+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Modos diferentes causam interferência entre sí ?

    Galera seguinte.. Tenho a seguinte dúvida:
    Em uma torre com 4 Painéis..
    1 Painel no Canal 1 em Modo B, causa interferência no canal 1 em Modo G ?

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Modos diferentes causam interferência entre sí ?

    Sim, por que? eles trabalham na mesma frequencia mesmo que estaja de costas um para o outro vai sofrer com interferencia vindo as costas.

    Bom ja nas modulacao vao as diferencas para vc entender

    802.11b

    • Lançada em 1999
    • Com diferentes taxas de dados tipos de modulação: 1, 2, 5,5 e 11 Mbps
    • Taxa Alta dsss (direct-sequence HR-Direct Sequence Spread Spectrum)
    • Três canais não-sobrepostos em aplicações industriais, científicas, medicinais (ISM) faixa de frequência a 2,4 GHz

    802.11g

    • Lançada em 2003
    • Com diferentes taxas de dados tipos de modulação: 6, 9, 12, 18, 24, 36, 48 e 54 Mbps; possível reverter para 1, 2, 5,5 e 11 Mbps, utilizando DSSS e CCK
    • OFDM (Orthogonal frequency division multiplexing (OFDM-) com 52 sub-portadora canais; retroativamente compatível com o 802.11b usando DSSS e CCK
    • Três canais não-sobrepostos em aplicações industriais, científicas, medicinais (ISM) faixa de frequência a 2,4 GHz

  3. #3

    Padrão Re: Modos diferentes causam interferência entre sí ?

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Sim, por que? eles trabalham na mesma frequencia mesmo que estaja de costas um para o outro vai sofrer com interferencia vindo as costas.

    Bom ja nas modulacao vao as diferencas para vc entender

    802.11b

    • Lançada em 1999
    • Com diferentes taxas de dados tipos de modulação: 1, 2, 5,5 e 11 Mbps
    • Taxa Alta dsss (direct-sequence HR-Direct Sequence Spread Spectrum)
    • Três canais não-sobrepostos em aplicações industriais, científicas, medicinais (ISM) faixa de frequência a 2,4 GHz
    802.11g

    • Lançada em 2003
    • Com diferentes taxas de dados tipos de modulação: 6, 9, 12, 18, 24, 36, 48 e 54 Mbps; possível reverter para 1, 2, 5,5 e 11 Mbps, utilizando DSSS e CCK
    • OFDM (Orthogonal frequency division multiplexing (OFDM-) com 52 sub-portadora canais; retroativamente compatível com o 802.11b usando DSSS e CCK
    • Três canais não-sobrepostos em aplicações industriais, científicas, medicinais (ISM) faixa de frequência a 2,4 GHz
    Ta explicado. Valeu! *

  4. #4

    Padrão Re: Modos diferentes causam interferência entre sí ?

    É recomendado utilizar modo B,

  5. #5

    Padrão Re: Modos diferentes causam interferência entre sí ?

    A alta utilização do modo B em detrimento do modo G se deve ao fato de não ser possível a separação dos clientes associados ao mesmo AP e mesma antena em canais diferentes, conforme a a qualidade de sinal.
    O padrão G, por ser modulado da mesma forma que o padrão 802.11a, consegue a mesma taxa de throughput, ou seja: 6, 9, 12, 18, 24, 36, 48 e 54 Mbps.
    A nova geração de APs multi channel quebra esse conceito e mostra que é possível oferecer banda larga em 2,4Ghz, sem necessidade de troca do kit do cliente.

  6. #6

    Padrão Re: Modos diferentes causam interferência entre sí ?

    Se um painel estiver de costa para o outro painel onde ambos estão no canal 1 E a atena tenha uma boa isolação nas costas e ou boa distancia para evitar a interferencia nas costas não haverá problemas. Isto estou baseando que voce precisa de usar G e B e ponderou sobre os beneficios. etc.

    Uma situação onde o ideal é usar Canal 1 mesmo que pegando um pouco de ruido nas costas seria apos analise "Site Survey" voce identifique que não ha canais disponiveis de frente onde todos estão chegando em sua torre com uma potencia boa e apenas o canal 1 chega com sinal fraco, então voce coloca 1 para conseguir uma qualidade melhor em seu POP.

    Mais facil tratar ruido nas costas do painel do que de frente para o mesmo.

  7. #7

    Padrão Re: Modos diferentes causam interferência entre sí ?

    Citação Postado originalmente por leoservice Ver Post
    Se um painel estiver de costa para o outro painel onde ambos estão no canal 1 E a atena tenha uma boa isolação nas costas e ou boa distancia para evitar a interferencia nas costas não haverá problemas. Isto estou baseando que voce precisa de usar G e B e ponderou sobre os beneficios. etc.

    Uma situação onde o ideal é usar Canal 1 mesmo que pegando um pouco de ruido nas costas seria apos analise "Site Survey" voce identifique que não ha canais disponiveis de frente onde todos estão chegando em sua torre com uma potencia boa e apenas o canal 1 chega com sinal fraco, então voce coloca 1 para conseguir uma qualidade melhor em seu POP.

    Mais facil tratar ruido nas costas do painel do que de frente para o mesmo.
    Leo, eu concordo com você. Sempre escolho o canal com base no que chega pela frente.
    Já aconteceu de eu não ter outra opção e ficar com dois APs no mesmo canal na torre.
    Daí uma solução que encontrei na prática foi deixar estes dois APs e no mesmo canal e em WDS um com o outro. Assim parece que eles se comportam como se fosse um só.
    Sei la, nunca li nada oficial a respeito disso. Foi só por dedução.
    Já debatemos aqui no Under sobre maneiras de isolar mais os sinais vindos de trás, pois a maioria das antenas não tem uma boa relação frente x costas. Até manta absorvedora de RF foi sugerido, mas até agora nada de prático.
    Tem alguma sugestão para isolar melhor o que vem de trás? Principalmente com os Nano por exemplo é impossível evitar esta interferencia, pois eles são péssimamente isolados.

    Citação Postado originalmente por betomariano Ver Post
    A alta utilização do modo B em detrimento do modo G se deve ao fato de não ser possível a separação dos clientes associados ao mesmo AP e mesma antena em canais diferentes, conforme a a qualidade de sinal.
    O padrão G, por ser modulado da mesma forma que o padrão 802.11a, consegue a mesma taxa de throughput, ou seja: 6, 9, 12, 18, 24, 36, 48 e 54 Mbps.
    A nova geração de APs multi channel quebra esse conceito e mostra que é possível oferecer banda larga em 2,4Ghz, sem necessidade de troca do kit do cliente.
    Eu tenho meu plano principal, 90% com velocidade de 512kbps/512kbps e burst de 2M/2M.
    Parece loucura para muitos?
    Pode ser, mas funciona quando usamos b/g. Até agora não senti estrangulamento.
    Só B, nunca mais

  8. #8

    Padrão Re: Modos diferentes causam interferência entre sí ?

    Estou trocando para B/G e melhorou a taxa de transmissão mais o que notei ate agora que ele quer exige mais qualidade no sinal , clientes que tinham em modo b -65 agora foram para -70 -71 ,

    Não mexi ainda nestes clientes pois ainda esta em teste , vou setar o rb em modo g somente para ver se este problema diminui.

    Ping nao deu diferença em horarios de pico sempre estavel .

    Taxa do cartão passou de 3Mb para 9MB fixado em 36Mb

    Vamos ver o que vai dar