+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB750G - Controle de Banda X Número de Clientes

    1. Tenho 20M de internet
    2. Estou com 100 clientes ativos
    3. Velocidades entre 512k a 1Mega
    4. Uso o RB750G como controle de banda

    Já vi minha taxa de Rx chegar a 13mega
    E o uso de cpu/memoria chegar a 65%


    Até quantos Clientes meu RB750g Suporta?
    Já é hora de dividir a rede em 2?
    Alguem tem um manual passo-a-passo de todas as funcionalidades desse Rb750G?

    Qual seria um roteador com melhor desempenho que esse, para que eu possa substitui-lo???


    abraço galera!!

  2. #2

    Padrão Re: RB750G - Controle de Banda X Número de Clientes

    QUantos clientes vai suportar vai depender do trafego gerado por eles, e quantos estão on line com trafego naquele momento.

    Dividir é bom, melhor ainda a baixo custo ou seja colocar outra RB750G, na minha opinião é melhor ter varias RB do que ter uma unica fazendo tudo, pois se esta unica parar sua rede intera esta parada, quanto menor o numero de clientes por POP e maior o numero de POP melhor é.

    Tenho aplicado em pequenos provedores RB750g com Nano agora usando OSPF para gerar uma dinamica onde o link de um PTP cai a rota muda e o cliente não fica sem internet.

  3. #3

    Padrão Re: RB750G - Controle de Banda X Número de Clientes

    Melhor subistituilá por um PC mikrotik, processamento de 680mhz e muito pouco pra sua rede, fiz prestação de serviços pra um provedor que tambem tinha uma RB750g processamento em horario de pico era mais de 70%, quando chegava a 100% travava tudo e toda hora tinha que reiniciar, fiz algumas aplicacoes como firewall mangle, queue tree e controle de QoS ae travou tudo de vez, antes que de problema na sua rede subistitua a mesma. (obs: consumo da rede 19Mbps e 280 clientes, velocidades de 300,500,1mega 2 megas a estrutura)

  4. #4
    Avatar de wpalasi
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Engenheiro Beltrão - PR
    Posts
    45
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RB750G - Controle de Banda X Número de Clientes

    olha quanto a capacidade de clientes eu já vi pessoas ultilizarem ate 200 clientes em uma 750g, mas como o amigo disse em cima depende do trafego gerado por eles... das regras que vc ultiliza na rb que pode tornar o processamento mais intenso, voce poderia colocar uma RB 11000 que ficaria bom, mas o custo beneficio talves compensaria vc por um MIkrotik O.S em um pc mesmo... e dae ja dá pra fazer um cache e dar uma aliviada no link =)

  5. #5

    Padrão Re: RB750G - Controle de Banda X Número de Clientes

    Para uma rede com até 60 clientes com planos de 300kbps e 500kbps uma RB750 consegue suportar?

    Abraço.
    Última edição por Poemander; 19-03-2012 às 23:22.

  6. #6
    Avatar de wpalasi
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Engenheiro Beltrão - PR
    Posts
    45
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RB750G - Controle de Banda X Número de Clientes

    cara eu nao recomendaria a RB-750 eu recomendaria a RB750G pois a versão G tem mais memoria, melhor processamento e tal... e aguenta sim sussegado, ai vc coloca umas regrinhas pra ajudar no p2p, torrent, e tal.. se quiser eu te passo as que uso na minha. vlw !

  7. #7

    Padrão Re: RB750G - Controle de Banda X Número de Clientes

    Obrigado, amigo Wpalasi... quero essas regras sim... não quero trabalhar com um equipamento no seu limite e quanto regras + mais processamento... Valeu.

  8. #8
    Avatar de wpalasi
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Engenheiro Beltrão - PR
    Posts
    45
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RB750G - Controle de Banda X Número de Clientes

    Uhum, mas com essa quantidade de clientes, e a velocidade em media que pretende distribuir, uma rb 750g e mais do que sulficiente ela da conta sim amigo, mais tarde posto as regras... vlw !