Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Regras de Queue Tree

    Ola a todos tudo bem?

    Resolvi zerar meu Mikrotik e eu mesmo o configura-lo do zero pois meu primeiro mk paguei pra montar e nao sabia nem o que tinha nele rsrs.
    Eu leio muito consegui montar sozinho meu mk numa rb 450G. Aqui utilizo Proxy "SPEEDR" e tambem "MK-AUTH", agora eu gostaria de colocar umas regras pra acelerar a conexão dar preferencia as paginas para que elas não expirem e carreguem mais rapido.
    Então pensei em usar regras na QUEUE TREE só que gostaria de saber como elas são lidas se é a mesma regra de cima para baixo como no firewall. E como devo fazer para que as regras não interfiram no cache que uso que tem a regra de cache full?
    Se alguem tiver algumas dicas de FIrewall que são indispensaveis para um provedor por favor me indiquem onde esta que vou pesquisar. Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Regras de Queue Tree

    Amigo leia sobre HTB, para voce conseguir montar um bom QOS é preciso identificar os pacotes no firewall e marca-los, depois voce tem como ir la e definir o quanto cada serviço pode consumir de banda e qual a prioridade dele.
    Exemplo pode-se dizer que "Orkut e Facebook tem prioridade com relação a demais sites."

    Tambem pode fazer marcações por porta, ex: 25 e 110 e defirinir maior prioridade para os emails sairem garantindo o funcionamento do serviço

  3. #3

    Padrão Re: Regras de Queue Tree

    Alguém ai prioriza algum serviço? Consegue identificar alguma vantagem?

  4. #4

    Padrão Re: Regras de Queue Tree

    Eu fiz algumas marcações para o orkut e para o facebook. Mas pelas suas dicas vou ter que analizar de acordo com o perfil da rede a ideia dos e-mail é boa. E pro MSN alguem tem alguma dica? Vale a pena?
    A pergunta do nosso amigo é boa. Quais estão usando ai que deram resultados?

  5. #5

    Padrão Re: Regras de Queue Tree

    Se a prioridade for para sites especificos como youtube é bem simples.

  6. #6

    Padrão Re: Regras de Queue Tree

    Dar prioridade é fundamental para manter o funcionamento ideal como:

    VOIP -> se voce tabalha com voip voce pode por prioridade dizer que se o VOIP estiver sendo usado ele tem prioridade sobre os demais da mesma hierarquia.

    SITE DE BANCO -> Se voce tem varios clientes "EMPRESA" e que durante o dia usam muito sites bancários voce deve priorizar este tipo de site se comparado por exemplo a orkut. Pois a empresa geralmente é mais fiel e paga mais do que o Zé que ta afim de entrar no facebook.

    MSN: Voce pode determinar a banda e para identificar basta usar a porta do MSN

    POP e SMTP: é muito usado por empresas então voce pode determinar uma banda minima garantida quando ela for requisitada.

    Para montar um bom HTB voce precisa primeiro identificar na sua rede o que esta sendo usado, quais serviços, qual trafego gerado por estes serviços. Depois voce monta uma arvore onde voce pode determinar qual serviço tem prioridade e quanto de banda minima voce precisa disponibilizar para o bom funcionamento dele.


    é importante lembrar que garantir banda sobre serviço não quer dizer que voce vai deixar 2 MB separado para POP e SMTP separado mesmo que nao sendo usado, mas se algum cliente iniciar o uso de POP ai sim o QOS vai dar a prioridade na saida destes pacotes.

    TEve uma apresentação muito boa do CATV no MUM em Salvador sobre o assunto.

  7. #7

    Padrão Re: Regras de Queue Tree

    Pra determinar a prioridade no Mikrotik basta na aba Priority numerar de 1 a 8 ou é em outro local?

  8. #8

    Padrão Re: Regras de Queue Tree

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem t�tulo.jpg
Visualizações:	218
Tamanho: 	50,3 KB
ID:      	28713

    Veja o campo prioridade, quanto maior o numero menor é a prioridade.

  9. #9

    Padrão Re: Regras de Queue Tree

    Eu gostaria de dar uma priorizada no abrimento de paginas no servidor que tem dentro de uma lanhouse, é uma rb750G... Como seria isso.

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Regras de Queue Tree

    Pessoal trabalhar com disciplinas e/ou modeladores de filas não é tarefa simples. Infelizmente a interface do ROS limita o entendimento de todos os processos envolvidos (algoritmos de baixo nível que operam no nível do kernel) e deixa a impressão que é meia dúzia de cliques e tudo está resolvido.

    Por exemplo, usar prioridade depende de alguns cenários específicos para funcionar e infelizmente tem várias pessoas que simplesmente não leem a documentação nem do Mikrotik ROS, nem do próprio HTB e fazem afirmações que não estão de acordo com as funcionalidades dos algoritmos.

    Por não ser simples não tem como em um post eu "divagar" sobre o tema, mas abaixo disponho alguns links, que para quem gosta de estudar, não tem medo do inglês (nada de duplo sentido, estou falando do idioma) é um bom começo.

    Obs.: a própria Mikrotikls se esforça, deixando disponível em seu manual muita documentação sobre o tema.

    http://wiki.mikrotik.com/wiki/HTB

    http://lartc.org/howto/lartc.qdisc.html

    http://lartc.org/howto/lartc.qdisc.classless.html

    http://lartc.org/howto/lartc.qdisc.terminology.html

    http://lartc.org/howto/lartc.qdisc.classful.html]

    O lartc.org é um dos melhores locais para pesquisar e aprender sobre controle de tráfego. Gastem tempo no mesmo, pois garanto que valerá a pena em termos de aprendizagem sobre o tema.


  11. #11

    Padrão Re: Regras de Queue Tree

    Muito obrigado, vou dar uma olhada com calma nesse material.
    Alguem ai conhece algum livro que seja bom no mikrotik, um que explique pelo menos a funcionalidade de suas regras, não como uma apostila que mostra como montar uma regra de queure mas nao explica o por que "global-out" por exemplo.

  12. #12

    Padrão Re: Regras de Queue Tree

    se vc quer priorizar trafego vc tem que usar l7
    Manual:IP/Firewall/L7 - MikroTik Wiki

  13. #13

    Padrão Re: Regras de Queue Tree

    Certo... Como disse agora gastarei o tempo :d Obrigado.

  14. #14
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Regras de Queue Tree

    Me explique como e porque, pois no manual do link abaixo não afirma isso. Como falei, tem muito conceito errado ou entendimento equivocado.

    Citação Postado originalmente por flavioleonel Ver Post
    se vc quer priorizar trafego vc tem que usar l7
    Manual:IP/Firewall/L7 - MikroTik Wiki

  15. #15

    Padrão Re: Regras de Queue Tree

    """""""eu gostaria de colocar umas regras pra acelerar a conexão dar preferencia as paginas para que elas não expirem e carreguem mais rapido.
    Então pensei em usar regras na QUEUE TREE só que gostaria de saber como elas são lidas se é a mesma regra de cima para baixo como no firewall""""""""""""


    Sergio voce leu sobre isso em algum outro lugar;; relmente ai no link do manual da mikoritk nao diz nada sobre queue tree mas diz sobre priorizar trafego que eu acho que seria isso que nosso amigo quer realmente.
    Eu quis somente ser dinamico nao escrevi corretamente o que ele estava em duvida eu so mostrei o caminho pra possivel solução do problema dele que seria usar l7-filter com traffic shaping...

    leia o link abaixo
    Traffic Shaping Guide - PFSenseDocs

  16. #16

    Padrão Re: Regras de Queue Tree

    Citação Postado originalmente por flavioleonel Ver Post
    """""""eu gostaria de colocar umas regras pra acelerar a conexão dar preferencia as paginas para que elas não expirem e carreguem mais rapido.
    Então pensei em usar regras na QUEUE TREE só que gostaria de saber como elas são lidas se é a mesma regra de cima para baixo como no firewall""""""""""""


    Sergio voce leu sobre isso em algum outro lugar;; relmente ai no link do manual da mikoritk nao diz nada sobre queue tree mas diz sobre priorizar trafego que eu acho que seria isso que nosso amigo quer realmente.
    Eu quis somente ser dinamico nao escrevi corretamente o que ele estava em duvida eu so mostrei o caminho pra possivel solução do problema dele que seria usar l7-filter com traffic shaping...

    leia o link abaixo
    Traffic Shaping Guide - PFSenseDocs
    Obrigado amigo é que minha pergunta tambem ficou meia confusa né, pois pelo que percebi dar prioridade não tem nada a ver com QUEUE Mas vou ler o material sim, todo material é bem vindo. E concordo tambem que existe muito entendimento equivocado pois como diria meu professor da faculdade tem muito mais coisas numa REDE DE COMPUTADORES do que Deus possa imaginar rsrs.
    Mas vamos aos estudos.

  17. #17
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Regras de Queue Tree

    Flavio, se ele usar L7 para marcar, o que ele vai conseguir mesmo é aumentar a carga da CPU, pois além de abrir cada cabeçalho ainda é necessário realizar toda a consulta para ver se ocorre o match com a regexp. Sem contar que utilizar apenas essas regexp padrão, informadas no site, eu particularmente acho perda de tempo, pois são antigas e não recebem atualizações com frequencia.

    L7 para um ou outro tipo de serviço, principalmente para DROP no fw filter, até rola, no mais não acho uma boa opção, principalmente em RBs onde temos algumas limitações de CPU.

    No caso solicitado, ele quer apenas HTTP (porta 80), então bastaria criar as marcas de conexões e pacotes com destino a 80 e talvez 443. Mais simples e prático e nada de L7.






    Citação Postado originalmente por flavioleonel Ver Post
    """""""eu gostaria de colocar umas regras pra acelerar a conexão dar preferencia as paginas para que elas não expirem e carreguem mais rapido.
    Então pensei em usar regras na QUEUE TREE só que gostaria de saber como elas são lidas se é a mesma regra de cima para baixo como no firewall""""""""""""


    Sergio voce leu sobre isso em algum outro lugar;; relmente ai no link do manual da mikoritk nao diz nada sobre queue tree mas diz sobre priorizar trafego que eu acho que seria isso que nosso amigo quer realmente.
    Eu quis somente ser dinamico nao escrevi corretamente o que ele estava em duvida eu so mostrei o caminho pra possivel solução do problema dele que seria usar l7-filter com traffic shaping...

    leia o link abaixo
    Traffic Shaping Guide - PFSenseDocs

  18. #18
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Regras de Queue Tree

    Aquele link que passei do manual do HTB no wiki da Mikrotikls é bem esclarecedor. Assim que ler o mesmo, surgirá algumas dúvidas e a leitura do lartc é que poderá saná-las. Sem contar que surgindo estas dúvidas crie tópicos aqui no forum que eu e outros que entendam sobre o assunto poderemos ajudar (ou atrapalhar....hehehehe).





    Citação Postado originalmente por salvato Ver Post
    Obrigado amigo é que minha pergunta tambem ficou meia confusa né, pois pelo que percebi dar prioridade não tem nada a ver com QUEUE Mas vou ler o material sim, todo material é bem vindo. E concordo tambem que existe muito entendimento equivocado pois como diria meu professor da faculdade tem muito mais coisas numa REDE DE COMPUTADORES do que Deus possa imaginar rsrs.
    Mas vamos aos estudos.

  19. #19

    Padrão Re: Regras de Queue Tree

    Obrigado, Sergio.
    Mas é assim mesmo a leitura tras cada vez mais duvidas e as duvidas vão se tornando conhecimento com o tempo. Vou ler o material e volto a postar com certeza.

  20. #20

    Padrão Re: Regras de Queue Tree

    Rapaz so para dar preferencia a http tem este furdunço todo? kkkk ai ai...!