+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Legalização para rede cabeada é igual a rede sem fio?

    boa tarde, amigos do under desejo tirar uma duvida referente a rede cabeada sem ta legalizada (SCM) a aplicação da multa e igual a uma rede wireless?? e multa sobre o uso dos postes da empresa de energia nesse caso aqui em Recife-PE e a CELPE algum sabe me informar alguma coisa?? se o procedimento de legalização junto a ANATEL e idêntico a rede sem fio??

    Grato

    Carlos Henrique

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão re: Legalização para rede cabeada é igual a rede sem fio?

    Sim amigo vc precisa de ter scm, e o proceso e o mesmo q fose para tirar por wireless, agora da multa dos postes nao sei nao, mas da anatel varia de 10mil e ainda responder por processo por crime federal

  3. #3

    Padrão re: Legalização para rede cabeada é igual a rede sem fio?

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Sim amigo vc precisa de ter scm, e o proceso e o mesmo q fose para tirar por wireless, agora da multa dos postes nao sei nao, mas da anatel varia de 10mil e ainda responder por processo por crime federal
    Demattos boa noite, obrigado pela dica e aproveitando o ensejo desejo tirar mais algumas duvidas se possível, eu estou trabalhando atualmente sem SCM e com link ADSL e no momento com 22 clientes tudo wireless, vc sabe o passo a passo que a ANATEL segue quando a uma denuncia, no momento estou sem condições de legalizar to esperando a SCM baixar o valor para R$ 400,00 como um amigo meu me indicou pois to tentando fazer uma parceria com um amigo para realizar um projeto social envolvendo LINUX, INGLES e ESPANHOL e vou precisar usar meu link devido os investimentos aqui em PE para a copa de 2014 sera que tem um valor diferenciado para SCM e ao eu dar entrada na SCM posso utilizar a rede enquanto tramita??

    Henrique

  4. #4

    Padrão re: Legalização para rede cabeada é igual a rede sem fio?

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Sim amigo vc precisa de ter scm, e o proceso e o mesmo q fose para tirar por wireless, agora da multa dos postes nao sei nao, mas da anatel varia de 10mil e ainda responder por processo por crime federal
    no caso de usar os Postes sem a devida autorizacao... deve responder por Apropriacao Indevida de Bens de Terceiros.
    Creio que o valor da multa deva ser caro, acho que pode ir ate preso por isso...

  5. #5

    Padrão re: Legalização para rede cabeada é igual a rede sem fio?

    Pode até a empresa de energia não detectar o uso irregular dos postes. Mas se ocorrer um acidente de transito por ex, e sua rede vier a causar um efeito prejudicial em alguém voce pode ser responsabilizado.
    Eu não arriscaria instalações externas e públicas sem a devida autorização.

  6. #6

    Padrão re: Legalização para rede cabeada é igual a rede sem fio?

    Bom dia,

    Além de possível processo por parte da companhia elétrica conheço casos de todos os equipamentos e cabos serem cortados e/ou retirados quando descobrem que não há autorização de uso (posteamento autorizado).

    Vejo de tudo nesse mundo! Incrível como tem pessoas que tem coragem de ir cabeando um bairro ou mesmo uma cidade sem autorização da companhia elétrica. Há também processo federal e multa por parte da Anatel, caso a empresa não tenha SCM.

  7. #7

    Padrão re: Legalização para rede cabeada é igual a rede sem fio?

    Não sei ao certo o valor da multa, mas sei que é alto. Compensa muito mais pagar o aluguel dos postes e regularizar tudo, mas a CIA de energia só vai liberar o uso se vc tiver autorização do Orgão Regulador para exercer tal serviço, ou seja, precisa ter SCM. Pelo menos aqui no interior de SP funciona assim.

  8. #8

    Padrão re: Legalização para rede cabeada é igual a rede sem fio?

    É isso mesmo Marcelo.
    Quando está sendo utilizado o espaço público tem que se adequar as normas,não só pelas penalidades da concessionária mas também pelo risco de acidentes oriundos destes cabeamentos.

    Cabear é bonito, eficiente. Mas leiam as normas técnicas das suas concessionárias e vão arrepiar os cabelos. É muita coisa que precisa ser atendida. Sem projeto nem pensar.
    E calculem depois o empenho para manutenção com pessoal capacitado para trabalho em via pública. Não pensem que a coisa se limita a crimpar um rj45 e tudo está resolvido.

  9. #9

    Padrão re: Legalização para rede cabeada é igual a rede sem fio?

    1929 e colegas,

    Há um curso chamado NR10. Esse curso é específico para pessoas que trabalham em redes elétricas. Logo, é indicado, inclusive, para pessoas que pretendem puxar/instalar cabeos na rede elétrica.

    Embora seja um curso lecionado por profissionais da engenharia elétrica pode ser frequentado por qualquer pessoa ou profissional que lida diariamente com o perigo e riscos da eletricidade.

  10. #10

    Padrão re: Legalização para rede cabeada é igual a rede sem fio?

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    1929 e colegas,

    Há um curso chamado NR10. Esse curso é específico para pessoas que trabalham em redes elétricas. Logo, é indicado, inclusive, para pessoas que pretendem puxar/instalar cabeos na rede elétrica.
    Embora seja um curso lecionado por profissionais da engenharia elétrica pode ser frequentado por qualquer pessoa ou profissional que lida diariamente com o perigo e riscos da eletricidade.

    Amigos obrigado, pela as informações foram bem esclarecedoras vou agilizar as documentações por aqui..

  11. #11

    Padrão re: Legalização para rede cabeada é igual a rede sem fio?

    Os provedores deveriam se juntar e fazer dutos em consórcio, cair fora dessa história de usar postes...

  12. #12

    Padrão Re: Legalização para rede cabeada é igual a rede sem fio?

    Boa essa idéia do kleberbrasil de utilizarmos dutos...

    Para se passar dutos pela cidade necessitamos de autorização de qual orgão?

  13. #13

    Padrão Re: Legalização para rede cabeada é igual a rede sem fio?

    Citação Postado originalmente por djigor Ver Post
    Boa essa idéia do kleberbrasil de utilizarmos dutos...

    Para se passar dutos pela cidade necessitamos de autorização de qual orgão?

    Prefeitura Municipal - Buscar a secretaria responsável pelos logradouros.