+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dica para Diminuir uso de CPU no Mikrotik para enlaces em bridge

    Pessoal tava olhando o forum do routerOS, e descobri que para enlaces em bridge que não necessitam de regras de firewall e mangle, podemos desabilitar o conntrack, isso diminui muito o load da cpu pois deixam verificar os estados das conexões do firewall.

    desativei pra mim melhorou muito..

    para desativar vá em ip -> firewall -> Connections e clique no botão Tracking e desmarque o Enable...

    somente se não usar nem o nat e nem o mangle, pois desativando o tracking estas duas abas também não vão funcionar ok..

  2. #2

    Padrão Re: Dica para Diminuir uso de CPU no Mikrotik para enlaces em bridge

    è isto ai...

    Outra dica é desativar pacotes ou desisntalar os que voce não vai utilizar, ja vi em alguns clientes até calea, gps etc. instalado e o cara não sabe nem pra que serve.

    O ideal é vc deixar apenas o que de fato vai usar na RB ou Server.

  3. #3

    Padrão Re: Dica para Diminuir uso de CPU no Mikrotik para enlaces em bridge

    Amigo!!! muito bom mesmo!!!!
    to com uma rb 433 ah aki com 65 megas de trafego tava dando 100%, pois ativei um link para um cliente de 12 megas , baixou uns 20% muito bom mesmo. Agora to monitorando pra ver se naum vai dara nada de errado.Mais mesmo assim ja comprei uma rb 1200 pra colocar para fazer o rotemanto. Valeu!!!!!!!!!!!!!!

  4. #4

    Padrão Re: Dica para Diminuir uso de CPU no Mikrotik para enlaces em bridge

    Difícil e crer e ver que tem gente velha de guerra e não sabia disto.

  5. #5

    Padrão Re: Dica para Diminuir uso de CPU no Mikrotik para enlaces em bridge

    Excelente dica.

  6. #6

    Padrão Re: Dica para Diminuir uso de CPU no Mikrotik para enlaces em bridge

    Acho que ninguem nasce sabendo, e outra coisa aprender e sempre bom , o dificil é achar que sabe de tudo e se ferrar , pois na realidade que muitos sabem fazer é um ptp em bridge e colocar uma classe de ip na mesma faixa e se comunicar ai sai falando que sabe mexer com mikrotik.

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Dica para Diminuir uso de CPU no Mikrotik para enlaces em bridge

    Na verdade, pode usar o Firewall Mangle sim. Não funciona se usar as marcas de conexão.

    Abaixo a lista de todas as features que necessitam do conntrack habilitado.

    Citação Postado originalmente por Wiki Mikrotik
    Features affected by connection tracking


    • NAT
    • firewall:
      • connection-bytes
      • connection-mark
      • connection-type
      • connection-state
      • connection-limit
      • connection-rate
      • layer7-protocol
      • p2p
      • new-connection-mark
      • tarpit

    • p2p matching in simple queues
    Fonte: Manual Mikrotik

    Citação Postado originalmente por xXNeoXx Ver Post

    ...

    somente se não usar nem o nat e nem o mangle, pois desativando o tracking estas duas abas também não vão funcionar ok..

  8. #8

    Padrão Re: Dica para Diminuir uso de CPU no Mikrotik para enlaces em bridge

    E quem é que sabe tudo?

    é assim mesmo, as vezes nosso foco esta em um assunto e outros que parecem banais passa batito. O importante é compartilhar ideias, soluções e duvidas, pois uma duvida que parece ser boba poder e vai ser a solução para muitos.

  9. #9

    Padrão Re: Dica para Diminuir uso de CPU no Mikrotik para enlaces em bridge

    obrigado pela dica

  10. #10

    Padrão Re: Dica para Diminuir uso de CPU no Mikrotik para enlaces em bridge

    Obg ao autor do topico por compartilhar a dica estava procurando a tempos por isso e nao achava nada,to com uma 433 aqui segurando 30mb full e td hora o processador vai a 100%,vou testar pra ver.

  11. #11
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Dica para Diminuir uso de CPU no Mikrotik para enlaces em bridge

    Se for apenas um PtP ou não existir a necessidade de NAT ou algum recurso dos quais mencionei acima, a desativação do conntrack poderá ajudar, mas não muito.Os 100% que está atingindo, provavelmente se deve a outras configurações utilizadas, como filtros usando L7, túneis EoIP (os quais deveriam ser substituidos por WDS ou VPLS) e filas impondo uma carga desnecessária ao sistema.

    Citação Postado originalmente por Fernandols Ver Post
    Obg ao autor do topico por compartilhar a dica estava procurando a tempos por isso e nao achava nada,to com uma 433 aqui segurando 30mb full e td hora o processador vai a 100%,vou testar pra ver.

  12. #12

    Padrão Re: Dica para Diminuir uso de CPU no Mikrotik para enlaces em bridge

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Se for apenas um PtP ou não existir a necessidade de NAT ou algum recurso dos quais mencionei acima, a desativação do conntrack poderá ajudar, mas não muito.Os 100% que está atingindo, provavelmente se deve a outras configurações utilizadas, como filtros usando L7, túneis EoIP (os quais deveriam ser substituidos por WDS ou VPLS) e filas impondo uma carga desnecessária ao sistema.
    Pior que nao cara,nao tem nehuma regra nem filtro de bridge tem, esse ptp é o que mais carga pra cpu gera acho que pela quantidade de pps,pois tenho outro que trafega parecido porem com menos pps e nao consome tanto de cpu,e detalhe essa outra rb ta com tres cartoes!
    Abs.

  13. #13

    Padrão Re: Dica para Diminuir uso de CPU no Mikrotik para enlaces em bridge

    Obrigado gente! aprendi isso esses dias então passei pra frente, porque sempre encontro as soluções que preciso aqui com os amigos do fórum.. Mas se gostaram não deixem de clicar na estrela. rrs nem sei q estrela é essa todo mundo pede isso, to pedindo também.. rsrs

  14. #14
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Dica para Diminuir uso de CPU no Mikrotik para enlaces em bridge

    Quantos PPS e, em média, qual o tamanho dos mesmos? O que trafega nesse enlace?

    Está utilizando a configuração do enlace de que forma?


    Citação Postado originalmente por Fernandols Ver Post
    Pior que nao cara,nao tem nehuma regra nem filtro de bridge tem, esse ptp é o que mais carga pra cpu gera acho que pela quantidade de pps,pois tenho outro que trafega parecido porem com menos pps e nao consome tanto de cpu,e detalhe essa outra rb ta com tres cartoes!
    Abs.

  15. #15

    Padrão Re: Dica para Diminuir uso de CPU no Mikrotik para enlaces em bridge

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Quantos PPS e, em média, qual o tamanho dos mesmos? O que trafega nesse enlace?

    Está utilizando a configuração do enlace de que forma?
    Media de 3500 PPS Tx / 3200 PPS Rx, o tamanho dos pacotes eu realmente nao sei,mas a configuraçao esta normal Ap bridge numa ponta e station WDS na outra,5 Ghz turbo os cartoes sao Xr5,o trafego é internet,backbone de uma rede,nao a do provedor mas de parte da rede do mesmo.

  16. #16

    Padrão Re: Dica para Diminuir uso de CPU no Mikrotik para enlaces em bridge

    Citação Postado originalmente por Geeek Ver Post
    Difícil e crer e ver que tem gente velha de guerra e não sabia disto.

    Era o que eu estava pensando enquanto lia o topico. Achava que quase todos sabiam disso.

  17. #17

    Padrão Re: Dica para Diminuir uso de CPU no Mikrotik para enlaces em bridge

    Essa dica não funcionou aqui para mim uso hospot e quando desabilito o Tracking a navegação tb para, e tb preciso diminuir o processamento da cpu minha Rb é uma 450

  18. #18

    Padrão Re: Dica para Diminuir uso de CPU no Mikrotik para enlaces em bridge

    Percebi que quando desabilito o hotspot o processamento diminui, só que não posso deixar o hotspot desabilitado pois é por meio dele que e feito o controle de banda e autenticação dos cliente, já vou responder logo para quem perguntar (não uso web-proxy).