+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas sobre autenticação PPPoE

    Boa noite a todos!!

    Estou montando um provedor wireless aqui na minha cidade.. estou com alguma dúvidas em relação a melhor maneira de trabalhar com autenticação..

    Tenho no escritório, antenas setoriais para atender os clientes da região, e um enlace com um morro, para atender outros clientes. O enlace está fechado já, porém, "empaquei" na parte de autenticação.

    Qual seria a melhor forma para distribuir o acesso entre esses clientes? O ideal seria ter no meu escritório um RB com um PPPoE server, que irá atender todos meus clientes distribuídos em todas as setoriais?

    Outra dúvida é a seguinte, para fazer os clientes navegarem através da setorial do morro, estou tento que fazer diversas configurações de IPS nas interfaces e roteamento entre elas.. esse é a maneira correta ou existe algo mais simples?


    Muito obrigado pela atenção!!!

  2. #2

    Padrão re: Dúvidas sobre autenticação PPPoE

    compra uma rb pra fazer o trabalho de altenticação

  3. #3

    Padrão re: Dúvidas sobre autenticação PPPoE

    O correto é fazer roteamento como vc está fazendo.Eu te aconselho vc colocar uma rb no morro autenticando PPPOE e roteando para o escritório.
    E a outra maneira(que não aconselho) é mais simples,é vc deixar sua rede em bridge(o que os provedores estão deixando de trabalhar).
    A rede roteada ela fica muito mais rápida.

    Abs.

  4. #4

    Padrão re: Dúvidas sobre autenticação PPPoE

    Discordo que a rede roteada é mais rapida que a bridge, simplismente é mais segura, mais rapida não...

  5. #5
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão re: Dúvidas sobre autenticação PPPoE

    Roteada para uma rede grande já dar muito trabalho, em questão de rapidez discordo, pois já fiz testes, e muito já falaram da rede mesh que por sinal é mais rápida devido ela trabalhar com nós e saltos.

    em bridge claro fica mais vulnerável, para garantir uma boa segurança, é trocar usuario e senha dos rádios, trocar o ip, e desativar conexões ssh, ftp entre outras.

    O correto é ter um server em linux com servidor radius e mysql rodando.
    E a RB para fazer autenticação no radius, que ai você terá a contabilidade de cada cliente.

    Quando, que horas conectou, Quando e que horas desconectou
    Quantos Kbps recebeu e enviou
    Pois para a Anatel tem que guardar estes hitóricos por 3 anos, se for provedores grandes
    E também serve para a PF em caso de uma busca por algum rack que fez graça na sua net

  6. #6

    Padrão re: Dúvidas sobre autenticação PPPoE

    É que depois que a rede aqui foi roteada senti ela bem mais rápida.
    Por isso o comentário.
    Att.

  7. #7

    Padrão re: Dúvidas sobre autenticação PPPoE

    Usando uma rede toda roteada vai diminuir drasticamente o trafego de broadcast, isso já não faz uma grande diferença para rede ficar mais estável e com mais banda livre?