+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Anatel aprova padrões mínimos de qualidade para internet fixa

    Anatel aprova padrões mínimos de qualidade para internet fixa
    27 de Outubro de 2011


    O Conselho Diretor da Anatel aprovou hoje, em sua reunião, o Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multímidia (RGQ-SCM), que estabelece padrões de qualidade para o serviço, de forma a promover a progressiva melhoria da experiência do usuário em aspectos relacionados ao atendimento e ao desempenho das conexões de banda larga. As metas de qualidade serão exigidas das prestadoras com mais de 50 mil assinantes, sendo que todas as prestadoras de SCM devem enviar informações à Anatel. A proposta foi objeto da Consulta Pública nº 46, de 9 de agosto de 2011.

    O Regulamento atende ao disposto no art. 2º do Decreto nº 7.512, de 30/06/2011, que incumbiu a Anatel de definir parâmetros de qualidade para os serviços de telecomunicações que suportam o acesso à internet em banda larga. O não cumprimento das metas de qualidade sujeita as prestadoras a sanções.

    VEJA NO SITE DA ANATEL

  2. #2

    Padrão Re: Anatel aprova padrões mínimos de qualidade para internet fixa

    Opa,você sabe quais são as exigências da Anatel ?

  3. #3
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Anatel aprova padrões mínimos de qualidade para internet fixa

    boa, gostei, pelo menos uma coisa afavor de quem trabalha honestamente.

  4. #4

    Padrão Re: Anatel aprova padrões mínimos de qualidade para internet fixa

    Citação Postado originalmente por DanielVieceli775 Ver Post
    Opa,você sabe quais são as exigências da Anatel ?
    Olá, amigo - Veja direto no site da Anatel, como citei acima, blz>>>
    Portal Anatel

  5. #5
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Anatel aprova padrões mínimos de qualidade para internet fixa

    50 mil, heh...
    A Oi tem mais que 50 mil né?

    (O portal bugou aqui, não abre, fica uma div branca na frente, que beleza...)

    EDIT: nunca vi tanto onkeypress e javascript espalhado numa página na minha vida o.O

  6. #6

    Padrão Re: Anatel aprova padrões mínimos de qualidade para internet fixa

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    50 mil, heh...
    A Oi tem mais que 50 mil né?

    (O portal bugou aqui, não abre, fica uma div branca na frente, que beleza...)

    EDIT: nunca vi tanto onkeypress e javascript espalhado numa página na minha vida o.O
    Não está conseguindo acessar o link Osmano???
    Olha a relação dessas empresas atingidas >>>>>>>

    Relação das prestadoras de SCM atingidas pelo RGQ-SCM:
    PRESTADORAS DO SCM ACESSOS EM SERVIÇO
    TELEMAR NORTE LESTE S/A 6.059.541
    NET SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO S/A 3.983.125
    TELECOMUNICAÇÕES DE SÃO PAULO S/A 3.911.000
    GLOBAL VILLAGE TELECOM LTDA 1.412.275
    CTBC MULTIMIDIA DATA NET S/A 275.087
    EMPRESA BRASILEIRA DE TELECOMUNICAÇÕES 242.101
    SERCOMTEL S/A TELECOMUNICAÇÕES 66.107
    CABO SERVICOS DE TELECOMUNICAÇÕES LTDA 50.233

  7. #7
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Anatel aprova padrões mínimos de qualidade para internet fixa

    Citação Postado originalmente por TenneT Ver Post
    Não está conseguindo acessar o link Osmano???
    Olha a relação dessas empresas atingidas >>>>>>>

    Relação das prestadoras de SCM atingidas pelo RGQ-SCM:

    PRESTADORAS DO SCM ACESSOS EM SERVIÇO
    TELEMAR NORTE LESTE S/A 6.059.541
    NET SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO S/A 3.983.125
    TELECOMUNICAÇÕES DE SÃO PAULO S/A 3.911.000
    GLOBAL VILLAGE TELECOM LTDA 1.412.275
    CTBC MULTIMIDIA DATA NET S/A 275.087
    EMPRESA BRASILEIRA DE TELECOMUNICAÇÕES 242.101
    SERCOMTEL S/A TELECOMUNICAÇÕES 66.107
    CABO SERVICOS DE TELECOMUNICAÇÕES LTDA 50.233
    Ah, obrigado!
    6 milhões de pessoas, e não consigo criar uma inquisição, aff... to fraco...
    Esse povo devia revoltar com força...

  8. #8

    Padrão Re: Anatel aprova padrões mínimos de qualidade para internet fixa

    To testando aqui uma conexão de 300k da Oi, na casa da minha mãe rssss. Fazendo com o medidor oficialmente usado pelo INMETRO. Inclusive, tambem disposto neste link: SIMET
    Gostei do medidor - resultado da conexão Oi deu: "muito ruim" rssss


  9. #9

    Padrão Re: Anatel aprova padrões mínimos de qualidade para internet fixa

    Citação Postado originalmente por TenneT Ver Post
    To testando aqui uma conexão de 300k da Oi, na casa da minha mãe rssss. Fazendo com o medidor oficialmente usado pelo INMETRO. Inclusive, tambem disposto neste link: SIMET
    Gostei do medidor - resultado da conexão Oi deu: "muito ruim" rssss

    Nao sei quanto a voces, mas aqui comigo o Simet nao se saiu legal.
    Realizei diversos testes em diversos horarios e o resultado do Simet SEMPRE foi inferior ao resultado de outros medidores bons e famosos (speedtest.net e Copel).

    veja um dos resultados:
    Controle de banda em 900k

    Resultados:
    Speedtest.net 0.85 Mbps
    Copel 0.86 Mbps
    Simet 609 kbit/s

    a diferenca é muito grande.
    hoje, fiquei sabendo de outro provedor que esta com o mesmo problema...
    e voces ai, estao com o mesmo problema?

  10. #10

    Padrão Re: Anatel aprova padrões mínimos de qualidade para internet fixa

    Excelente!!!
    Pelo menos isso!
    Gostaria de saber de quem foi a idéia ilustre ( Caso seja um politico ganhará o meu proximo voto!)

  11. #11
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Anatel aprova padrões mínimos de qualidade para internet fixa

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    50 mil, heh...
    A Oi tem mais que 50 mil né?

    (O portal bugou aqui, não abre, fica uma div branca na frente, que beleza...)

    EDIT: nunca vi tanto onkeypress e javascript espalhado numa página na minha vida o.O
    Segue abaixo parte do texto retirado do site da ANTEL, pra quem não conseguiu ler ainda:

    Dentre as alterações em relação ao Regulamento vigente, destacam-se as seguintes inovações:
    · Adoção do conceito de "Prestadora de SMP de Pequeno Porte", ou seja, daquela que possui até 50 mil acessos em operação, a fim de isentá-las do cumprimento das metas de qualidade;
    · Alteração da definição de "Calendário Anual", a fim de esclarecer que as datas e horários da coleta dos indicadores vinculam apenas as prestadoras de SMP;
    · Criação da definição de "Período de Maior Tráfego", aplicável aos indicadores de conexão de dados;
    · Determinação de adoção de medidas de transparência, tais como:
    - disponibilização gratuita no site das prestadoras de software para medição das taxas de transmissão e
    - inclusão nos documentos de oferta das taxas de transmissão, bem como das condições de uso, como franquias, eventuais reduções e valores a serem cobrados pela tráfego excedente;
    · Constituição do Gipaq (Grupo de Implantação de Processos de Aferição da Qualidade), que será responsável pela implantação dos processos de aferição da qualidade para os Indicadores de "Garantia de Taxa de Transmissão Instantânea" e de "Garantia de Taxa de Transmissão Média";
    · Determinação às prestadoras de SMP que em até 120 dias da publicação do regulamento selecionem e contratem Entidade Aferidora da Qualidade, que será responsável pela execução do procedimento de aferição dos Indicadores de "Garantia de Taxa de Transmissão Instantânea" e de "Garantia de Taxa de Transmissão Média", bem como pelo desenvolvimento do software para medição das taxas de transmissão;
    · Garantia de não inviabilização dos parâmetros de rede do SMP, nas comunicações de voz, por meio de conexão de dados.
    O Regulamento apresenta ao todo 14 indicadores, além dos Indicadores de Pesquisa e dos Índices Comparativos (Índice de Desempenho no Atendimento - IDA e do Índice de Desempenho na Qualidade - IDQ), conforme discriminação abaixo:
    · Reação do Consumidor
    - SMP1 (Taxa de Reclamações)
    - SMP2 (Taxa de Reclamações na Anatel)
    - SMP3 (Taxa de Completamento de Chamadas para o Centro de Atendimento)
    · Rede
    - SMP4 (Taxa de Completamento)
    - SMP5 (Taxa de Alocação de Canal de Tráfego)
    - SMP6 (Taxa de Entrega de Mensagem de Texto)
    - SMP7 (Taxa de Queda de Ligações)
    · Conexões de Dados
    - SMP8 (Taxa de Conexão de Dados)
    - SMP9 (Taxa de Queda das Conexões de Dados)
    - SMP10 (Garantia de Taxa de Transmissão Instantânea Contratada)
    - SMP11 (Garantia de Taxa de Transmissão Média Contratada)
    · Atendimento
    - SMP12 e SMP12>60s (Taxa de Atendimento pela Telefonista/Atendente em Sistemas de Auto-Atendimento)
    - SMP13 e SMP13>10d (Taxa de Resposta ao Usuário)
    - SMP14 (Taxa de Atendimento Pessoal ao Usuário)
    · Índices comparativos
    - IDA (Índice de Desempenho no Atendimento)
    - IDQ (Índice de Desempenho na Qualidade)
    - Qualidade percebida
    - Indicadores de pesquisa

  12. #12

    Padrão Re: Anatel aprova padrões mínimos de qualidade para internet fixa

    Vale ressaltar que mesmo que esses padroes nao sejam obrigatorios para nos, mesmo assim teremos que segui-los.
    ou voce acha que seu cliente vai aceitar a desculpa que voce nao tem obrigacao de entregar a internet para ele nos padroes de qualidade?

    as teles, preço bom elas ja tem...
    agora terao que ter qualidade.
    logo logo, terao preco e qualidade... ai o bicho vai pegar...

  13. #13

    Padrão Re: Anatel aprova padrões mínimos de qualidade para internet fixa

    Leandro, parece que a coisa continua confusa.
    A consulta era para metas de acesso a internet fixa ou inclui a móvel também?

    E esta parte do texto faz referencia a SMP.

    Basicamente o que se propôs na consulta era 20% de garantia mínima, e 6o% de média nas medições.

    Agora no texto apareceu a necessidade de contratação de empresa oficial para aferição para empresas acima de 50 mil assinantes?

    Mas em princípio não devemos nos preocupar muito pois as metas não são para nós, apesar de que devemos perseguir estas metas pois assim melhoramos nossa qualidade.

    Só que não vai isentar de apresentar os relatórios?

    E para 2014 a meta irá aumentar para 80% de média como foi cogitado?

  14. #14

    Padrão Re: Anatel aprova padrões mínimos de qualidade para internet fixa

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Nao sei quanto a voces, mas aqui comigo o Simet nao se saiu legal.
    Realizei diversos testes em diversos horarios e o resultado do Simet SEMPRE foi inferior ao resultado de outros medidores bons e famosos (speedtest.net e Copel).

    veja um dos resultados:
    Controle de banda em 900k

    Resultados:
    Speedtest.net 0.85 Mbps
    Copel 0.86 Mbps
    Simet 609 kbit/s

    a diferenca é muito grande.
    hoje, fiquei sabendo de outro provedor que esta com o mesmo problema...
    e voces ai, estao com o mesmo problema?
    Bem, amigo - Agora refazendo os testes aqui no provedor, realmente posso constatar que o medidor de velocidade SIMET parece ser um pouco mais exigente nos critérios de medidas, assim como vc tambem constatou.
    Apesar desse capítulo estar terminando bem para nós (50.000 assinantes abaixo), devemos perseguir esta qualidade proposta e ainda disponibilizar este medidor para os nossos clientes, o que nos trará credibilidade adicional.
    E quanto as grandes de telecom, resta-nos apenas vigiar os seus passos na tentativa de alcançarem tais metas... O que acho que será um grande desafio para elas.
    Ainda bem que ficamos isentos de tais regras, e devemos tirar proveito disso avançando no desenvolvimento de nossas redes e infraestrutura.
    Abraços.

  15. #15

    Padrão Re: Anatel aprova padrões mínimos de qualidade para internet fixa

    Citação Postado originalmente por TenneT Ver Post
    Bem, amigo - Agora refazendo os testes aqui no provedor, realmente posso constatar que o medidor de velocidade SIMET parece ser um pouco mais exigente nos critérios de medidas, assim como vc tambem constatou.
    Apesar desse capítulo estar terminando bem para nós (50.000 assinantes abaixo), devemos perseguir esta qualidade proposta e ainda disponibilizar este medidor para os nossos clientes, o que nos trará credibilidade adicional.
    E quanto as grandes de telecom, resta-nos apenas vigiar os seus passos na tentativa de alcançarem tais metas... O que acho que será um grande desafio para elas.
    Ainda bem que ficamos isentos de tais regras, e devemos tirar proveito disso avançando no desenvolvimento de nossas redes e infraestrutura.
    Abraços.
    a questao nao é ele ser mais exigente... a questao é mostrar resultados inferiores.

    como citei, realizei diversos testes (no Copel, Speedtest.net, RJNET, Vialink) e em diversos horarios.
    O Simet apresenta ping bom (45ms - melhor que no Copel e Speedtest), jitter bom (3ms up e 2ms down)... porem a velocidade no Simet é SEMPRE inferior aos outros medidores.

    No Copel, Speedtest.net, RJNET, Vialink... a velocidade informada é proxima do contratado (do que esta configurado no controle de banda)... no Simet fica bem abaixo.

    Como pode em outros 4 medidores (Sendo 2 bons/famosos e 2 menores) a velocidade ficar proxima ao contratado e somente no Simet ficar abaixo?
    Nao vejo isso como exigente... mas sim como um medidor com algum problema... ou algum problema na rota, sei la.

  16. #16

    Padrão Re: Anatel aprova padrões mínimos de qualidade para internet fixa

    Olha, caro mascaraapj! Quanto a expressão exigente, tange a uma questão etmológica, ou seja um termo por mim usado. Afinal ele está "exigindo" algo mais para apresentar os mesmos resultados que os outros que nós costumeiramente temos usado, e tal termo na minha colocação não quiz dizer a mesma coisa que ser mais "Eficiente".
    Agora afirmar com toda certeza que ele esteja errado, deixo a seu critério e dos demais amigos aqui. A real questão é que o SIMET é utilizado pelo Inmetro para avaliar a conexão brasileira, além de ser homologado pelo CGI. Portanto, eis aí algo a ser levado como desafio para uns ou até mesmo indiferença por outros pela isenção de tal obrigatoriedade.
    Abraço.

  17. #17

    Padrão Re: Anatel aprova padrões mínimos de qualidade para internet fixa

    Citação Postado originalmente por TenneT Ver Post
    Olha, caro mascaraapj! Quanto a expressão exigente, tange a uma questão etmológica, ou seja um termo por mim usado. Afinal ele está "exigindo" algo mais para apresentar os mesmos resultados que os outros que nós costumeiramente temos usado, e tal termo na minha colocação não quiz dizer a mesma coisa que ser mais "Eficiente".
    Agora afirmar com toda certeza que ele esteja errado, deixo a seu critério e dos demais amigos aqui. A real questão é que o SIMET é utilizado pelo Inmetro para avaliar a conexão brasileira, além de ser homologado pelo CGI. Portanto, eis aí algo a ser levado como desafio para uns ou até mesmo indiferença por outros pela isenção de tal obrigatoriedade.
    Abraço.
    tranquilo, agora entendi.
    sobre ser eficiente, da uma olhada no resultado de um outro teste que realizei ontem de noite e me diga, aonde esta o erro?

    Controle de banda em 1500k
    RESULTADOS:
    Speedtest.net 1.40 Mbps
    Rjnet 1465.42 kbps
    Copel 1.38 Mbps
    Vialink 1.38 Mbps
    Simet 703 kbps (Fala serio...)

    Download do Kurumin a 182 kbps de taxa de transferencia
    Download do Ubuntu a 184 kbps de taxa de transferencia

    Em 4 outros medidores (sendo 2 bons/famosos e 2 menores) e verificando a taxa de transferencia do download, os resultados foram proximos ao contratado (configurado no controle de banda)...
    Enquanto no Simet, Nao importa data, horario, navegador, computador... os testes de velocidade SEMPRE é menor.

    Tudo me leva a crer que ha algo errado nisso...

    PS: ping para o Simet varia entre 40ms a 45ms.
    Link Embratel