O equipamento que envia para os clientes é o TPLINK com setorial, e no cliente, receber com direcional e tplink também..Nesse caso a única solução é mikrotik mesmo? ou existe outro equipamento que faça esse controle de filtro de sinal? Obrigado ao pessoal pela ajuda até agora...

  11. #11

    Padrão Re: Como selecionar só os data rates que quero? Não acho em lugar nenhum!

    Daí não tem como.
    O mikrotik só irá controlar se o rádio na torre for RB com cartão mini-pci. Daí ele agindo como AP vai ter como fazer isso tranquilo.
    O mikrotik que voce estava se referindo então é só o servidor em baixo. Não tem como.

  12. #12

    Padrão Re: Como selecionar só os data rates que quero? Não acho em lugar nenhum!

    Isso mesmo o mikrotik ao qual me referia era o do servidor
    Obrigado!