Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Bom dia colegas do Under.
    A algmas semanas recebi uma revista de telecom, onde em um dos artigos estava o "lançamento" da fibra óptica de plástico desenvolvida pela skylane. Alguém já usou, tem algum parecer sobre o assunto? Performance, estabilidade e etc? O preço está bem acessível, acredito que está valendo a pena em comparação com a fibra "tradicional".

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Eu tambem li na revista RTI, mas nao seria so para pequenas distancias por exemplo dentro de casa e predios, ou seja para uso interno ?

  3. #3

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Olha, se for pra redes internas seria uma boa, aqui tem uma base e tudo mais sobre a tecnologia nova: Redes
    Espero ter ajudado!

  4. #4

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Olá pessoal,

    Pelo que apurei, na utilização da fibra de plastico será necessário usar o conversor de midia propricio. Esta fibra de plastico é distribuida no Brasil pela Bertek (Bertek - Telecomunicações : Produtos)


    Anderson

  5. #5

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Não conheço a tecnologia mas acredito que a de vidro seja mais cristalina; portando a plástica deve ter mais limitações; tem que ver como se comporta com a variação de temperatura.

  6. #6

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Mauro seria interessante se vc pudesse compartilhar essa matéria com a gente.

  7. #7

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    link para mais detalhe



    ou pode ligar para Heitor da Bertek

    +55 27 2121-5600

  8. #8

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    humm, interessante pode viabilizar alguns projetos meus aqui... vlw

  9. #9
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Eu custumo a ler esta revista muito boa e traz muitas novidades
    Revista RTI online

    na revista do mes de setembro e que fala da tecnologia da fibra de vidro e aplicacao

  10. #10

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    xiiiii 50 mts apenas, ae nao rola...

  11. #11

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Desculpe Elielton eu ia colocar o link hoje pela manhã mas pois so consegui abrir o e-mail agora, mas o leo já colocou o link..
    Dentro tem um vídeo com uma demonstração, precisa sim de um conversor especial, mas a vantagem que eu vi, é que não existe fusão, corte, super bonder ou outra coisa, rsrsrs. É so passar a fibra, pegar o conversor e espetar a fibra pura. Deu está conectado. Quanto a variação de velocidade, o que passa.. emfim, não sei ainda.. o fabricante garante 100Mbits full duplex em até 100 metros o que para o que temos aqui seria interessante pois temos 40 metros do andar até a torre. Com fibra muda a história. Fiquei sabendo também que esta está preparada para gigabit tendo apenas que trocar as "pontas" (conversores), mas a fibra em si já está preparada. Só não foi lançado ainda porque está em fase de testes para certificação ou coisa assim. Não sei posso falar preços aqui, mas já contatei com eles e o preço está bem atrativo.. Kit de 50m + 2 conversores + fonte..

  12. #12
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Não é mais fácil passar um cabo UTP CAT 6 e usar os 1Gbps com garantia de uns 400Mbps full?

  13. #13

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Não é mais fácil passar um cabo UTP CAT 6 e usar os 1Gbps com garantia de uns 400Mbps full?
    Concordo.

  14. #14

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Não é mais fácil passar um cabo UTP CAT 6 e usar os 1Gbps com garantia de uns 400Mbps full?
    Para quem gosta de viver aventurando... Sem tratar isso com hipocrisia, acredito que esse tópico é bacana para discutir sobre essa tecnologia, para quem busca qualidade, com isso não estou dizendo que colocar um cabo cat6 nao seja qualidade! Ok!

  15. #15

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Não é mais fácil passar um cabo UTP CAT 6 e usar os 1Gbps com garantia de uns 400Mbps full?
    No lugar nessa novidade prefiro o cabo, porém a fibra de vidro (muito provavelmente esta) não sofre interferência no trajeto o cabo sofre eletromagnética.

  16. #16

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    sao minimos 50 mts, se usar cabo blindado de qualidade nao terá problemas, a nao ser q o ambiente seja o pior possivel...

  17. #17

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    sao minimos 50 mts, se usar cabo blindado de qualidade nao terá problemas, a nao ser q o ambiente seja o pior possivel...
    De fato a blindagem aterrada minimiza agressivamente a interferência e o custo, inclusive operacional, é menor.

  18. #18
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.612

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    eu comprei aqui para testar 100 metros, o unico problema que o conversor vendido para o brasil é apenas megabit, é bem fino e pode fazer dobras, não da trabalho para fazer os conectores é bem simples, e pode atender até 50 km, segundo o Sr. Genesio, com quem comprei e tive na feira conhecendo mais sobre a fibra.

  19. #19

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    eu comprei aqui para testar 100 metros, o unico problema que o conversor vendido para o brasil é apenas megabit, é bem fino e pode fazer dobras, não da trabalho para fazer os conectores é bem simples, e pode atender até 50 km, segundo o Sr. Genesio, com quem comprei e tive na feira conhecendo mais sobre a fibra.
    Para nós curiosos, podes dar maiores detalhes sobre valores e o que mais julgar necessario amigo?
    Grato

  20. #20

    Padrão Re: Fibra óptica de plástico POF... Alguém já usou?

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    eu comprei aqui para testar 100 metros, o unico problema que o conversor vendido para o brasil é apenas megabit, é bem fino e pode fazer dobras, não da trabalho para fazer os conectores é bem simples, e pode atender até 50 km, segundo o Sr. Genesio, com quem comprei e tive na feira conhecendo mais sobre a fibra.
    No vídeo postado dizia 50 metros. Achei pouco.
    Estes 50km a que se refere seriam com inumeráveis pontos de repetição?

    Qual o custo aproximado do metro de cabo? e o preço dos transceivers. Eu tentei com a empresa mas não consegui nenhum orçamento.
    Seria prático para um cabeamento nos postes?
    Já fiquei pensando em cabear só o quarteirão da minha base como experiencia.