Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    No vídeo postado dizia 50 metros. Achei pouco.
    Estes 50km a que se refere seriam com inumeráveis pontos de repetição?

    Qual o custo aproximado do metro de cabo? e o preço dos transceivers. Eu tentei com a empresa mas não consegui nenhum orçamento.
    Seria prático para um cabeamento nos postes?
    Já fiquei pensando em cabear só o quarteirão da minha base como experiencia.
    olha para cabear postes teria que colocar um cabo para não fica um varal, voce sabe platico estica, imagino que a fibra pode esticar tambem, é bem fina imagina o tubo de tinta da caneta bic é como se estivece 2 coladas uma do lado da outra um par, e custo para mim 2,7 o metro, ja o conversor é mais caro 180, cada, não precisa descascar a fica apenas plugar no conversor e apertar, funciona, mais eu preciso do conversor para rede giga

  2. #22

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Entendi.
    Estava agora procurando por outros videos. O vídeo postado no início não mostra sobre alimentação. Só diz que é 120V/240V.
    Mas noutro vídeo em francês mostra que a alimentação é DC e não alternada. Acompanha uma fonte. Só não diz que voltagem usa. Mas isso já simplifica o uso no alto de uma torre por exemplo.
    E tem conversor que pode conectar na USB. Então tem mais recursos do que parece de início.
    Com relação a postes, sim tem que esticar cabo de aço entre eles para suporte.
    Você que já pegou o produto nas mãos, pode nos explicar melhor.
    A resistencia ao tempo como é? Fica exposto ou tem que colocar com proteção?
    Por exemplo, um quarteirão tem cerca de 130metros. Em pontos estratégicos se colocaria o switch apropriado e faria derivações para os clientes. Como a alimentação é corrente contínua, teria que ver a melhor forma de chegar lá.
    Tem algumas soluções para isso no mercado, não me lembro exatamente agora como, mas a Bertek também deve ter algo neste sentido, não?

    Também achei alto o preço dos conversores.

  3. #23
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    seria interessantes para usar como conexao nas torres, por que seria imuni a interferencias e tambem a discarga atmosferica rsrsrs, seria um isolamento muito bom

  4. #24
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    eu tinha uma região com muito campo magnetico, dentro da da caixa do elevador que gera muito estatica, não dava para usar cabo CATx, com este cabo não tem problema, alem de ser bem fino, a grade dificuldade que encontramos foi segurar ele no rolo, ele não para enrolado, se solta ai pioro embola tudo.

  5. #25

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Na minha opinião uma grande evolução (e imagino que vão surgir várias outras derivações), porém acho que antes de isso funcionar direito, a fibra GOF vai baixar bastante valores (como já baixou nos últimos meses desse ano, devido a grande procura/estudos/melhorias), que não vale a pena comprar POF, que até onde sei está em estudos ainda...

    Abraços

  6. #26

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    E o custo de implantação? Acessórios e fusão?
    Para projetos mais amplos como externa quem sabe.
    O que me chamou a atenção nesta fibra é a simplicidade.

  7. #27

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    gostei da simplicidade e desgostei do alcance...

  8. #28

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Algum já sabe o preço??
    Cabo, transiver, etc

    Onde compra.
    Tem para mais de 300M?

  9. #29

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Realmente é bem simples e pode ajudar em várias situações, mas apenas 50m é meio complicado, somente pra redes internas mesmo ou ligação de algum ponto a outro de curta dstância...

  10. #30
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Citação Postado originalmente por emanochio Ver Post
    Algum já sabe o preço??
    Cabo, transiver, etc

    Onde compra.
    Tem para mais de 300M?
    voce pode comprar rolos com 1Mil metros.

  11. #31
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Citação Postado originalmente por Renas Ver Post
    Realmente é bem simples e pode ajudar em várias situações, mas apenas 50m é meio complicado, somente pra redes internas mesmo ou ligação de algum ponto a outro de curta dstância...
    <br><br>não é 50metros é para até 60 KM.

  12. #32

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    <br><br>não é 50metros é para até 60 KM.
    Amigo, acho ele falo 50 metros no video feito no youtube..acho que se fosse 60 Km possa até valer a pena pois muda a figura do projeto, sem contar que o preço é bem mais enconta..

  13. #33
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Citação Postado originalmente por Hunt3r Ver Post
    Amigo, acho ele falo 50 metros no video feito no youtube..acho que se fosse 60 Km possa até valer a pena pois muda a figura do projeto, sem contar que o preço é bem mais enconta..
    eu estive no estand da empresa BERTEK Telecom, e depois estive em contato com o tecnico Sr. Genesio, comprei para teste em bancada dois Coversor de Midia e 100 metros de cabo FOP (Fibra Optica de Plástico).

  14. #34
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    para mais informações sobre o produto pode entrar em contato com a BERTEK Telecom Av. Carlos Moreira Lima, 667 Bento Ferreira - Vitória -ES fone (27) 2121-5600 Fax (27) 2121-5635 Bertek, lembrando que já é homologado pela tia ANA.

  15. #35
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Tipo, se for a mesma que pintou um tempo atrás, era 100 metros e passava 1Gbps.

    60KM nunca, custam passar isso numa de fibra de vidro, de plástico então...

  16. #36

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Vamos tentar fazer uma projeção numa suposta rede de dois quarteirões.
    Em média cada quadra tem 130 m

    6 clientes por quadra e usando os switches deles para distribuir aos cleintes

    então fica:

    260m de cabo para os postes = 702,00
    12 conversores para os clientes = 2.160,00
    2 switch FOP - 1 por quadra = ?
    Cabo para ligar os clientes ao switch ( estimo mínimo em 400m por quadra)= 2.160,00

    Até agora ficou em 5022,00 e não consideramos outros itens como cabo de aço e grampeamento para suporte, caixas de distribuição, e principalmente energia para os switches.
    E não falamos ainda em projeto técnico para utilização dos postes.

    Mesmo considerando redução de preços para compras maiores, já ficou inviável.

    Parece mesmo que será limitado a pequenas instalações. Daí fica bem interessante.
    Tem um engenheiro do Espirito Santo que me passou uma proposta de projeto de cabeamento onde o custo por cliente fica em 20,00 . O KM de cabeamento com mão de obra fica em média 17.000 reais o km incluindo alimentação, nobreaks etc etc.

  17. #37

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Com cabo 5e, switches isolados (8p -2; 100mb; vlan fixa), uma fonte de 13,8X10A [1], caixas, fita e grampo de aço (para afixar as caixas) ficou em aprox.: R$ 2500,00/km.

    Usando cabo 6a, switches gigabit e reguladores chaveados[2] suponho(não ví switch isolado para isso) o custo deve dobrar.

    1- Essa fonte esta conectada a uma bateria e à rede e funciona como um nobreak dc-dc; foi feita para isso.
    2- Uso em alguns casos regulador chaveado para rebaixar a tensão à do switch, nalguns de 9V é possível alimentar com até 13,8V pois seu regulador interno o permite. Quando monto o regulador tenho um custo apróx. de R$ 15,00 o mesmo tem capacidade de até 3A.
    O ideal, emho, seria elevar a tensão da alimentação próximo a 40V e nas pontas rebaixar para o necessário e por alguma proteção com cabo blindado e aterrado.

  18. #38

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Poderia informar o nome da revista???

  19. #39
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    ? que revista?

  20. #40

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Citação Postado originalmente por Maurobranquinho Ver Post
    Bom dia colegas do Under.
    A algmas semanas recebi uma revista de telecom, onde em um dos artigos estava o "lançamento" da fibra óptica de plástico desenvolvida pela skylane. Alguém já usou, tem algum parecer sobre o assunto? Performance, estabilidade e etc? O preço está bem acessível, acredito que está valendo a pena em comparação com a fibra "tradicional".
    Essa revista que perguntei qual era? Entenderam?

    Abs!