+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Desativar DHCP no Ubuntu

    Boa tarde galera!

    Estou com o seguinte problema:

    Tenhos estações com ips fixos no range 192.168.1.5~192.168.1.50, mas recentemente resolvi colocar um servidor de internet Ubuntu. Configurei o mesmo para compartilhar a internet ativando somente a opção "Compartilhar Conexão com outros computadores" na segunda placa de rede, o problema é que ao ativar esse serviço o ubuntu começou atribuir IPs no range de 10.4.3.1~10.4.3.100 e isso faz com que a internet nas estações não funcione.

    Não ativei o serviço de DHCP no ubuntu, simplismente o ubuntu atribui automaticamente. Só preciso compartilhar a internet, pois os IPs ja estão mapeados, dhcp esta instalado em outro servidor e não quero mexer na estrutura que ja utilizo.

    Há alguma forma que eu possa desativar esta distribuição de IPs que o ubuntu faz?

    Agradeço a ajuda!

  2. #2

    Padrão Re: Desativar DHCP no Ubuntu

    Amigo bom dia.
    Vc pode desinstalar o pacote dhcp-server.
    sudo apt-get remove dhcp3-server , com isso tenho certeza que ira resolver seu problema.

  3. #3

    Padrão Re: Desativar DHCP no Ubuntu

    Bom dia!

    andrecaleiros,

    O problema é esse, eu não ativei ou instalei nenhum serviço de DHCP, eu apena ativei o modo "compartilhar conexão" nas propriedades da placa eth1 e automaticamente ativou esse serviço de DHCP. Então não achei nenhuma forma de parar essa distribuição de IPs feita pela placa eth1.

  4. #4

    Padrão Re: Desativar DHCP no Ubuntu

    amigo....vc tentou o comando que te passei?

  5. #5

    Padrão Re: Desativar DHCP no Ubuntu

    boa tarde andre, desculp a demora na resposta.

    nao deu certo utilizando o comando que voce passou