Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile R52n Funciona com uma antena?

    Ola amigos!
    Andei lendo ostros tópicos e fiquei em duvida!
    Tenho uma setorial 5,8ghz e to em duvida se posso ligar este cartão nela para transmitir em protocolo N!
    Obrigado

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: R52n Funciona com uma antena?

    qual cartao vc esta usando, verifica se e 1:1 ou 2:2 se for 2:2 tera q ter antena de dupla polarizacao, posso estar errado me corrijam por favor

  3. #3

    Padrão Re: R52n Funciona com uma antena?

    o correto para usar o protocolo N é ter antena de dupla ou entao usar duas antenas (meio inviavel)...

  4. #4

    Padrão Re: R52n Funciona com uma antena?

    Usar 1x1 setorial Ideial de 17dbi, horizontal, 90°5.8ghz.
    Vi e outros tópicos que este cartão só funciona com as duas chain ligadas, como a setorial e simples só vou usar uma! Nos clientes posso ta usando airgrid ou nano antigo!

  5. #5

    Padrão Re: R52n Funciona com uma antena?

    Amigo, já utilizei deste cartão para ptp, o throughput ficou ótimo, passando dos 30mb's.
    No seu caso não tenho certeza, pois já li em outros lugares alguma coisa falando sobre a perda de desempenho desse cartão ligado em painéis setoriais. Como nunca testei, vale a pena você testar.
    Depois coloque aqui os resultados.

  6. #6

    Padrão Re: R52n Funciona com uma antena?

    De todo jeito vou compra uma rb para gerenciar a rede. Atualmente uso um ring com 5 nanos 2, uma beleza quanto a sinal e estabilidade pensei em fazer a mesma coisa em 5,8 mas tenho esta setorial parada aqui e vi o pessoal falando muito bem dela. Com R$110,00 compro o R52N um bullet m5 ta custando R$290,00 na mesma loja ai já e melhor usar om nano no lugar!

  7. #7

    Padrão Re: R52n Funciona com uma antena?

    Citação Postado originalmente por WiFiBR Ver Post
    Amigo, já utilizei deste cartão para ptp, o throughput ficou ótimo, passando dos 30mb's.
    No seu caso não tenho certeza, pois já li em outros lugares alguma coisa falando sobre a perda de desempenho desse cartão ligado em painéis setoriais. Como nunca testei, vale a pena você testar.
    Depois coloque aqui os resultados.
    Vc usou antena dupla? Vi o pessoal falando que só funciona com as duas chain ligadas, no meu caso so vou ligar uma!

  8. #8

    Padrão Re: R52n Funciona com uma antena?

    Boa tarde,

    Essas gambiarras não ficam boas. Para ligar um cartão/rádio padrão N/MiMo somente usando todas as saídas. Lembrando que esse tipo de transceptor pode ter de 2 a 4 saídas de rádio.

    Eu tenho cartões R52N aqui. Nos testes com apenas uma antena dão muitas perdas de pacotes. Utilizando um painél de dupla polarização ficou muito bom, entretanto tirei de produção, pois o painél não é homologado.

    O próximo passo é testar em ponto a ponto. Penso queo tráfego não pode ser muito alto tendo em vista não ser um cartão robusto. Logo, o processamento pode ser baixo mesmo com uma boa RB, como RB433AH ou RB800.

  9. #9

    Padrão Re: R52n Funciona com uma antena?

    Eu usei o cartão R2N . Com um só paineil ativa só um chain, como o Gabriel está desejando.
    Não notei perda.
    Mas como o objetivo era usar os dois chain, coloquei mais um painel.
    São dois paineis da Computech polarização horizontal. Assim as duas saídas do cartão estão trabalhando na mesma polarização. A RB com o cartão estão dentro de um painel e um pigtail sai para o outro painel.
    Ficou muito bom. Os painéis, no certificado de homologação diz ser de 30º. O pessoal da Computech diz que é 90º.
    Mas depois que coloquei os dois trabalhando junto está dando 180º facinho.
    Distorceu o lóbulo original.
    Não coloquei um painel de dupla polarização porque os clientes são 1 x 1.

  10. #10

    Padrão Re: R52n Funciona com uma antena?

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Boa tarde,

    [...]O próximo passo é testar em ponto a ponto. Penso queo tráfego não pode ser muito alto tendo em vista não ser um cartão robusto. Logo, o processamento pode ser baixo mesmo com uma boa RB, como RB433AH ou RB800.
    Como ptp, usando os dois Chains, tenho aqui passando 40mb full tranquilamente em curtas distancias, não testei em enlaces longos, para usar como AP, da pra ativar um chain só, mas com certeza vc não estará obtendo tudo o que o cartão te oferece. Uma boa saida são os paineis da Ubiquit, que são dual e tem um modelo homologado, se não me engano a de 20db, e não é muito cara. Andei fazendo uns testes em bancada e é possivel conectar tanto equipamentos 2x2 como 1x1, mesmo com o cartão trabalhando em 2x2, mas não coloquei em campo pra ver o desempenho como fica.

  11. #11

    Padrão Re: R52n Funciona com uma antena?

    Bom dia,

    Analisando o R52n vi que o mesmo funciona somente em 2.4GHz. O que funciona em 2.4GHz e 5.8GHz é o R52Hn. Logo, o R52n não é adequado para ponto a ponto.

    Usando somente uma das saídas poderá danificar a saída não utilizada, pois utilizar transceptor sem antena o danifica, exceto se o R52n tem algum sistema de proteção. Já fiz esse teste no passado e constatei o sério problema de se usar equipamento rádio transmissor sem antena.


    Citação Postado originalmente por luizrfabri Ver Post
    Como ptp, usando os dois Chains, tenho aqui passando 40mb full tranquilamente em curtas distancias, não testei em enlaces longos, para usar como AP, da pra ativar um chain só, mas com certeza vc não estará obtendo tudo o que o cartão te oferece. Uma boa saida são os paineis da Ubiquit, que são dual e tem um modelo homologado, se não me engano a de 20db, e não é muito cara. Andei fazendo uns testes em bancada e é possivel conectar tanto equipamentos 2x2 como 1x1, mesmo com o cartão trabalhando em 2x2, mas não coloquei em campo pra ver o desempenho como fica.

  12. #12

    Padrão Re: R52n Funciona com uma antena?

    Não ficou muito claro: 180 graus? 90 graus em cada saída?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu usei o cartão R2N . Com um só paineil ativa só um chain, como o Gabriel está desejando.
    Não notei perda.
    Mas como o objetivo era usar os dois chain, coloquei mais um painel.
    São dois paineis da Computech polarização horizontal. Assim as duas saídas do cartão estão trabalhando na mesma polarização. A RB com o cartão estão dentro de um painel e um pigtail sai para o outro painel.
    Ficou muito bom. Os painéis, no certificado de homologação diz ser de 30º. O pessoal da Computech diz que é 90º.
    Mas depois que coloquei os dois trabalhando junto está dando 180º facinho.
    Distorceu o lóbulo original.
    Não coloquei um painel de dupla polarização porque os clientes são 1 x 1.

  13. #13

    Padrão Re: R52n Funciona com uma antena?

    Marcelo, deu para perceber que o conjunto cartão com as duas chains ativadas e os dois painéis da Computech deu um lóbulo de aproximadamente 180º.

    Quando estava com um só painél e um só chain ativado, ou seja trabalhando 1 x 1, a abertura não dava os 90º que o fabricante alega. No certificado de homologação está como 30º. Dava um pouco mais.
    O que aconteceu foi a mudança do lóbulo de irradiação com os dois painéis. Cliente em 180º conecta perfeitamente.

    Luiz, nunca li nada de comprovação oficial, mas por dedução creio que se eu não tiver clientes em 2 x 2 não teria porque ter na base 2 x 2 duplamente polarizado. Por isso não usei uma antena de dupla polarização e fiz esta "gambiarra" 2 x 2 mas numa só polarização.

    O Luciano da Computech estava um dia desses falando sobre "indução parasita" quando os elementos de uma antena duplamente polarizada não reduz drásticamente a polarizição cruzada.
    É o que deve ter acontecido comigo, deformando o lóbulo de irradiação, mas de forma positiva.
    Eu não tenho o conhecimento técnico para analisar corretamente. Só observei a prática.
    O Marcelo tem mais propriedade para comentar este efeito.

  14. #14

    Padrão Re: R52n Funciona com uma antena?

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    Analisando o R52n vi que o mesmo funciona somente em 2.4GHz. O que funciona em 2.4GHz e 5.8GHz é o R52Hn. Logo, o R52n não é adequado para ponto a ponto.

    Usando somente uma das saídas poderá danificar a saída não utilizada, pois utilizar transceptor sem antena o danifica, exceto se o R52n tem algum sistema de proteção. Já fiz esse teste no passado e constatei o sério problema de se usar equipamento rádio transmissor sem antena.
    Relamente, não havia me atentado ao detalhe, e levei em consideração o Hn. Para usar apenas um chain, basta desabilitar o que não será conectado a antena.

  15. #15

    Padrão Re: R52n Funciona com uma antena?

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    Analisando o R52n vi que o mesmo funciona somente em 2.4GHz. O que funciona em 2.4GHz e 5.8GHz é o R52Hn. Logo, o R52n não é adequado para ponto a ponto.
    desculpe amigo mas vc se equivocou, o R52N funciona em a/b/g/n... inclusive uso eles no PTP que tras meu link rodando em 5,8 com protocolo N e NV2...
    Vide RouterBoard.com : R52N

  16. #16

    Padrão Re: R52n Funciona com uma antena?

    Não exatamente,

    O que testei de fato foi este:

    RouterBoard.com : R2N

    É que são tantos cartões que eu me perdi. Tenho dezenas de mini-PCI aqui para testes ou em uso. Dá um desconto aí? rsrs

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    desculpe amigo mas vc se equivocou, o R52N funciona em a/b/g/n... inclusive uso eles no PTP que tras meu link rodando em 5,8 com protocolo N e NV2...
    Vide RouterBoard.com : R52N

  17. #17

    Padrão Re: R52n Funciona com uma antena?

    imagina, soh quis esclarecer mesmo... abs

  18. #18

    Padrão Re: R52n Funciona com uma antena?

    Quem colocou esta mensagem subliminar no Marcelo fui eu quando citei no meu caso o R2N, hehehe!!!
    Este sim é só 2.4

  19. #19

    Padrão Re: R52n Funciona com uma antena?

    Então 1929,

    Analisando as mensagens vi que alguns colegas me "derrubaram"... incluindo você... rsrs

    Realmente tem mensagens sobre R52n e sobre R2n. Fui traído pela leitura rápida.

  20. #20

    Padrão Re: R52n Funciona com uma antena?

    Vou testar o R52N para ver como se comporta na setorial! Não e para ter perca de pacotes pois temo bullet M5 feito para isso, só e para tem uma performance menor!