Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Roteamento Dinâmico com OSPF

    Boa Noite a todos,

    estou com uma rede que atualmente usa Bridge, como sabem este é o pior tipo de rede. Então estou precisando passar para roteamento Dinamico com OSPF. Alguem teria algum material de apoio para que eu possa estudar melhor o assunto?

    Rede é composta de 1 Servidor e 8 POP´s usando RB750g e RB450g, fechando os enlace com Airgrid

    Agora coloquei mais dois PTP para fechar a rede quase que em ANEL, pois hoje ela esta

  2. #2

    Padrão Re: Roteamento Dinâmico com OSPF

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         digitalizar0002.jpg
Visualizações:	677
Tamanho: 	189,3 KB
ID:      	28359Segue um rascunho da rede, mesm o que ninguem consiga me ajudar amanha se eu der solução coloco aqui o resultado.

  3. #3

    Padrão Re: Roteamento Dinâmico com OSPF

    Que tipo de autenticação vc usa?

  4. #4

    Padrão Re: Roteamento Dinâmico com OSPF

    Bem eu aqui eu autentico os clientes na torre uso 493ah para autenticar e 433ah para rotear.

  5. #5

    Padrão Re: Roteamento Dinâmico com OSPF

    Eu também to com muita vontade de mudar a rede de brigde, para o OSPF porém eu não tenho um ambiente para testar pois testar em produção é complicado.

  6. #6

    Padrão Re: Roteamento Dinâmico com OSPF

    Bastante simples o esquema que postou, se precisar de ajuda profissional entre em contato comigo que faço uma condição especial.

    OSFP é simples, tem wiki detalhado e quando bem implementado resolve diversos problemas de broadcast nas redes totalmente em bridge.

    Abraço

  7. #7

    Padrão Re: Roteamento Dinâmico com OSPF

    Citação Postado originalmente por m4d3 Ver Post
    Bastante simples o esquema que postou, se precisar de ajuda profissional entre em contato comigo que faço uma condição especial.

    OSFP é simples, tem wiki detalhado e quando bem implementado resolve diversos problemas de broadcast nas redes totalmente em bridge.

    Abraço
    ou... podem optar por usar switches com vlan ao inves de simples switch.
    minha rede é em bridge e melhorou uns 100% quando passei a usar switch com vlan, pois o broadcast nao percorre mais a rede toda.

    segue a dica:
    ISPshop - Switch OT-2008SI-VN /UX

  8. #8

    Padrão Re: Roteamento Dinâmico com OSPF

    é simples, aqui uso assim:
    RB 1000 ( fazendo BGP FULL )
    /IP/ADDRESS
    ETH1 187.111.111.2/30 ( WAN )
    ETH2 186.216.111.1/30 ( Empresa A )
    ETH3 186.215.111.1/30 ( Empresa B )

    criei 2 instancia OSPF, uma para cada empresa
    /ROUTING/OSPF/INSTANCIA
    name : Empresa A
    Router ID : 186.216.111.1
    Redistribute Default Route: always ( type1 )
    Redistribute Connected Routes: as type 1
    o resto tudo "never"

    name : Empresa B
    Router ID : 186.215.111.1
    Redistribute Default Route: always ( type1 )
    Redistribute Connected Routes: as type 1
    o resto tudo "never"

    /ROUTING/OSPF/AREAS
    Area name: Empresa A
    Instace: Empresa A
    Area ID: 0.0.0.1
    o resto deixa o padrao

    Area name: Empresa B
    Instace: Empresa B
    Area ID: 1.0.0.0
    o resto deixa o padrao

    /ROUTING/OSPF/NETWORK
    186.216.111.0/30
    186.215.111.0/30

    RB 1100 ( Empresa A )
    /IP/ADDRESS
    ETH1 186.216.111.2/30 ( Empresa A )

    /ROUTING/OSPF/INSTANCIA
    name : Empresa A
    Router ID : 186.216.111.2
    Redistribute Default Route: never
    Redistribute Connected Routes: as type 1
    o resto tudo "never"

    /ROUTING/OSPF/AREAS
    Area name: Empresa A
    Instace: Empresa A
    Area ID: 0.0.0.1
    o resto deixa o padrao

    /ROUTING/OSPF/NETWORK
    186.216.111.0/30

    RB 1100 ( Empresa B )
    /IP/ADDRESS
    ETH1 186.215.111.2/30 ( Empresa B )

    /ROUTING/OSPF/INSTANCIA
    name : Empresa B
    Router ID : 186.215.111.2
    Redistribute Default Route: never
    Redistribute Connected Routes: as type 1
    o resto tudo "never"

    /ROUTING/OSPF/AREAS
    Area name: Empresa A
    Instace: Empresa A
    Area ID: 0.0.0.1
    o resto deixa o padrao

    /ROUTING/OSPF/NETWORK
    186.215.111.0/30

    e assim voce vai seguindo, sei que parece meio confuso, mais depois que pega a logica, vai em frente
    os ip´s que usei foi ficticio, voce pode usar ip validos ou invalidos, ficam a gosto, como temos um /21 e ja vem mais um /20, usei ip valido em tudo.
    em que eu puder ajudar, vou tentando aqui.
    com este exemplo, voce vai ver que o OSPF ja vai criando as rotas automaticamento, sme voce se preocupar com isso, foi o jeito mais facil em colocar ip valido para nossos clientes de link dedicado

  9. #9
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Roteamento Dinâmico com OSPF

    Opa pessoal me digam uma coisa.

    Temos aqui uma rede separada em 4 partes, essas partes recebem rotas estaticas de uma rb que esta com bgp, temos um /21, tem como fazer que os clientes que se autenticam nessas redes pegar ip direto da rb onde esta configurado o /21 usando pppoe e ospf ?

    Ficou meio confuso mais acho que da pra entender o que eu quero.

    Abraços e valew

  10. #10

    Padrão Re: Roteamento Dinâmico com OSPF

    Speedconnection obrigado pelas dicas, ja me ajudou bastante amanhã vou testar aqui em laboratório logo posto aqui o que deu ! Depois colocar na rede

  11. #11

    Padrão Re: Roteamento Dinâmico com OSPF

    Citação Postado originalmente por m4d3 Ver Post
    Bastante simples o esquema que postou, se precisar de ajuda profissional entre em contato comigo que faço uma condição especial.

    OSFP é simples, tem wiki detalhado e quando bem implementado resolve diversos problemas de broadcast nas redes totalmente em bridge.

    Abraço
    Também preciso a médio prazo dessa consultoria.Se quiseres me passar proposta para [email protected] fico grato.

  12. #12

    Padrão Re: Roteamento Dinâmico com OSPF

    proposta e sempre bem vindo [email protected]

  13. #13

    Padrão Re: Roteamento Dinâmico com OSPF

    Também estou acompanhando, pois não encontrei material muito detalhado sobre OSPF ou pelo menos exemplos praticos sobre o assunto EX. Rede bridge clientes conectam via PPPoE.

    Duvidas!

    1° E nescessario ter routerboard com a autenticação PPPoE nas torres para fazer OSPF ?

    2° BGP com a operadora e OSPF para os clientes pode ser feito no mesmo roteador ?

    3° É possivel OSPF tendo um roteador e NAT com rede bridge e PPPoE para os clientes entregando IP valido para alguns clientes e outros não ?

  14. #14

    Padrão Re: Roteamento Dinâmico com OSPF

    Olá pessoal, consegui colocar o OSPF pra rodar, aqui no laboratório.

    Usei 4 RB 750g interligadas e as demais portas das RB rodei hotspot, sendo que na RB1 recebe o link que vem do balance.

    Vou montar um tutorial e postar... repassar conhecimento é importante, quando comecei a montar não achei nenhum material para uma boa base de apoio.

    obrigado a todos pela força... agora vou marcar pra colocar na rede pois hoje finalizei os testes de redundancia para somente depois colocar na estrutura.

  15. #15
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Roteamento Dinâmico com OSPF

    muito bom sua inciativa, tenho um ambiante de teste e se vc querer compartilhar os teus conhecimentos adquirido estou a disposicao para testar rsrsrs

  16. #16

    Padrão Re: Roteamento Dinâmico com OSPF

    Opa bom dia a todos

    Vou testar em bancada assim que umas rbs chegarem pra min, já consegui colocar pra funcionar a um tempo atrás, mas outras prioridades fizeram com que não conclui-se os estudos, hoje tenho 34 Rbs na rede e vejo que preciso mudar a forma de trabalhar com elas.

    Valeu

  17. #17

    Padrão Re: Roteamento Dinâmico com OSPF

    Acho que isso pode ajudar e muito, so dar uma estudada:

    Manual:OSPF-examples - MikroTik Wiki

  18. #18

    Padrão Re: Roteamento Dinâmico com OSPF

    Pessoal, estou precisando fazer a mesma coisa. O pessoal que fez ai os testes de bancada, como ficou? Já concluiu isto nos dias de hoje? Obrigado.

  19. #19

  20. #20

    Padrão Re: Roteamento Dinâmico com OSPF

    OSPF quase tudo ok, mas tem um detalhe como setar que um determinado roteador seja sempre DR?

    Ou seja na rede toda quando ligo tipo o 4 roteador em OSPF o roteador DR parava de distribuir rota default, sendo que em todos os outros a opção de redistribuir rota default esta desabilitada.

    ai desligo o roteador 4, desabilito e habilito a instancia do OSPF no servidor e ele volta a distribuir a rota default.

    achei este material tmb de OSPF e compartilho com voces http://www.juniper.net/us/en/trainin...studyguide.pdf