Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RBs + fontes abaixo (casa de rádios) c/ antenas no alto (a 10 metros na torre)

    Gostaria do relato de alguem que ja tenha usado as RBs e respectivos cartões embaixo na casa de rádio e as antenas a pelo menos 10 metros acima na torre. Ou seja, que tenha usado cabos com 10 metros ou mais para ligar as antenas aos cartões, tanto em enlaces de 10km em média em 5,8ghz, ou multipontos para clientes em 2,4ghz.
    Vale a participação de todos, mas gostaria mesmo de relatos com experiências efetivas, e se possível, que tenham sido bem sucedidas, e quais cabos foram usados.
    Abraços.

  2. #2

    Padrão Re: RBs + fontes abaixo (casa de rádios) c/ antenas no alto (a 10 metros na torre)

    Porque não usa caixas herméticas?
    Esse cabo todo vai dar muita perda.
    Vai ter que usar cabo muito grosso, com muita malha, reduzir no final para pigtails finíssimos (mais perda).

    Mas, afinal, serão quantas antenas e de qual tipo e que rádios?
    São muitas variantes.

  3. #3

    Padrão Re: RBs + fontes abaixo (casa de rádios) c/ antenas no alto (a 10 metros na torre)

    Citação Postado originalmente por andrelch Ver Post
    Porque não usa caixas herméticas?
    Esse cabo todo vai dar muita perda.
    Vai ter que usar cabo muito grosso, com muita malha, reduzir no final para pigtails finíssimos (mais perda).

    Mas, afinal, serão quantas antenas e de qual tipo e que rádios?
    São muitas variantes.
    Meu caro,
    Então minha pergunta é quanto ao uso de cabo com 10 metros e desde já especifiquei que se trata de RBs com cartões trabalhando com 2,4 e 5,8ghz (frequencias livres). Se vc já usou algum esquema assim com sucesso, dê o seu relato.
    Grato pela participação. Abraço.

  4. #4

    Padrão Re: RBs + fontes abaixo (casa de rádios) c/ antenas no alto (a 10 metros na torre)

    Amigo da uma olhada nessa CALCULADORA e escolha o melhor cabo com respectiva metragem.. Sucesso.......

  5. #5

    Padrão Re: RBs + fontes abaixo (casa de rádios) c/ antenas no alto (a 10 metros na torre)

    blz, maxibelo. Na verdade, eu ja conheço esta calculadora, mas estou querendo o relato de alguem que ja tenha realizado isto mesmo que seja por experiência. Por isto deixei em aberto para que cada um especifique os cartões, antenas e cabos utilizados nos seus experimentos ou aplicação já bem sucedida. Obrigado pela participação. Abraço.

  6. #6

    Padrão Re: RBs + fontes abaixo (casa de rádios) c/ antenas no alto (a 10 metros na torre)

    Tennet,

    Por isso mesmo, lhe perguntei quantas (quantidade) antenas, quais rádios e/ou cartões, com respectiva freq e potência, pois, a que se levar em consideração a interferência para saber a blindagem correta. Tenho todos os cálculos de antenas, inclusive com espaçamentos de uma para a outra por frequência e dependendo da potência, sua perda por metro em diversos fabricantes e bitolas.
    Mas, deixa pra lá.
    Se não me fiz entender, me retiro por aqui, e boa sorte.

  7. #7

    Padrão Re: RBs + fontes abaixo (casa de rádios) c/ antenas no alto (a 10 metros na torre)

    Bom dia,

    Não fica bom. Cabos RG58 e RG213 dão perdas muito altas e ondas estacionárias que incomodam bastante, principalmente para 10 metros.

    Para 10 metros recomendo cabos LMR600 ou Celflex. Mas, dependendo da quantidade de cabos causará interferência em seu sistema.

  8. #8

    Padrão Re: RBs + fontes abaixo (casa de rádios) c/ antenas no alto (a 10 metros na torre)

    eu utilizo, no meu perfil, na parte de fotos tem mostrando os cabos que utilizo..
    para 2.4 uso cellflex 7/8 .. em 5.8 uso cabo 1/2 (que serve para 2.4 tambem)

    a perda é no minimo 10x menor que o RGC (KMP,LMR, etc)

  9. #9

    Padrão Re: RBs + fontes abaixo (casa de rádios) c/ antenas no alto (a 10 metros na torre)

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    eu utilizo, no meu perfil, na parte de fotos tem mostrando os cabos que utilizo..
    para 2.4 uso cellflex 7/8 .. em 5.8 uso cabo 1/2 (que serve para 2.4 tambem)

    a perda é no minimo 10x menor que o RGC (KMP,LMR, etc)
    Blz, Alexandrecorrea! Na verdade, eu já vi as especificações de vários cabos, inclusive os DATALINK e os CELLFLEX (andrew), só não quis arriscar antes do parecer de alguem que ja tenha feito na prática tal aplicação.
    Estive vendo as fotos e relatos lá no seu perfil, como vc sugeriu, e gostei da praticidade lá apresentada na sua contribuição.
    Resolvi postar este assunto, pois oportunamente vi um anúncio no ML com vários cabos cellflex: 1/2, 7/8 e até o 1-5/8 - CELLFLEX (ANDREW) NO MERCADOLIVRE .
    Até quantos metros vc usou efetivamente do 1/2 ou o 7/8 para 5,8 e 2,4ghz respectivamente?
    Obrigado a todos pela participação e abraço.

  10. #10

    Padrão Re: RBs + fontes abaixo (casa de rádios) c/ antenas no alto (a 10 metros na torre)

    Citação Postado originalmente por andrelch Ver Post
    Tennet,

    Por isso mesmo, lhe perguntei quantas (quantidade) antenas, quais rádios e/ou cartões, com respectiva freq e potência, pois, a que se levar em consideração a interferência para saber a blindagem correta. Tenho todos os cálculos de antenas, inclusive com espaçamentos de uma para a outra por frequência e dependendo da potência, sua perda por metro em diversos fabricantes e bitolas.
    Mas, deixa pra lá.
    Se não me fiz entender, me retiro por aqui, e boa sorte.
    De qualquer forma, acredito que todos gostariam de um exemplo prático e específico tanto em 2,4 ou 5,8ghz que vc ja tenha realizado com sucesso , ou até mesmo por mero experimento nesta relação direta = RB + CARTÕES + METROS DE CABO + ANTENAS.
    E mais uma vez, obrigado pela sua participação.

  11. #11

    Padrão Re: RBs + fontes abaixo (casa de rádios) c/ antenas no alto (a 10 metros na torre)

    exemplo pratico: EU USO AQUI !!! tenho cabos de 35 a 40 metros ...

    tanto em 2.4 quanto pra 5.8 !!

    a dica que dou é: se nunca mexeu com cell flex, compre os cabos ja montados (conectorizados) ...

    e compre um pedaço para que seus tecnicos e voce mesmo faça o "treinamento" de montagem do conector..

  12. #12

    Padrão Re: RBs + fontes abaixo (casa de rádios) c/ antenas no alto (a 10 metros na torre)

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    exemplo pratico: EU USO AQUI !!! tenho cabos de 35 a 40 metros ...

    tanto em 2.4 quanto pra 5.8 !!

    a dica que dou é: se nunca mexeu com cell flex, compre os cabos ja montados (conectorizados) ...

    e compre um pedaço para que seus tecnicos e voce mesmo faça o "treinamento" de montagem do conector..
    "É disso que tô falando, meu irmão !!! rssss"
    "if ' u can... it´s possible - so... we can!" - let´s go!
    Brigadão e vou lá fazer NOW !!! hehehehe

  13. #13

    Padrão Re: RBs + fontes abaixo (casa de rádios) c/ antenas no alto (a 10 metros na torre)

    Gostaria de agradecer a todos que participaram deste tópico acrescentando detalhes e buscando maior objetividade possível, conforme o verdadeiro espírito de compartilhamento do conhecimento adquirido. Particularmente, para mim foi muito útil.
    Quanto a escolha dos conectores, conf. vendedor do cabo , foi-me recomendado este tipo de conector, e desde já compartilho abaixo postando aqui tal vídeo encontrado no youtube:

  14. #14

    Padrão Re: RBs + fontes abaixo (casa de rádios) c/ antenas no alto (a 10 metros na torre)

    caro alexxandrecorrea,

    Com cabos de 35 a 40metros vc não teve perda de sinal?
    Vc usou qual a espessura do cabo cell flex?

    Obrigado desde já

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    exemplo pratico: EU USO AQUI !!! tenho cabos de 35 a 40 metros ...

    tanto em 2.4 quanto pra 5.8 !!

    a dica que dou é: se nunca mexeu com cell flex, compre os cabos ja montados (conectorizados) ...

    e compre um pedaço para que seus tecnicos e voce mesmo faça o "treinamento" de montagem do conector..

  15. #15

    Padrão Re: RBs + fontes abaixo (casa de rádios) c/ antenas no alto (a 10 metros na torre)

    uma coisa te falo, tem neguinho comprando gato por lebre, sempre comprei cabo rg213 para ser do melhor, dai descobri que era cobreado, comprei recentemente um de 100% cobre, e melhorou muito a latencia aqui

  16. #16

    Padrão Re: RBs + fontes abaixo (casa de rádios) c/ antenas no alto (a 10 metros na torre)

    Citação Postado originalmente por TenneT Ver Post
    Meu caro,
    Então minha pergunta é quanto ao uso de cabo com 10 metros e desde já especifiquei que se trata de RBs com cartões trabalhando com 2,4 e 5,8ghz (frequencias livres). Se vc já usou algum esquema assim com sucesso, dê o seu relato.
    Grato pela participação. Abraço.
    Fica 100%, mas tem que usar cabo de ótima qualidade, use heliax ldf4 de 1/2 polegada com conectores da andrews.
    Vai ser só sucesso.
    Eu uso e acho perfeito.

  17. #17

    Padrão Re: RBs + fontes abaixo (casa de rádios) c/ antenas no alto (a 10 metros na torre)

    Citação Postado originalmente por TenneT Ver Post
    Gostaria de agradecer a todos que participaram deste tópico acrescentando detalhes e buscando maior objetividade possível, conforme o verdadeiro espírito de compartilhamento do conhecimento adquirido. Particularmente, para mim foi muito útil.
    Quanto a escolha dos conectores, conf. vendedor do cabo , foi-me recomendado este tipo de conector, e desde já compartilho abaixo postando aqui tal vídeo encontrado no youtube:
    No video parece simplesinho, mas o buraco é um pouco mais em baixo.

    Dica use cabo e conectores andrews!

  18. #18

    Padrão Re: RBs + fontes abaixo (casa de rádios) c/ antenas no alto (a 10 metros na torre)

    Citação Postado originalmente por TenneT Ver Post
    Blz, Alexandrecorrea! Na verdade, eu já vi as especificações de vários cabos, inclusive os DATALINK e os CELLFLEX (andrew), só não quis arriscar antes do parecer de alguem que ja tenha feito na prática tal aplicação.
    Estive vendo as fotos e relatos lá no seu perfil, como vc sugeriu, e gostei da praticidade lá apresentada na sua contribuição.
    Resolvi postar este assunto, pois oportunamente vi um anúncio no ML com vários cabos cellflex: 1/2, 7/8 e até o 1-5/8 - CELLFLEX (ANDREW) NO MERCADOLIVRE .
    Até quantos metros vc usou efetivamente do 1/2 ou o 7/8 para 5,8 e 2,4ghz respectivamente?
    Obrigado a todos pela participação e abraço.
    Compra na RF.com.br , eles tem de tudo e com preço muito bom.

  19. #19

    Padrão Re: RBs + fontes abaixo (casa de rádios) c/ antenas no alto (a 10 metros na torre)

    Ja usei e não aprovo a perda é significativa antes com cabos o sinal oscilava muito e dava 65% 70% no maximo nos clientes em modo b 2.4 em 5.8 não testei depois coloquei caixa hermetica e cabo de rede com pigtail de 20cm no maximo o sinal passou a 100% isso usando 100mw de potencia hoje uso bullet 100mw tem mais qualidade que os cartões de potencia acima ou abaixo deles e em ponto a ponto deve ser horrivel uso ponto a ponto com antena 29dbi aquario e bullet m5hp em 12 km sinal -45 tô passando 30 megas nesse link tranquilo um abraço a todos.

  20. #20

    Padrão Re: RBs + fontes abaixo (casa de rádios) c/ antenas no alto (a 10 metros na torre)

    Citação Postado originalmente por niltonjrcybernet Ver Post
    Ja usei e não aprovo a perda é significativa antes com cabos o sinal oscilava muito e dava 65% 70% no maximo nos clientes em modo b 2.4 em 5.8 não testei depois coloquei caixa hermetica e cabo de rede com pigtail de 20cm no maximo o sinal passou a 100% isso usando 100mw de potencia hoje uso bullet 100mw tem mais qualidade que os cartões de potencia acima ou abaixo deles e em ponto a ponto deve ser horrivel uso ponto a ponto com antena 29dbi aquario e bullet m5hp em 12 km sinal -45 tô passando 30 megas nesse link tranquilo um abraço a todos.
    Qual cabo vc usou e quantos metros?