+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post MPLS/VPLS

    Caros,

    Já a algum tempo venho pensando em rotear esta rede, contudo somente agora estou criando coragem para mexer em um servidor que tá estável ha um bom tempo. a Rede está parcialmente em bridge, porque em alguns lugares a RB ficou muito mais estável como station do que como station/wds. Assim algumas rotas estáticas foram inseridas e por conta disso alguns clientes não estão autenticando no servidor. Eu uso hotspost com radius como forma de autenticação. conversando com um instrutor do curso de MTCRE que estava participando ele me disse que antes de implementar o MPLS/VPLS seria interessante rodar o OSPF e só depois subir o MPls. Se eu já tava ressabiado em colocar 1 imaginem 2 protocolos rodando simultâneos na rede.

    1 - se eu rotear esta rede usando apenas MPLS/VPLS o hotspot vai funcionar?
    2 -Eu sei que rota estática depois de uma certa quantidade o negócio fica feio, mas estas rB711 conseguem roda OSPF com qualidade?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mapa jansystems.jpg
Visualizações:	964
Tamanho: 	42,9 KB
ID:      	28194

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: MPLS/VPLS

    toda rede grande e profissional e roteada ,querendo ou não voce um dia vai ter que fazer isto.
    se voce e de são paulo na mikrotik do brasil no mes de novembro vai ter o treinamento de roteamento dinamico eu iriei participar para poder implementar aqui tambem .

    da uma olhada


    MD Brasil - Cursos Agendados

  3. #3

    Padrão Re: MPLS/VPLS

    Qual a Vantagem em Usar a rede routeada ? qual a vantagem do OSPF ?

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: MPLS/VPLS

    ospf e o melhor sistema de rotemento de hoje em dia e e o que os provedores grandes usam .
    a vantagem e que uma rede roteada voce vai isolar seus clientes por area melhorando o desenpenho e evitando dores de cabeças diversas.
    retorno de dhcp ,clientes se enchergando ,ataques externos etc,etc

  5. #5

    Padrão Re: MPLS/VPLS

    Grande Naldo, Muito Obrigado pela resposta.

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: MPLS/VPLS

    de nada

  7. #7

    Padrão Re: MPLS/VPLS

    Talvez vc ainda tenha que rodar bgp.Então seria 3 protocolos.

    Abs.

  8. #8

    Padrão Re: MPLS/VPLS

    Puts cara quer me deixar doido? ah ah ah ah.... veja eu to pensando sim no bgp contudo, isso vai ser implantado somente no meu roteador de borda que ta conectando a Internet. Isso pode ficar para depois. Primeiro tenho que resolver este meu tormento de mexer na rede. Como disse e o meu hotspot como fica nessa estoria toda? Mesmo que eu habilite a possibilidade de logar com qualquer ip como resolvo as macs que estão no Radius? isso vai dar um problema sério de logon.

  9. #9

    Padrão Re: MPLS/VPLS

    Alguem que tá com um cenáio semelhante da uma luz ai!!!!