+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Trunk VLAN em Mais de uma Porta

    Olá, unders!

    depois de muito tentar e sem uma solução, vim aqui no fórum procurar os experts no assunto. Preciso que uma vlan trunk esteja em mais de uma porta, ou seja, a mesma vlan em várias portas. Tenho vários servidores que compartilham de uma mesma rede, e desejo colocá-los em uma só vlan, só que Trunk, pois preciso passar outras vlans junto também. Já fiz muito isso em Cisco, agora em Mk nunca fiz. Alguém sabe como fazer isso? Já fiz vários testes, e não obtive sucesso. Criei as vlans, setei IP em uma delas só, e tentei pingar dos outros Mk's, sem sucesso.

    Desde já agradeço a ajuda e presteza.

  2. #2

    Padrão re: Trunk VLAN em Mais de uma Porta

    Consegui descobrir como fazer uma parte. Cria-se umabridge entre as portas necessárias, e adiciona a vlan à bridge. Porém, ainda esbarrei em um problema: tem vlans que não quero na bridge toda, e quero em duas bridges diferentes, e agora? Em Cisco, eu faria mole, em Mk, estou tomando uma cossa. Agradeço.

  3. #3

    Padrão re: Trunk VLAN em Mais de uma Porta

    estou na mesma briga, sem sucesso com trunk, estou pensando em chamar o kakaroto e o vegeta ehehe. Brincadeiras a parte mas também não tive succeso nessa mesma configuração. Vou acompanhar o tópico.

  4. #4

    Padrão re: Trunk VLAN em Mais de uma Porta

    bom.. em um switch vc faz o seginte:

    supondo que as portas 1 a 5 são seus servidores.. e que as portas 1 2 e 3 transportam mais de uma vlan ..


    configurações:
    porta 01, vlan 100, 200,300,400 -> port mode trunk
    porta 02, vlan 100, 200,300,400-> port mode trunk
    porta 03, vlan 100, 200,300,400-> port mode trunk
    porta 04, vlan 100 -> port mode access
    porta 05, vlan 100 -> port mode access


    lembrando que, portas do tipo access (untag) so podem fazer parte de 1 vlan .. ja portas tipo trunk(tagged) podem fazer parte de N vlans..


    em alguns switchs é possivel fazer a configuração por porta (descrito acima) ou por vlan(descrito abaixo):


    vlan 100, port01+tag,port02+tag,port03+tag,port04+untag,port05+untag
    vlan 200, port01+tag,port02+tag,port03+tag
    vlan 300 port01+tag,port02+tag,port03+tag
    vlan400 port01+tag,port02+tag,port03+tag

    lembrando que, ONDE a vlan for tagged(trunk). é necessario que no servidor./rrouter voce tenha uma interface VLAN com cada TAG ...

    onde for access/untagged o servidor/roteador nao precisa de ter interface vlan porque o switch que vai fazer isso.. porem essa porta access so aceita uma vlan nesse modo



  5. #5

    Padrão re: Trunk VLAN em Mais de uma Porta

    Isso eu sei. Agora o que pega é o seguinte:
    Porta1: vlan1tag, vlan2tag, vlan3tag
    Porta2: vlan1tag, vlan3tag
    Porta3: vlan3tag, vlan2tag
    Porta4: vlan2tag, vlan1tag

    Pra fazer isso no Mk, eu preciso criar bridges entre portas, e adicionar as vlans tag às bridges. Até aí, tudo bem. Mas uma porta só pode pertencer à uma bridge, então,como faria o exemplo acima? Com todas as vlans tag do jeito que eu preciso?

    Se fosse em Cisco, tava na mão, mas como é mk, aí ferrou!

  6. #6

    Padrão re: Trunk VLAN em Mais de uma Porta

    mas mikrotik eh router.. quem faz isso eh switch :P

  7. #7

    Padrão re: Trunk VLAN em Mais de uma Porta

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Se fosse em Cisco, tava na mão, mas como é mk, aí ferrou!
    Bom dia.

    Acredito que, a solução[1] para seu caso, esteja na opção Switch[2], existente no RouterOS, disponível em /interface ethernet switch. Entretanto, tal funcionalidade não está contida em todas as Routerboards, já que há uma dependência específica de chipset.

    Por exemplo, na RB600A, mesmo com RouterOS 5.7, não é possível. Já na RB433, RB750G, RB800 e RB1200, sim.

    Como já mencionei acima, "acredito", logo, posso estar errado. Não prometo para antes de cinco dias, já que estou em viagem, e bem longe do meu laboratório, mas quero testar na prática essa funcionalidade. Feito isso, e tendo êxito, compartilho aqui o resultado

    [1] http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual...h_Atheros_8316
    [2] http://wiki.mikrotik.com/wiki/Switch_Chip_Features

    Saudações,

    Trober
    -
    -
    -
    -
    -

  8. #8

    Padrão re: Trunk VLAN em Mais de uma Porta

    se a rb tiver o switch chip é possivel faze-la um switch sim !!!

    comprei um swtcih RB250GS .. funciona direitinho :P

  9. #9

    Padrão re: Trunk VLAN em Mais de uma Porta

    Alguem testou essa funcionalidade? passei por essa dificuldade hj, e acabei nao conseguindo fazer, pois so agora vi essas informacoes, assim que possivel quero testar!

  10. #10

    Padrão re: Trunk VLAN em Mais de uma Porta

    Funciona de duas maneiras: Ou faz-se uma bridge entre as interfaces envolvidas no trunk e aloca a vlan a essa bridge, ou utiliza a opão switch das RB's. Lembrando que nem todas as portas tem o switch chip. A RB750 por exemplo, só tem da 2 a 5, a RB1200 tem da 1 a 5, e assim por diante. Na opção switch é bem mais flexível, pois às vezes pode querer misturar as vlans entre portas, e não é possível criar mais de uma bridge por porta.
    Qualquer coisa, estou à disposição para ajudar.