Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    Qual é o custo disto? e viavel?

  2. #42

    Padrão Re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Bem, há alguns anos atras comentei bastante (e insistentemente) sobre os sistemas FSO (Free Space Optics).

    Ainda são uma alternativa viável, com alguns equipamentos já batendo a marca dos 10gbps.

    Gigabit Free Space Optical Links 1-10Gbps :: Mark Julier
    realmente isso é uma tendência forte
    mas eu não arriscaria instalar isso sem um sistema de redundância.
    por causa que o nosso pais é fogo, não tem tempo certo para dar.
    de uma hora para outra pode neblinar
    o interessante seria instalar mais trabalhar somente com 30% da capacidade dele.

  3. #43

    Padrão Re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    A redundancia amigo...
    fica no server e funciona perfeitamente...
    os nosso clientes de dslan nao temos suporte...e muito bom...agora temos poucos clientes com dslan ainda ,
    pois estamos implantando so os clientes de perfil de 5 e 10 mb...
    o grande detalhe...e que podemos vender com alta qualidade
    Internet
    Ip tv
    Voip

    Pois Temos 24,5 de troupout ate 2 km ae poderiamos usar por exemplo

    pra net 10 mb ,
    pra tv 10 mb
    1 mb pra voip,
    ainda temos 3,5 de largura de banda.
    todos servicos com alta qualidade e poquissimo suporte com essa tecnologia...
    o problema dela e o custo, mais funciona muito bem,
    quem quiser ficar no mercado amigos vai tem de entrar nessa,,,pois rede com cabo utp ja era...e uso aqui tb...mais...
    sem comparaçao...
    qualquer coisas estou a dispociçao
    dim

  4. #44

    Padrão Re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    aguem poderia postar fotos

  5. #45

    Padrão Re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    de que voce quer as fotos?

  6. #46

    Padrão Re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    E GPON e GEPON não vira?

  7. #47

    Padrão Re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    no meu ponto de vista, ano seria somente um fator isolado o que seria mais vantajoso, e sim o todo, por exemplo, o padrao GPON que foi citado é otimo pala alta confiabilidade e altas taxas de transferenciae latencia, mas será que compensaria pra maioria? pelo valor da implantação? cabo cat5 nao compensa para a maioria, mas para muitos ainda é uma solução pelo custo.
    tem que analisar cada caso comparando velocidade e latencia X custo X manutenção X expensão (qnt de usuarios por ponto etc)

  8. #48

    Padrão Re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    Citação Postado originalmente por Evilazio Ver Post
    Quais são os problemas para quem usam os postes sem a prévia autorização? qual o valor da multa? alguem aqui ja foi autuado pela companhia de energia?
    Opa, tudo bem Evilasio...

    Como voce esta na Grande São Paulo como eu, voce pode falar direto com o contato abaixo, tratei todo o processo de concessão com ele.

    Obs: lembrando, voce irá precisar apresentar para qualquer concessionaria um projeto de rede aprovado por um engenheiro.

    Aqui fiz um projeto em Fibra Óptica de nosso backbone até uma torre.

    Maurício Sanches Bruzzi P. Coelho
    Coordenador de Clientes Empresariais
    Diretoria de Marketing e Clientes

    AES Eletropaulo - Uma Empresa AES Brasil
    Rua 25 de Janeiro, 320 - Luz - CEP: 01103-000
    São Paulo- SP - Brasil
    Tel.: 55 11 2195 2703 - Fax: 55 11 2195 2606 - Cel: 55 11 9613 4316
    www.aesbrasil.com.br




    Anderson

  9. #49

    Padrão Re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    Olá pessoal,

    Cabeamento depende muito de cada região, se for uma região muito povoada o ideal seria CMTS/DOCSIS que tem equipamentos para atender de 2 a 100 mil clientes simultaneos, o HPNA atende com cada equipamentos Master até 120 clientes.

    Outra coisa que temos que analisar se compensa e é viavel com as pretenções do provedor é o custo do cabeamento, o cabo coaxial tem o custo por metro de R$ 2,60, já a fibra tem o custo de R$ 1,20 o metro, isso somente o cabo, não informei conectores, tap, fusão, etc...

    Fibra: 4 vias suporta com equipamento vendido em qualquer local 4Gb (1Gb para cada via). Equipamento de core custa cerca de R$ 2 mil e suporta saida de 2 vias de fibra, cada via suporta 64 clientes, ou seja 15Mb para cada cliente isso todos usando. Trocando o ativo na mesma fibra cada via pode trafegar 10 e 40Gb.

    HPNA: 1 master suporta 256Mb dividido para 120 clientes, ou seja 2.1Mb para cada cliente isso todos usando.


    Anderson

  10. #50

    Padrão Re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    Citação Postado originalmente por GilsonBarbosa Ver Post
    Amigos,

    ...... "- Fibra para ligar POP's próximos e também para retransmitir o sinal do coaxial.
    - Coaxial nos clientes, o custo é atrativo, além disso você poderá oferecer inicialmente tv aberta ligando o cabo coaxial direto na tv do cliente (uma opção para quem ainda não possuir pacotes de tv por assinatura)" ......
    Olá Gilson,

    Você esta atissando o interesse de muita gente.

    Me informe na resolução da Anatel onde posso distribuir TV ABERTA aos clientes por cabo coaxial em uma rede de telecom, onde trafega dados e voz.

    Muitos projetos nossos estão parados devido a esta palavrinha chave.


    Anderson

  11. #51

    Padrão Re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    Boas Pessoal.

    Segue minha experiência.

    Como todos já sabem wireless realmente está começando a ficar complicado, desde o inicio de meu provedor vendo fazendo diversas atualizações e modificações de configurações, como mudar os canais, diminuir potência, frequencia e tudo mais, uso 5.8 ubiquiti e com 700 clientes não tive problemas até o momento, realmente os chamados para suporte começaram a aumentar dem uns 2 meses para cá.... concluindo.. concorrente começou usar ubiquit... da-lhe 40mhz poluição e por ae vai,

    Pensando em um futuro, economico e digamos "amador" infelizmente a grana é curta, estou fazendo cabeamento UTP nos postes.

    Aqui no interior do Paraná, sendo a Copel a empresa, tem as mesma exigencias das outras... SCM, engenheiro, NR 10 e por todas as outras. O custo gira em torno de R$ 2.18 o poste, não encontrei nos contratos restrições com energia, tanto que a Copel permite através de contrato puxar a energia diretamente da BT, usando logicamente os medidores com tarifação fixa mensal.

    Uso cabos UTP cat 6 para uso externo da Telcon, são otimos aguentam a puxada devido ao fato do cat 6 e sua proteção/divisão interna, no momento tenho 4km de cabos passados, todos usando 220v e hermeticas nos postes a cada 2 ou 3 postes dependendo da distancia de cada poste, no caso da cidade atendida tem grande variação de quadra a quadra, uso switch gerenciavel em cada poste, somente a placa para evitar aquecimento, pacote de silica em cada caixa para evitar umidade excessiva.

    Um grande lance que percebi, para economizar a grana foi... como é que vou fazer para levar 4km de cabo, com 60 switch ??? em um lance de cabo soh???.. bom a energia vou segmentando a cada 15 switchs, mas que isso pode ocorrer travamento dos equipamentos pois a amperagem começa a sofrer por causa da bitola dos cabos usados para energia.... mas e a rede? ta ae o que acabei fazendo e com sucesso... a cada 15 hermeticas, nanobridge apontada para torre principal, segmentando por VLAN em um switch GERENCIAVEL, está 100% funcional, visto que ofereço 1MB maximo no cliente, com cache chegando a 10MB em alguns casos rápidos, uma bridge bem feita com a torre passa tranquilo 50MB ou mais com ubiquiti, como fica dedicada a cada enlace do cabeamento, o broadcast é pequeno e essa foi a melhor solução até o momento que encontrei, pois passar uma fibra para levar o link para cada enlace sai um pouco pesado e nas nanobridge ta indo 100%. Logicamente envolve uma manutenção fisica um pouco maior, mas para o momento foi o que resolveu.

    Agora com a economia gerada usando o cabeamento, estou conquistando muitos clientes novos a custo bem baixo, aumentando minha renda e assim agora vou começar a realizar testes com GPON parks, cianet e furukawa. A principio para levar a fibra para cada enlace da rede e futuramente substituir os clientes.

    Tem a solução da verticalsimples.com.br, bem interessante, mas fiz minha propria solução com mais de 60 clientes cabeados em menos de 15 dias e com muito sucesso e estabilidade.

    Se quiserem trocar uma ideia. fiquem a vontade.

    Experiência adquirimos compartilhando conhecimento.

    Abraços

  12. #52

    Padrão Re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    UsadosMAC

    Não sei dizer se tem esta informação em alguma resolução ou norma da anatel, porém sei que provedores SCM podem entregar IPTV, e IPTV passa pelo coaxial(como sinal de internet), sendo assim teoricamente é permitido.

    Agora conectar o cabo coaxial diretamente no televisor do cliente para passar canais abertos sem passar por IPTV talvez envolva licença de operadora de tv, mas é só se informar, quem realmente estiver interesse no assunto, procure pelos fabricantes dos equipamentos concerteza terão a informação mais fácil, eu conheço a TECSYS DO BRASIL INDUSTRIAL LTDA

  13. #53

    Padrão Re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    Andréhost, você conseguiu com a concessionária de energia a licença para usar 220V na rede?
    Aqui na região da AESSUL, nem pensar em jogar 220V .
    E eles tem razão. O perigo é muito grande. Quando há um sinistro envolvendo postes ou fiação da concessionária, eles desligam a energia. No caso da rede de telefonia ou de dados que passa mais abaixo, se houver um rompimento, vai ficar energizado com grandes riscos a população.

    Uma coisa que você falou e eu já estava pensando aqui, era fazer a rede hibrida.
    Só cabear nos pontos de mais adensamento de clientes. E fazer o ponto a ponto em 5.8. Só que encontrei um empecilho. A companhia não permite que nada fique fixado no poste, só o fixador do cabo de espinamento.
    Tudo o mais precisa estar fixado no cabo da cordoalha.
    Como fixar uma antena? impossível.

  14. #54

    Padrão Re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    1929,
    há uma brecha ae, eles permitem somente o fixador do cabo né, entao, coloque um fixador "modificado" que vc solde um peuqeno pedaço de barra de aço na ponta dele de forma que de pra colocar a antena ali, um airgrid, nano seila, e uma caixa hermetica pendurada no cabo mesmo, ja vi TV acabo deste jeito....

  15. #55

    Padrão Re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    Mas não adianta. No manual técnico da empresa, diz que é vedado no projeto qualquer equipamento fixado nos postes. Os equipamentos precisam estar a pelo menos 60cm de distância do poste.

  16. #56

    Padrão Re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    com duas cordoalhas
    Já tinha pensado em algo semelhante. Mas o receio é que uma antena para ponto a ponto não pode vibrar nada. Se colocar uma cordoalha em cima e outra mais em baixo, ainda vai ter o balanço delas , por mais esticado que estejam os cabos.

    A única coisa que pensei com mais estabilidade física, seria colocar um Picostation onde fosse fazer a conexão. Daí, como ele é levinho e tem uma omni ( aí entra meu preconceito ) quem sabe manteria uma estabilidade na conexão.
    Mas uma setorial ou disco não tem como.

    Vi algumas fotos onde colocaram a antena fixada na haste da iluminação pública. Uma verdadeira gambiarra.

    Aqui cabeamento só com uma rede hibrida. Por isso , aceito sugestões.

  17. #57

    Padrão Re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    mas vem ca, nao da pra negociar com a operadora para em certos postes serem instalados os equipamentos wireless????
    pois ja vi em certos lugares caixas com relogios para medir o consumo de ambulantes etc, e tbm caixas hermeticas com disjuntores ou outros equipamentos de teles, e distribuidoras de energia etal, deve ter algo ai...

  18. #58

    Padrão Re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    Galera, vamos la as ideias estão surgindo... bom aqui não tive problemas com alimentação, visto que nos contratos da Copel, está bem claro q toda ocorrencia será comunicada a operadora que compartilha postes, eu no caso, e temos até 15 dias para tomar medidas, no caso de risco a população a propria Copel realiza o corte em todos os cabos, um pouco mais drástico. E como tem protetores de surto, qq quebra dos cabos e fechar um pequeno curto interrompe toda a energia no circuito.

    Agora vem o tcham galera, esqueçam os postes das ruas, graças ao bom Deus eu tenho um funcionário que é ex-funcionario da Copel, uma maravilha, hehe, sobe em postes e faz todo serviço em 5 minutos, kkkkkkkk... mas eh o seguinte, quer colocar as antenas, vem o lance, use o padrão de um cliente seu, no padrão do cliente podemos colocar o que quiser, não existe regulamentação, somente a parte eletrica senào a operadora nao instala o relogio, ae vc puxa a energia se quiser do cliente ou da sua propria linha do poste. .. .pronto... sem cordoalha, sem problemas, sem balançar, tenho até um suporte proprio que fizemos para fixar nos buracos superiores do postes, ja vai o cano e a nanobridge, perfeito... hehehehe... e tem mais, a propria cianet ja lançou switch HPNA com uma omni bem aparante por sinal, então se vc tem o contrato e pode por hermetica, vc pode usar o que quiser, respeitando as leis de distancias das redes BT e AT, aqui a copel é 5,40 até 5,90, são 50 cm de uso compartilhado, nesse espaço so alegria, roldanas, ferragens, hermeticas logo abaixo da iluminação publica, projeto foi aprovado e vistoriado sem problemas. E Copel libera energia sim, usando os relogios grandes com lentes, caros por sinal para colocar, sai mais de 400,00 pra instalar um, mas no caso de lugares mais dificeis de conseguir energia, solução garantida. Eu pego alguns pontos de clientes, combinando preços de descontos em mensalidade, jogo um painel de automação bem vedado com nobreak pra garantir o cliente nao desligar a energia e boa. É um risco sim, mas, nas condições corretas, tudo vai funcionar blz.

  19. #59

    Padrão Re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    A mais uma coisa que esquecia galera, a propria solução da verticalsimples ou da volt.ind.br, ambas usam 165V de alimentação direto no cabo de rede, totalmente homologado ... inclusive estou adquirindo equipamentos da volt para testes, preço atrativo e me parece de otima qualidade, o atendimento foi show e o engenheiro tirou todas minhas duvidas .

    A quem se oponha a essas soluções, mas nesse mundo competitivo, usamos o que podemos e o que aguentamos pagar. Já estou adquirindo também bobina de cabo lan expert turbo link de 2 pares cmx para teste para puxar pro cliente, uma bobina de 1000metros sai uns 400,00 no maximo, olha o tamanho da economia, lembrando do detalhe de ser rede 10/100 neh, mas até chegarmos ao nivel de ter giga no cliente, acho q vai demorar um tanto hehe...

    Abraços galeras, vamos agitar esse topico que ta bacana, muita coisa surgindo, todo mundo tem duvidas e cada um contando sua experiencia, podemos traçar diversos padrões para termos redes estaveis e seguras.

    Lembrem-se cabeadores, não esqueçam do cliente pentelho, que pode fechar um loop na sua estimada rede e acabar com tudo, então recomendo alguns switch pelo menos gerenciaveis no meio da rede para evitar broadcast storm.

  20. #60

    Padrão Re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    André, esta solução da Vertical ou da Volt são as ideais pelo que pude ver. Também a da CCN. A CCN tem uma fonte que pode chegar a 800W, o que daria para alimentar cerca de 80 switches.

    Alimenta a rede com DC. E pode colocar a captação de energia na casa de algum cliente, já que a caixa que vai o conjunto é bem maior.

    Quanto a "pegar" energia em alguns postes, sem problemas. Para isso tem os Padrões certos. Não há restrições da companhia quanto a isso.

    A AESSUL só não quer equipamentos fixados nos postes , para facilitar a manutenção deles. Numa eventual troca de postes por ex, se só o fixador da cordoalha estiver preso no poste, o funcionário solta o fixador e depois de colocado o poste novo, é só fixar novamente. Se houver algum equipamento, eles não querem se envolver com a possível manutenção que teriam que fazer na nossa rede para fixar tudo no poste novo.
    Sem cordoalha nem pensar. O projeto não passa.
    Isso foi o que me disse o responsável.

    Eu só não entendi como é que você fixa a nanobridge no poste que está na casa do cliente? Certo que este poste está dentro da propriedade, mas a companhia não reclama?
    E ainda há o problema de ficar numa altura pequena. O poste na residência tem 5m e fica 1 metro enterrado, só sobra 4m. Se precisar de uma visada melhor?
    O bom seria então arrumar uma colocação mais alta, mesmo que seja fixado no alto do telhado, com uma haste de 2 metros. Já daria um levante maior para o rádio do enlace.