+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rocket5 com painel solar em série ou paralelo?

    Pessoal iremos fazer a trocar de equipamentos de um link de rb com xr5 para rocket 5, hoje temos um painel solar 65w Kyocera com bateria de 60A em 12 v alimentando a rb+xr5, sendo que o Rocket usa 24v.
    Tenho em mãos duas bateria de 60A , dois paineis solar 65w Kyocera e um controlador de carga 24v. Irei ligar as duas baterias em série para gerar 24 v, mais não sei se devo ligar os paineis solar em série ou em paralelo.
    Preciso da ajuda de vcs para saber qual a melhor forma de fazer essa ligação dos paineis e gerar carga suficiente para carregar as baterias.

    Abraços

  2. #2

    Padrão Re: Rocket5 com painel solar em série ou paralelo?

    outra pergunta....qual par do cabo de rede devo está usando para ligar 24v direto no rocket ?

  3. #3

    Padrão Re: Rocket5 com painel solar em série ou paralelo?

    acompanhando! para aprender mais

  4. #4
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket5 com painel solar em série ou paralelo?

    Ligue os paineis fazendo 24V tal como você faz com as baterias.
    é bom usar um controlador 24V para controlar a carga das baterias.

  5. #5

    Padrão Re: Rocket5 com painel solar em série ou paralelo?

    Abaixo seguem algumas instruções:

    a) O controlador de carga deve ficar próximo à(s) bateria(s) e a(s) bateria(s) devem ficar na sombra.

    b) Ligação entre os painéis e o controlador de carga: Para até 6m de distância entre os painéis e o controlador de carga, aconselho fios de 2,5mm². Para distâncias maiores aconselho 4mm² ou mais grossos.

    c) Ligação entre os rádios 24V e o controlador de carga: Para até 15m de distância entre os rádios e o controlador de carga, aconselho fios de 1,5mm². Para distâncias maiores aconselhamos 2,5mm².

    d) Bateria recomendada para 1 semana de autonomia: mínimo de 2,2Ah para cada Watt de potência em painéis solares.

    e) Fusível: Aconselho utilizar um disjuntor de 20A na saida positiva da bateria, junto à bateria.



    Inclinação para painéis de 80W.

    http://bmail.uol.com.br/content_id?m...8&folder=INBOX

    41º 80cm





    http://bmail.uol.com.br/content_id?m...0&folder=INBOX

    http://bmail.uol.com.br/content_id?m...0&folder=INBOX

    http://bmail.uol.com.br/content_id?m...0&folder=INBOX
    Se fui útil...não esqueça de agradecer!
    Abraços!





    Citação Postado originalmente por Nemer Ver Post
    Pessoal iremos fazer a trocar de equipamentos de um link de rb com xr5 para rocket 5, hoje temos um painel solar 65w Kyocera com bateria de 60A em 12 v alimentando a rb+xr5, sendo que o Rocket usa 24v.
    Tenho em mãos duas bateria de 60A , dois paineis solar 65w Kyocera e um controlador de carga 24v. Irei ligar as duas baterias em série para gerar 24 v, mais não sei se devo ligar os paineis solar em série ou em paralelo.
    Preciso da ajuda de vcs para saber qual a melhor forma de fazer essa ligação dos paineis e gerar carga suficiente para carregar as baterias.

    Abraços

  6. #6

    Padrão Re: Rocket5 com painel solar em série ou paralelo?

    O controlador de carga que tenho é 24v. Studioa1 agradeço as dicas e irei fazer conforme vc está falando.

  7. #7

    Padrão Re: Rocket5 com painel solar em série ou paralelo?

    Nemer segue aqui uma ilustração humilde, mandas bala dessa forma que fica show!
    Abraços André Gonzaga!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         image001.jpg
Visualizações:	301
Tamanho: 	9,6 KB
ID:      	28422Nome:      image002.jpg
Visitas:     643
Tamanho:  5,1 KBClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         image005.jpg
Visualizações:	697
Tamanho: 	21,3 KB
ID:      	28424Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Inclinacao.jpg
Visualizações:	311
Tamanho: 	11,8 KB
ID:      	28425

  8. #8

    Padrão Re: Rocket5 com painel solar em série ou paralelo?

    anglo de inclinação...41º - altura 80cm

  9. #9

    Padrão Re: Rocket5 com painel solar em série ou paralelo?

    Otimo ilustração. Valeu

  10. #10

    Padrão Re: Rocket5 com painel solar em série ou paralelo?

    Olá, o Rocket M5 funciona perfeitamente em 12v, tenho vários ligados aqui e nunca tive problemas, e os fios para ligação é o seguinte: Os azuis são para o positivo e os marrons negativo. Qualquer dúvida entre em contato. abraços!!!