+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas sobre compra de link com distribuição à rádio

    Meus amigos, gostaria de sanar algumas dúvidas que tenho sobre a compra de link com distribuição por meio de rádio..

    Tenho alguns clientes provedores, que estão comprando link de um empresa em nossa região que busca o link no rio de janeiro e o distribuem para várias cidades, o que ocorre é que um dia está bom demais no outro está lento demais, nossa estrutura interna é enxuta, temos servidor mikrotik com pppoe, temos servidor myauth, e temos o supercache. Bom como é o esquema de interligação hoje, em São sebastião do Alto-rj, temos um pop da empresa distribuidora, então pegamos de lá, montamos uma torre no meio do caminho em cambuci-rj, e de lá vem o link até itaperuna-rj, que é onde fica o provedor, então, estamos tendo perda de pacotes no meio desse caminho, ocorre que, toda vez que ligamos para a empresa eles dizem que é problemas em nosso provedor, ou que o link já está batendo no limite, estamos hoje com 23MB e com uma média de 350 clientes online em diversos planos, o que estou em dúvida, e gostaria da ajuda dos mais experientes em fechamento de links e distribuição é o seguinte, eles distribuem para vários provedores, isso passando pelas rb1200 ou rb1100, fazem o roteamento para nós, e nos dão alguns ip´s válidos, li e procurei sobre o processamento destas rb´s e quanto elas aguentam de tráfico sem abrir o bico, estou inclinado a pensar que, nessas rb´s está havendo gargalo, por conta não estar aguentando o processamento de muitos pacotes por segundo, visto que, vamos supor que uns 5 ou 6 provedores de tamanhos diferentes, passarem pela mesma routerboard será que daria os tão famosos 2000 pps que teóricamente seria um limite ? já verifiquei os pings e detectei perdas, agora queria mais um quesito para embasamento para poder chamar o pessoal pra conversar, porque sempre ficam achando que nos provedores sempre tem maus técnicos ou cabeças de bagres, e não somos assim.. Obrigado!!

  2. #2

    Padrão Re: Dúvidas sobre compra de link com distribuição à rádio

    Você não tem uma interface no seu provedor onde pode verificar o tráfego on-line?
    Verifique nos momentos de lentidão quantos MB estão passando.

    Desligue a internet e faça um teste para testar o tráfego.

    Dê um site survey e verifique a possibilidade de interferência.

    No momento de lentidão, peça que eles te mandem um print da RB1200 deles, para você analisar o tráfego e processamento da mesma.

  3. #3
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvidas sobre compra de link com distribuição à rádio

    com qual radio este link chega ate vcs?

  4. #4

    Padrão Re: Dúvidas sobre compra de link com distribuição à rádio

    Bom o link estar perdendo pacote pode ser varios fatores

    Segue alguns abaixo:

    1) Qual Queue Types o provedor que te fornece utiliza pra controle de banda se for o pfifo ele prioriza a velocidade porem gera perda de pacote quando chega a banda integral !
    2) Pode ser interferencia no link da um Snooper no link com ele pra ver se tem outro utilizando todo o espectro
    3) Se o link estiver efetivado via mkt tenta habilitar o nstreme nv2 80211 com afastamento de 40 Mhz costuma dobrar a capacidade do link !
    4) Esse o mais provavel o link principal do seu fornecedor pode estar tendo alguns problemas em acordos de troca de trafeco e anuncios dos blocos e perdendo pacote no link principal dele !!

  5. #5

    Padrão Re: Dúvidas sobre compra de link com distribuição à rádio

    Com 200 clientes online já é fácil chegar aos 2000pps.
    Dependendo do horário chego a 4000pps o que gera lentidão sim em rbs.
    Agora, dependendo dos ajustes que fizer fica como o meu. Servidor foi reiniciado a 18 dias. Nenhum drop ou erro por perda de pacotes.

  6. #6

    Padrão Re: Dúvidas sobre compra de link com distribuição à rádio

    Bem se for rb o problema terá que trocar por um pc com 2gb de ram e processador dualcore um amigo meu tem 300 clientes online rb 1100 ela tava dando lerdeza na rede em horario de pico ela chegava a 100% trocou pelo pc e passou da água pro vinho a placa de rede offboard que ele usa é a famosa realtek 8139d os perfis dos clientes é 300k,500k,1mb,2mb o link é de 100 megas gvt.

  7. #7

    Padrão Re: Dúvidas sobre compra de link com distribuição à rádio

    eu compro link de uma empresa que tem 700 mb de 3 operadoras e revende em toda nossa região,,eles gerencia com rb 1200,,repassa em todos os pontos com 411ah e cartão r52hn (nunca eles usa ubiquit por não ter qualidade com trafico alto ,,tenhoum amigo com 20 mb desta empreesa que ele mesmo fez o link com rocket ,e tem o mesmo problema que eeu tinha )com antenas 28 a 34 dbi 2 polo,,,eu compro 40 mb que manda e chega em 411ah e r52 hn,,sempre tem ping abaixo de 20ms e quando libero a red no teste SIMET - Teste sua conexao internet ou teste de banda da os 40 mb,,.,,apenas um detale quando minha torre principal que manda link para outras 3 cidade dava perca de banda ee perca pacote a empresa vendedora sempre dizia estar tudo certo la e o erro era em minha red eles dizia ,apos muita reclamação eles pediu para que eu mudar minha torre de 42 mt alimentada com 12vts e chegava 11.4 no topo de sobra mudei para 24 vts e apos isso resolveu,pois tenho nesta torre 7 radio e 12 cartão,,,,espero ter ajudado

  8. #8

    Padrão Re: Dúvidas sobre compra de link com distribuição à rádio

    Valeu meus mestres, com a ajuda de vocês já deu para ter uma visão melhor de como posso fazer para testar, é aquilo né gente, provedor em produção fica difícil de parar, só para melhorar a visão do tema, vou explicar melhor..

    links ptp até o provedor.. RB433AH com cartões xr5, as antenas variam, tem zirok de 33dbi até zirok 27dbi, sendo todas as rb configuradas sem bridge, todas roteadas.
    (essa parte não cabe a mim, e sim a empresa que fornece o link)
    Como seria essa configuração das RBs roteadas sem nat ? isso melhora alguma coisa em relação à configuração em bridge ? a última rb do ptp, ou seja, a que fica na laje do escritório, essa recebe o ip válido e é o nosso gateway..


    servidor com ROUTEROS instalado versão 3.30 EM PC (intel dual core 2gb de ram)

    routerboard 750G para balanceamento, pois temos 2 adsl de 10mb para ajudar um pouco ( ou atrapalhar).

    servidor de cache - intel core i3, 4gb ram, 1TB hd

  9. #9
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvidas sobre compra de link com distribuição à rádio

    quanto de banda ta chegando nesse link atualmente em horario de pico?

  10. #10

    Padrão Re: Dúvidas sobre compra de link com distribuição à rádio

    não entendi. Quanto de banda consumida pelos clientes ou banda entrante de link, se for a segunda opção, estamos com 23mb de link full, está chegando em horário de picos a 21 mb, mas o interessante, que se pedir por exemplo para abrir mais 3mb, ou seja, iria para 26mb, o sistema vai para um consumo de 23mb ou 24mb, isso q também não estou entendendo, visto que, se a banda consumida está em torno de 19 a 21mb porque quando mando aumentar mais alguns megas a banda consumida aumenta na mesma hora, porque eu sempre deixo uma margem de 2 ou 3 megas a mais no link, sinceramente, não estou entendendo esse tráfico, isso está estranho..

  11. #11
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvidas sobre compra de link com distribuição à rádio

    mas assim, tem uma, esses equipamentos que vc mensionou acima passando mais de 20mb full ja tao no limite de trafego, muitos nem conseguem tal desempenho, ainda mais se nao tiver nv2 ou nstreme ativado, de uma olhada mas axo q o gargalo do seu link esta nos enlaces PTP, abraços

  12. #12

    Padrão Re: Dúvidas sobre compra de link com distribuição à rádio

    Andrelch, você poderia nos passar alguma informação sobre os ajustes que tu fizeste aí em seu provedor meu amigo.. Para que todos nós possamos melhorar nossos servidores. Obrigado!

  13. #13

    Padrão Re: Dúvidas sobre compra de link com distribuição à rádio

    AltoValeNet, rapaz eu também acho que são os ptp´s que apesar da relutância da empresa
    fornecedora dizer que o link está 100%, acredito que este seja o problema, visto que, 350
    clientes nem é tanto assim, estou verificando e está gerando 2280 pps isso em um horário não
    muito carregado.. tenho quase certeza de que os ptp estão usando superchannel, e sem nstreme
    mas mesmo que tiver com o nstreme simples ligado ainda assim geraria lentidão em algum horário
    não é mesmo ?

  14. #14

    Padrão Re: Dúvidas sobre compra de link com distribuição à rádio

    Há diversas maneiras de se diminuir o tráfego de pps da rede. Comece limitando o p2p. Bloqueie a saída de pacotes netbios e correlatos. limite as conexões em portas que não são "nobres" (80, 443, 21, etc...).
    Somente com informações colhidas aqui no fórum e suas devidas adaptações, consegui uma redução de cerca de 20% no número de pacotes.
    Uso MK 5.8.

  15. #15
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvidas sobre compra de link com distribuição à rádio

    Citação Postado originalmente por andrelch Ver Post
    Há diversas maneiras de se diminuir o tráfego de pps da rede. Comece limitando o p2p. Bloqueie a saída de pacotes netbios e correlatos. limite as conexões em portas que não são "nobres" (80, 443, 21, etc...).
    Somente com informações colhidas aqui no fórum e suas devidas adaptações, consegui uma redução de cerca de 20% no número de pacotes.
    Uso MK 5.8.
    Nao acho justo comessar a bloquear serviços, o que tenque ser feito é axar o problema e resolver, nao é culpa do cliente se temos hardwares insuficientes em nossa rede. Sempre pensei assim, se eu fosse cliente tbm nao gostaria que meus p2p sofressem limitasões, ta que 80% nem vai saber o qq ta acontecendo, mas eu axco errado.

  16. #16

    Padrão Re: Dúvidas sobre compra de link com distribuição à rádio

    Opa! blz gente, a discussão tá ficando boa, bom vamos lá, eu tenho um balanceador usando rb 450g, e o servidor uso um micro intel dual core 2,5ghz 2 gb de ram, bom como servidor tenho certeza que atende bem 1000 clientes, visto que, a cpu está hoje a 10%, isso com 350 clientes online.. bom já a rb 450g tem cpu 680mhz e 32mb de ram, acho pouca a ram da rb, mas para o que se propõe está até bem demais, com carga entre 28% a 56% tá tranquilo, meu servidor myauth que autentica os clientes tá show também o processamento..sou adepto de não colocar muitas regras no firewall para não aumentar o processamento, mas adicionei algumas regras em filter justamente, para filtrar os pacotes netbios, pacotes inválidos etc.., não estou fazendo controle p2p, porque no servidor pppoe não é o local ideal, seria na rb de balanceamento, só que quando adiciono as regras e as queue tree, a cpu aumenta um pouco batendo entre 60% e 70% então prefiro ficar sem essas regras..

  17. #17

    Padrão Re: Dúvidas sobre compra de link com distribuição à rádio

    Opa,cara usa um radio profissional de 9Ghz ou 23Ghz, dai é garantido esse teu link.

  18. #18

    Padrão Re: Dúvidas sobre compra de link com distribuição à rádio

    Se não limitar a quantidade de pacotes p2p por cliente, dependendo do que seu cliente estiver baixando, somente um cliente, já é o suficiente para chegar a mais de 400pps.
    Um de meus clientes comprou um programa de email marketing um tempo atrás. Esses programas trabalham como robots e se deixar liberado, chegam a enviar 20.000.000 de emails em 1 dia.
    Toda hora saem vírus novos. Deixe tudo aberto e um cliente infectado ferra a rede.
    Meu link está em cima de um enlace de frequência fechada e o resto em ubiquiti (rocket e nano m5). Meus sinal está redondo e o link tem, além do sinal contratado, mais 5% de bônus.

  19. #19

    Padrão Re: Dúvidas sobre compra de link com distribuição à rádio

    vc teria alguma marca desses rádios ? obrigado!!