+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace com radios digitais custo beneficio qual comprar

    Bom dia a todos.

    Estou fechando um contrato com uma operadora de link dedicado e tenho a necessidade de uasar radios de micro-ondas.
    Ja estou vendo o licenciamento da frequencia com o pesoal que faz consultoria para mim.
    Prreciso de indicaçoes de soluçoes que consigam passar 200 megas a 30 km e que nao sejam muito caras.
    Conto com a ajuda de vocês e desde ja agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace com radios digitais custo beneficio qual comprar

    Talvez eu esteja errado mas logo pensaria em POnto a POnto com Motorola pela confiabilidade d enlace.

    Mas antes de definir equipamentos o ideal é saber como esta a visada, possibilidades de ruido, qual região, altura das torres, para jogar estas informações no radio mobile e fazer uma analise x projeto para então definir equipamento.

  3. #3
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Enlace com radios digitais custo beneficio qual comprar

    Amigo estou enfrentando um dilema parecido, sao dois elace de 40km, vou acompanhar e estou pesquisando, posto resultados tambem para contribuir

  4. #4

    Padrão Re: Enlace com radios digitais custo beneficio qual comprar

    Tenho varios enlaces com radios digitais. wi2be - Soluções wireless banda larga de frequência licenciada , fala com wilson, sao radio de otima qualidade é preço competitivos,
    hj um par de radio pra 30km 25mb full duplex 30 mil reais.

    qualquer duvida posta ai

  5. #5

    Padrão Re: Enlace com radios digitais custo beneficio qual comprar

    tem SIAE, WI2BE, CERAGON, MOTOROLA, ERICSSON, etc !! quqlqur um destes vai resolver seu problema..

    em 7.5ghz com canalização de 28mhz vai passar 180mb em ethernet !

  6. #6

    Padrão Re: Enlace com radios digitais custo beneficio qual comprar

    Eh, eu também já estou começando a pensar em utilizar esse tipo de equipamento. Mas o preço ainda desanima e faz a gente continuar um pouco mais com o Mikrotik/Ubiquiti.

    A Ubiquiti tem uma forte característica de inovação e pioneirismo. Bem que eles poderiam começar a produzir rádios de frequência licenciada, mas com preço realmente acessível.

    É obvio que não espero o preço de um RocketM5 (R$350,00). Mas se conseguissem um rádio com capacidade para 100M Full, com a mesma confiabilidade de um rádio desses mais caros, porém com um preço até uns R$20.000,00 o par (incluindo antena) revolucionariam o mercado, da mesma forma que revolucionaram com a linha Airmax.

    Acredito que capacidade tecnológica eles tem, mercado potencial nem se fale, deve ser somente uma questão de tempo. Ficarei na torcida pra que aconteça. rsrs

  7. #7

    Padrão Re: Enlace com radios digitais custo beneficio qual comprar

    a questão é que custa caro os componentes para "estabilizar" o radio ...

    fpga, etc etc..

  8. #8

    Padrão Re: Enlace com radios digitais custo beneficio qual comprar

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Eh, eu também já estou começando a pensar em utilizar esse tipo de equipamento. Mas o preço ainda desanima e faz a gente continuar um pouco mais com o Mikrotik/Ubiquiti.

    A Ubiquiti tem uma forte característica de inovação e pioneirismo. Bem que eles poderiam começar a produzir rádios de frequência licenciada, mas com preço realmente acessível.

    É obvio que não espero o preço de um RocketM5 (R$350,00). Mas se conseguissem um rádio com capacidade para 100M Full, com a mesma confiabilidade de um rádio desses mais caros, porém com um preço até uns R$20.000,00 o par (incluindo antena) revolucionariam o mercado, da mesma forma que revolucionaram com a linha Airmax.

    Acredito que capacidade tecnológica eles tem, mercado potencial nem se fale, deve ser somente uma questão de tempo. Ficarei na torcida pra que aconteça. rsrs

    Olá,

    Realmente o que desanima é o preço muito elevado. Certo que a custo beneficio sai bem em conta! Mas quem está começando agora, como eu, fica muito dififcil conseguir uma receita tão alta assim!

  9. #9
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace com radios digitais custo beneficio qual comprar

    Ma existem bons r´dios no mercado por menos de 12.000 completos... usa Radiwn que passa tranquilo 100mb, ou Motorola canopy bachall... todos 5.8 e chegam a mais de 80km brincando, usam protocolos que os imunizam das interferencias e se saem muito bem se nao estiver sujo de mais o espectro ai....

  10. #10

    Padrão Re: Enlace com radios digitais custo beneficio qual comprar

    Citação Postado originalmente por availto Ver Post
    Bom dia a todos.

    Estou fechando um contrato com uma operadora de link dedicado e tenho a necessidade de uasar radios de micro-ondas.
    Ja estou vendo o licenciamento da frequencia com o pesoal que faz consultoria para mim.
    Prreciso de indicaçoes de soluçoes que consigam passar 200 megas a 30 km e que nao sejam muito caras.
    Conto com a ajuda de vocês e desde ja agradeço.
    Boa noite,
    Gente resolvi reativar esse tópico de 2011 pois estou precisando comprar uma enlace de radio microondas e queria a opinião atual de quem usa esse tipo de equipamento, custo beneficio vale a pena? prós e contras? valeu!

  11. #11

    Padrão Re: Enlace com radios digitais custo beneficio qual comprar

    Bom dia.

    Algum tempo depois de abrir esse tópico comprei um enlace da SIAE, e paguei algo em torno de 25 Mil completo, também comprei Wi2be e Huawei.
    Hoje temos na rede quatro enlaces da SIAE, dois da Wi2be e um da Huawei.
    Se eu fosse indicar um radio enlace licenciado a duas semanas atra seria SIAE mas nas ultimas semanas tivemos problemas com suporte e hoje não recomendo.
    Eu indicaria WI2BE que funciona muito bem e tem facilidade no pagamento que ajuda pra quem não esta com muita grana pra gastar.

    Teresopolis, se quiser falar mais sobre o assunto pode me chamar em off.
    Abraço.

  12. #12

    Padrão Re: Enlace com radios digitais custo beneficio qual comprar

    Eu ja tive siae na mina rede, hoje só tenho wi2be, e recomendo sem medo. Estabilidade excelente, passa a banda que foi prometida, suporte 100% todas as vezes que precisei tirar dúvidas.

  13. #13

    Padrão Re: Enlace com radios digitais custo beneficio qual comprar

    Estou com a mesma duvida de Teresópolis, alem da duvida, ainda não entendo nada de radio licenciado. Alem dos rádios, qual o custo da estrutura necessária (Racks, energia, cabos...etc) as torres deverão se todas autoportantes ?

  14. #14

    Padrão Re: Enlace com radios digitais custo beneficio qual comprar

    A questão da torre não tem diferença, você pode colocar em qualquer uma, desde que aguente a carga... e referente aos custos, a wi2be ja vendo o rádio com todo equipamento necessário para deixar funcionando o enlace. Eu utilizo o radio da wi2be full outdoor...

  15. #15

    Padrão Re: Enlace com radios digitais custo beneficio qual comprar

    Motorola/Cambium Networks sem pensar duas vezes. É instalar corretamente e esquecer.

    Se você me passar as coordenadas GPS do ponto A e do ponto B e a altura das suas torres te faço o projeto e envio. [email protected]

  16. #16

    Padrão Re: Enlace com radios digitais custo beneficio qual comprar

    amigo entra em contato com o [email protected] ele ja faz o projeto e parcela em 12x,,

  17. #17

    Padrão Re: Enlace com radios digitais custo beneficio qual comprar

    Citação Postado originalmente por thedarknex Ver Post
    amigo entra em contato com o [email protected] ele ja faz o projeto e parcela em 12x,,
    Qual projeto vc se refere que o paulo faz ? instalação dos radios ?