+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Firebird 2.0 em rede Linux e Windows como Estação

    Amigos, estou enfrentado um problema, já faz dias que estou procurando entender o firebird no Linux, na verdade eu não entendo nada de banco de dados, mas como fui incubido de instalar o firebird no Linux, para usa-lo como um servidor de banco de dados na rede, e começou minhas dúvidas.

    1º) O banco foi criado na versão 2.0 no Windows tem alguma problema de usar este banco no Linux como servidor usando o Firebird 2.0?

    Tentei fazer alguns teste com firebird 2.0 e estou tentando executar o banco mas não consigo, segue um exemplo abaixo.

    No Ubuntu-server 10.04 instalei o firebird 2.0, e através de uma maquina com windows Xp pela rede estou usando o IBExpert para fazer o teste.

    Já no IBExpert eu tentei resgistrar o banco de exemplo de foi criado na instalação do Firebird no Linux, segue o teste abaixo:

    remoto - 192.168.1.67 - IP/TCP - Versão firebird 2.0

    em Database File informei o caminho, e usei o caminho padrão do firebird para teste.
    /var/lib/firebird/2.0/system/default-sicurity2.fbd

    Em data base Alias deixei:
    sicurity2

    Informei o usuario e senha no caso.

    user:SYSDBA
    senha:masterkey

    Clico no em test connect e aparece assim:

    Attempting to connect to:
    192.168.1.67:/var/lib/firebird/2.0/system/default-security2.fdb

    Connecting... Passed!

    Server version: LI-V6.3.5.13206 Firebird 2.0
    Attempting to connect to services manager... Passed!
    Disconnecting from database... Passed!

    Mais quando testo o banco de dados que realmente tenho que usar e se encontra no mesmo local da erro.

    Caminho: /var/lib/firebird/2.0/system/dados.fdb

    Attempting to connect to:
    192.168.1.67:/var/lib/firebird/2.0/system/dados.fdb

    Connecting... Failed!

    ------------------------------------
    can't format message 13:78 -- message file C:\WINDOWS\firebird.msg not found.
    file /var/lib/firebird/2.0/system/dados.fdb is not a valid database.

    Attempting to connect to services manager... Passed!

    Disconnecting from database... Passed!


    Duvida: banco de dados que foi criado no Windows Funciona no Firebird for Linux??

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Firebird 2.0 em rede Linux e Windows como Estação

    Amigo ja instalei o banco em linux e passei uma quebra para fazer rodar, e no fim era simplesmente a permisao do arquivo *.rdb verifica se as permicoes de onde ele se encontra e do bando em si, eu tive q jogar o arquivo fdb e um diretorio que criei no linux e dar as permicoes devida para escrita e leitura e execultar