+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dois Gateways

    Olá boa noite, tenho uma duvida e gostaria de saber se dá certo, aqui tenho dois links chegando por duas placas de rede e mais uma placa saindo para os clientes da rede, só que tenho somente um link funcionando para os clientes e o outro está parado no servidor, gostaria de saber se teria como usar dois gateways na mesma placa de rede saindo para os clientes para poder usar esse segundo link que está parado.

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão re: Dois Gateways

    vc pode fazer usando um rb 450 ou 750 para fazer loadbalance, ou se preferir numa maquina linux vc pode fazer roteamento pela origem e direcionar quais ips saem por qual link, no mikrotik tambem da de fazer isto. Mas responde qual sistema operacional esta usando?

  3. #3

    Padrão re: Dois Gateways

    tem sim amigo usar dois gateways saindo pela mesma ether, um link vc usa uma classificação de ip 192.168.0.1 (link-1) 192.168.1.1 (link-2) pode se fazer loadbalance que existe outras formas de balanciamento de link. no forum existe diversas esplicações de como fazer loandbalance. Falow

  4. #4

    Padrão re: Dois Gateways

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    vc pode fazer usando um rb 450 ou 750 para fazer loadbalance, ou se preferir numa maquina linux vc pode fazer roteamento pela origem e direcionar quais ips saem por qual link, no mikrotik tambem da de fazer isto. Mas responde qual sistema operacional esta usando?
    toh usando o mikrotik mesmo.

  5. #5

    Padrão re: Dois Gateways

    Citação Postado originalmente por gustavosimoes Ver Post
    tem sim amigo usar dois gateways saindo pela mesma ether, um link vc usa uma classificação de ip 192.168.0.1 (link-1) 192.168.1.1 (link-2) pode se fazer loadbalance que existe outras formas de balanciamento de link. no forum existe diversas esplicações de como fazer loandbalance. Falow
    ok mais a interface de saida dos clientes tem um ip e se usar dois gateways como vai ficar o segundo gateway?

  6. #6

    Padrão re: Dois Gateways

    Aqui eu tenho 1 Link e 2 Gateways para a rede interna, não entendi se é essa a tua intenção, se for, basta adicionar o 2o. Gateway em [ IP => ADRESSES ]. Aqui eu uso 2 Gateaway's na mesma faixa por causa da antiga estrutura da empresa. Aqui 1 único MK responde por 192.168.1.250 e 192.168.1.254. Ou seja, lá na casa do cliente, funciona configurando qualquer um destes gateways, e ambos saem pelo mesmo link de internet.