+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Basesttion + rocket m5

    Olar amigos, estou aqui mais uma vez para pedir o auxilio de vocês,é o seguinte minha rede é 2.4ghz e postei a alguns dias atraz um post dizendo que queria passar uma banda maior aos clientes e não conseguia...
    bem muitos falaram para migrar pra 5.8 ghz, então foi o que fiz fui no paraguay e comprei 3 Basestation 5.8 120° e 3 rockets m5
    para estar migrando toda a rede para frequência 5.8GHZ, vou usar airgrid e nano m5 nos clientes.
    Bem gostaria de saber se alguém sabe algum tutorial de como configurar corretamente os rockets, pois minha rede está da seguinte forma uma RB433AH autenticando os clientes em hotspot.Gostaria de colocar os rockets em bridge repassando diretamente o ip do hotspot para os clientes (como se os rockets fossem invisíveis) e saber como ativar o armaix se utilizo 20mhz ou 40 mhz, etc... Estas funçoes que melhora uma rede airmax, não consegui encontrar em nenhum lugar algo que tire todas minhas dúvidas, já que meu pouco conhecimento é voltado para mikrotik xD. Agradeço desde já e bom Final de semana a todos.

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Basesttion + rocket m5

    humm rocket do paraguai voce ja fes errado não vai ter homologação e um dia quando for legalizar na anatel voce vai ter problemas .
    quanto as suas duvidas use ap wds e station wds no ponto a ponto ate a torre e no rocket que vai logar cliente acess point e no cliente station .

    no cliente funciona tanto como router ,como bridge seja feliz .

  3. #3

    Padrão Re: Basesttion + rocket m5

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    humm rocket do paraguai voce ja fes errado não vai ter homologação e um dia quando for legalizar na anatel voce vai ter problemas .
    quanto as suas duvidas use ap wds e station wds no ponto a ponto ate a torre e no rocket que vai logar cliente acess point e no cliente station .

    no cliente funciona tanto como router ,como bridge seja feliz .
    complementando.
    voce pode usar 10, 20 ou 40 mhz

    quanto maior a canalizacao, maior a banda passante, pior é o sinal e ainda sofre mais com interferencia.

    senao vai trabalhar com bandas baixas (ate 2megas), recomendo usar 10 mhz de canalizacao.... tera um sinal melhor, ira sofrer menos com interferencia... logo, tera uma maior estabilidade.

    contudo, esse nao é o Grande X da questao...
    Nao sao todos os canais da Frequencia 5 Ghz que podem ser usados... alguns so podem ser usados indoor (dentro da residencia e com potencia baixa)... enquanto outros podem ser usados outudoor, mas precisa respeitar as exigencias.
    O mal uso dessa faixa pode interferir em radar aeronautico ou militar.. ai ja viu neh!? alem da anatel no pé, voce ainda pode ter um problema maior ainda com os militares ou aeronautica.
    da uma lida nesse topico: https://under-linux.org/f105/5-ghz-u...ocorro-147398/

  4. #4

    Padrão Re: Basesttion + rocket m5

    Amigo o rocket é homologado sim, obrigado pelas dicas !!!

  5. #5

    Padrão Re: Basesttion + rocket m5

    Citação Postado originalmente por Reinan Ver Post
    Amigo o rocket é homologado sim, obrigado pelas dicas !!!
    sim, o rocket é homologado aqui no brasil com as empresas:
    - BRAZILIAN SATÉLITE COMUNICAÇÃO LTDA
    -
    INTERENGE ENGENHARIA
    -
    RÁPIDO INFORMÁTICA LTDA
    -
    OIW INFORMÁTICA LTDA
    -
    FIREMAX INDÚSTRIA
    -
    BRADEL

    nao vi nenhuma empresa do Paraguay que tenha homologado os rocket, logo, voce comprou um equipamento nao homologado.

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Basesttion + rocket m5

    e complicado voce esta falando que o equipamento não e homologado e o cara ainda acha que esta certo ,de vez em quando eu fico em duvida de responder algumas duvidas por estas e por outras

  7. #7

    Padrão Re: Basesttion + rocket m5

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    e complicado voce esta falando que o equipamento não e homologado e o cara ainda acha que esta certo ,de vez em quando eu fico em duvida de responder algumas duvidas por estas e por outras
    naldo e andrio, então, se tiver a nota fiscal de um produto comprado no brasil porém o selo se desgastou com o tempo ou foi perdido,ou o mesmo nao tem selo, posso imprimir o selo em A4 e deixar na caixa hermetica na base da torre para mostrar aos fiscais?

    outra coisa, tenho um nano que tem selo e ele queimou, o selo encontra-se na tampa removivel do nano, posso comprar um nano no PY e substituir apenas a tampa! será que isso passa? seria um jeitinho brasileiro, porem os precos sao muito diferentes?

    tendo em vista que colocarei os nanos no cliente, sera que os fiscais vao nas casas dos clientes para ver se o equipamento e homologado? nunca ouvi falar disso!

    desculpe ao criador do topico o assunto nao tem nada a ver com o mesmo, mais ja que tocaram no assunto! resolvi palpitar.

    sobre o topico amigo, o ideal e voce fazer um teste do seu equipamento em bancada! e aprender na pratica trabalhando com ele, se pegar uma receita de bolo depois qualquer problema voce vai se perder e nao vai conseguir solucionar!

    abraçao

  8. #8
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Basesttion + rocket m5

    Citação Postado originalmente por cls7007 Ver Post
    naldo e andrio, então, se tiver a nota fiscal de um produto comprado no brasil porém o selo se desgastou com o tempo ou foi perdido,ou o mesmo nao tem selo, posso imprimir o selo em A4 e deixar na caixa hermetica na base da torre para mostrar aos fiscais?

    outra coisa, tenho um nano que tem selo e ele queimou, o selo encontra-se na tampa removivel do nano, posso comprar um nano no PY e substituir apenas a tampa! será que isso passa? seria um jeitinho brasileiro, porem os precos sao muito diferentes?

    tendo em vista que colocarei os nanos no cliente, sera que os fiscais vao nas casas dos clientes para ver se o equipamento e homologado? nunca ouvi falar disso!

    desculpe ao criador do topico o assunto nao tem nada a ver com o mesmo, mais ja que tocaram no assunto! resolvi palpitar.

    sobre o topico amigo, o ideal e voce fazer um teste do seu equipamento em bancada! e aprender na pratica trabalhando com ele, se pegar uma receita de bolo depois qualquer problema voce vai se perder e nao vai conseguir solucionar!

    abraçao
    boa pergunta

  9. #9
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Basesttion + rocket m5

    não ate por que o numero de serie do produto e discriminado na nota fiscal .
    se pega um fiscal chato ele vai olhar isto ,ai e o famoso a casa caiu .........

    quanto ao nano como eu disse se o fiscal for um lineu silva da vez ,voce se enrola..

  10. #10

    Padrão Re: Basesttion + rocket m5

    ja pensou que frequencia vamos usar no futuro... prq falou em um pouquinho mais de banda se fala em rocket 40Mhz 5.8 o 2.4 ja ta dificil justamente por muitos se aventurarem de qualquer jeito sem conhecimento nenhum de eletronica frequencia nada e o que tem hj 2.4 totalmente estragado e não ta muito longe do 5.8 virar isso... ai vem muitos provedores reclamam que via radio e ruim que um negocio furado muitos clientes caindo fora prq não presta... Sou totalmente a favor que para se ter um provedor ser montado por pessoas com um conhecimento da area saber o que pode e que não pode se todos fosses certinho tenho certeza que ate em 2.4 daria pra trabalhar legal mesmo...

  11. #11

    Padrão Re: Basesttion + rocket m5

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    não ate por que o numero de serie do produto e discriminado na nota fiscal .
    se pega um fiscal chato ele vai olhar isto ,ai e o famoso a casa caiu .........

    quanto ao nano como eu disse se o fiscal for um lineu silva da vez ,voce se enrola..
    nenhuma das minhas notas vem com numero de serie! kkkkkkk compro na american satelite

  12. #12
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Basesttion + rocket m5

    affff deixa para la toca o barco depos me fala ..........

  13. #13

    Padrão Re: Basesttion + rocket m5

    Citação Postado originalmente por infoservwireless Ver Post
    ja pensou que frequencia vamos usar no futuro... prq falou em um pouquinho mais de banda se fala em rocket 40Mhz 5.8 o 2.4 ja ta dificil justamente por muitos se aventurarem de qualquer jeito sem conhecimento nenhum de eletronica frequencia nada e o que tem hj 2.4 totalmente estragado e não ta muito longe do 5.8 virar isso... ai vem muitos provedores reclamam que via radio e ruim que um negocio furado muitos clientes caindo fora prq não presta... Sou totalmente a favor que para se ter um provedor ser montado por pessoas com um conhecimento da area saber o que pode e que não pode se todos fosses certinho tenho certeza que ate em 2.4 daria pra trabalhar legal mesmo...
    Exato. O problema é que o cara sem noção instala o equipamento e deixa tudo em default, que em certos equipamentos implica em potência máxima e maior largura de canal. Aí ferra tudo pra quem tá tentando trabalhar direito.
    Pior que agora tem uns "entendidos" que recomendam pra qualquer um que quer compartilhar a net fazer enlace em 5.8. É dose.

  14. #14

    Padrão Re: Basesttion + rocket m5

    Pessoal,

    E possível oferecer banda larga aos clientes em 2,4GHz sem a necessidade de trocar os equipamentos clientes.
    Existe um rádio que possibilita separar os clientes em uma mesma antena por qualidade de sinal. Vão ser utilizadas 2 antenas, uma pra TX e outra pra RX.
    É um rádio que funciona em modo multi-canal, permitindo que se possa configurar até 3 canais diferentes no mesmo cartão.
    Exemplo :
    Canal 1 - Clientes com qualidade boa de sinal, bandas a partir de 1 Mb, configuração em G.
    Canal 6 - Clientes com qualidade média de sinal, bandas até 1 Mb, configuração B ou G ou B/G.
    Canal 11 - Clientes com qualidade ruim de sinal, bandas até 512 Kb configuração em B.

    Custa mais caro que composição de placas RB + cartões, mas compensa na economia de troca de equipamentos dos clientes e na manutenção do rede.

    Tem um cliente que tirou 6 Pontos de Acesso de uma torre e colocou um rádio desses.

    Se quiserem mais detalhes, vejam aqui :

    Beto Mariano

  15. #15

    Padrão Re: Basesttion + rocket m5

    interessante, vou pesquisar mais a fundo. tem ideia de valores?

  16. #16
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Basesttion + rocket m5

    estava lendo e tambem achei bastente interessante, mas parece o mesmo sistema Beamforming ne

  17. #17

    Padrão Re: Basesttion + rocket m5

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    e complicado voce esta falando que o equipamento não e homologado e o cara ainda acha que esta certo ,de vez em quando eu fico em duvida de responder algumas duvidas por estas e por outras



    Amigo nesse caso prefiro que não responda mesmo, economize seu tempo.

  18. #18
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Basesttion + rocket m5

    quando te ajudei nos outros post voce não foi mal educado assim ...mostra que voce alem de usar equipamento não homologado deve ser mas um gatonet e gente assim como voce não vai para frente.
    voce pode enganar muita gente por muito tempo ,masnão pode enrolar todo mundo a vida toda .
    o que e seu esta guardado.

  19. #19
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Basesttion + rocket m5

    Pedi um orcamento para ver eles pedem 6700,00 por base, e nao achei nada q diga q esta homologado ainda, mas meio salgado, e como nos sabemos nao tem como ter um torre central para usar so um, e para colocar em cada base sairia muito caro e ainda tem q pensar em sobresalentes, fico com o ubnt que esta me dando uma resposta muito boa