+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Atualizar ou não, Eis a Questão!

    Olá galera. É o seguinte: estou com um problema de internet caindo na minha rb750g. Postei meu problema nesse tópico:

    https://under-linux.org/f143/interne...inicia-151896/

    Acontece que o pessoal tá sugerindo atualização do sistema pra resolver meu problema. Eu tenho minhas dúvidas se vai resolver, pq eu estou achando muito mais provável que seja configuração mesmo, talvez algo relacionado às rotas, como falei no tópico supracitado. (Aliás, quem puder, dê uma força lá também...).

    Minhas dúvidas: 1) O que eu devo atualizar na minha routerboard? O sistema mikrotik, a licença (se é q dá pra atualizar) ou o firmware. 2) Sobre a atualização do sistema, será que não vou ter problema com isso? Pergunto por que andei pesquisando no fórum e descobri que muitos atualizaram a versão do seu mikrotik e a rb deixou de funcionar, então prefiro não passar por essa dor de cabeça.

    Sobre a atualização da licença, eu perguntei porque, dando o comando system license print no terminal, aparece uma mensagem dizendo (mais ou menos isso, sou novato no sistema) que dá pra atualizar minha licença pro nível 6 (upgradable to v6.x), e que tá no nível 4. Se eu estiver errado, por favor, me corrijam.

  2. #2

    Padrão Re: Atualizar ou não, Eis a Questão!

    Voce esta certo pode atualizar até a versão v.6.X

    Se vai resolver seu problema não tem como garantir mas gerar um problema por atualizar é muito pouco provavel, eu sempre atualizo minhas RB.

    Para atualizar voce entra no site da Mikrotik MikroTik Routers and Wireless escolhe RB 700 Series, no campo abaixo Stable.

    Pronto agora voce achar o link http://download.mikrotik.com/routeros-mipsbe-5.7.npk Combined Packet.

    Após download voce podera descompactar e pegar apenas o pacotes que deseja atualizar.

    Faça um backup da sua RB, vá dentro do WInbox Files e verá backup. Depois de fazer o backup copie o arquivo backup para sua area de trabalho.
    Agora copie os pacotes que baixou e cole na janela Files do Winbox.

    Pronto agora basta reiniciar a RB e será feito a atualização. OBS demora um pouco e não desligue a RB de forma alguma durante a atualização.

    DEpois voce pode ir em System -> package e ver os pactes e suas respectivas versões.

  3. #3

    Padrão Re: Atualizar ou não, Eis a Questão!

    Citação Postado originalmente por leoservice Ver Post
    Voce esta certo pode atualizar até a versão v.6.X

    Se vai resolver seu problema não tem como garantir mas gerar um problema por atualizar é muito pouco provavel, eu sempre atualizo minhas RB.

    Para atualizar voce entra no site da Mikrotik MikroTik Routers and Wireless escolhe RB 700 Series, no campo abaixo Stable.

    Pronto agora voce achar o link http://download.mikrotik.com/routeros-mipsbe-5.7.npk Combined Packet.

    Após download voce podera descompactar e pegar apenas o pacotes que deseja atualizar.

    Faça um backup da sua RB, vá dentro do WInbox Files e verá backup. Depois de fazer o backup copie o arquivo backup para sua area de trabalho.
    Agora copie os pacotes que baixou e cole na janela Files do Winbox.

    Pronto agora basta reiniciar a RB e será feito a atualização. OBS demora um pouco e não desligue a RB de forma alguma durante a atualização.

    DEpois voce pode ir em System -> package e ver os pactes e suas respectivas versões.
    Olá amigo. Obrigado pela ajuda!

    Já tinha feito uma pesquisa no fórum sobre o assunto, mas decidi postar aqui porque não tinha achado nada que fosse detalhado. Tenho receio de perder o equipamento com procedimentos errados. Obrigado pela precisão na sua resposta.

    Agora, só me restam duas dúvidas:

    1) Eu só preciso colar o arquivo npk e pronto? Ele já começa a instalar e reinicia sozinho?

    2) Fiquei com dúvida sobre a parte que vc diz: "Após download voce podera descompactar e pegar apenas o pacotes que deseja atualizar". Dá pra explicar melhor? Como eu vou saber quais os pacotes que eu desejo atualizar? Não é só um arquivo (.npk)?

  4. #4

    Padrão Re: Atualizar ou não, Eis a Questão!

    Resposta Pergunta 1: Isto voce precisa apenas colocar os npk usando o winbox mesmo pelo menu Files e após reiniciar a RB ele fará a atualização sem perda das configurações. minha observação é apenas em não desligar a RB pois de fato vai demorar um pouco mais para inicializar.


    Resposta Pergunta2: Porque no site da Mikrotik voce faz o donwnload do arquivo que tem todos os pacotes NPK, usando o winrar em seu Windows voce pode descompactar este ALL Pacotes e verá varios NPK

    BOm agora voce pode optar por não copiar para a RB os pacotes como :
    * Calea: Este é um sistema de monitoramento dos EUA, não precisa dele.
    * Arlan: São drivers da Aironet antigo e voce nao vai usar na sua RB
    * GPS: Não precisa pois acredito que vc nao vai ligar GPS na RB
    * LCD: Driver para display LCD não é seu caso.
    * UPS: Usa-se apenas se vc for monitorar nobreak ligado na RB
    *Wireless a RB 750G não tem então nao precisa copiar.

    e outros pacotes que voce não vá utilizar, copiando apenas o que voce realmente irá utilizar, desabilitando os pacotes que não usará fará da RB mais leve para processamento.

  5. #5

    Padrão Re: Atualizar ou não, Eis a Questão!

    Olá amigo. Eu instalei somente o routeros-mipsbe-5.7.npk . Nesse caso, o que foi que eu instalei?

    Valeu!

  6. #6

    Talking Re: Atualizar ou não, Eis a Questão!

    https://under-linux.org/f143/configu...oteado-132985/

    2.1- VIDEO CONFIGURANDO O MIKROTIK COM MODEM ROTEADO OU LINK DEDICADO

    ai ta tudo mastigado não tem erro ja usei dessa forma em pppoe e hotspot atualmente uso em hotspot