+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question OmniTik U5HnD e SXT 5HnD

    Objetivo: ter um AP OmniTik na torre, fazendo 360º...
    Em volta dessa torre, usar o SXT para fazer o enlace ( em bridgde) nesse AP.
    Assim uma torre com cobertura 360º para 4 SXT instalado em diversos pontos, fazendo o enlace

    Teste em bancada: Aproveitamento satisfatório, chegando a 100mpbs full (em udp)

    Na Prática: com os enlace com visada limpa, resultado não satisfatório, enlace ficou pessimo.
    Sobre a OmniTik: Linkteck Wireless

    Destaque:
    Ganho da antena 7.5dBi



    Me aconselharam a fazer os enlaces usando SXT, nos dois pontos...pois os angulos são mais focados.

    Alguém tem experiência com a OmniTik U5HnD ?



  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: OmniTik U5HnD e SXT 5HnD

    qual a distancia destes clientes?

  3. #3

    Padrão Re: OmniTik U5HnD e SXT 5HnD

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    qual a distancia destes clientes?

    Máximo 1 Km

  4. #4
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: OmniTik U5HnD e SXT 5HnD

    Amigo e bem provavel que seja o ganho de sua antena, mas sugiro o seguinte:

    Verifcicar canais
    fixar ack
    e ver a potencia setada tambem
    Qual o nivel vc pegou, e quantos de banda vc setou 20mhz ou 40 mhz
    e quantos de transferencia vc precisa.

    Uma dica a frenquencia em 5,8 nao atinge as mesmas distancia que adingiria se fosse em 2.4

  5. #5

    Padrão Re: OmniTik U5HnD e SXT 5HnD

    Como ficou o sinal de cada enlace? Já tem muitos clientes conectados?

    Mesmo que tenha um sinal bom, pois está a 1km, o que pode acontecer é que o ominitik fique sobrecarregado com o tráfego das repetidoras e mais o tráfego dos clientes em volta dele.
    Afinal são 4 wds para o omnitik gerenciar.

    Eu penso que o ominitik não foi feito para tudo isso. Pelo que entendi, você ainda não tem todo o tráfego, só os enlaces e já está se entregando.
    Quer continuar em omni na base? pensa num rocketM com antena omni da Ubiquiti.

    Ou melhor ainda seria fazer um enlace em separado para cada lado e deixar o omnitik só para cobrir os 360ª

    Ou talvêz uma RB 711 que muitos já testaram e se impressionaram com o desempenho.
    Esta RB tem duas saidas. Coloca cada uma numa entrada da omini.

  6. #6

    Padrão Re: OmniTik U5HnD e SXT 5HnD

    Uso o SXT apenas em ptp, com resultados satisfatorios a curtas distancias (1km) com sinal entre -60, -65, obtenho 50mb udp, da maneira disposta na sua duvida nunca testei, mas creio que vc deve estar com problema de canais.

  7. #7

    Padrão Re: OmniTik U5HnD e SXT 5HnD

    Pessoal,

    Realizei mais teste agora:

    Sobre questão de configuração e canais, não é isso, testei em 3 canais sem interferência e todas as configurações possíveis.

    Retirei a OmniTIk da torre, instalei um SXT para fechar o wds em um dos pontos.
    Parametros:
    Signal Strength -64 | CQC: 92 Passou: 98.0 Mbps em udp

    Resultado q pra mim, foi satisfatório.


    Em conversa com um técnico no assunto, me explico o seguinte:

    Altura da minha torre: +/- 30 metros

    "A diferença de altura entre sua omniTIK e a SXT deve estar num valor acima do recomendável
    o ângulo de abertura dessa antena na vertical é de +/20º
    então pode ser que seus clientes estejam pegando a sombra do sinal emitido pela omniTIK
    uma opçaõ é se vc conseguir colocar essa omniTIK mais baixo, deixando uma diferença de altura entre a omniTik e as SXT num menor nivel


    http://routerboard.com/pdf/319/omnitik-patterns.pdf

    ou seja, além do alinhamento horizontal, vc deve fazer o alinhamento vertical, que é o fato de inclinar o SXT um pouco para cima, direcionando para o equip. que está transmitindo.
    esse risco é comum para todas as antenas omni, quanto maior o ganho da antena menor tende a ser seu ângulo de abertura na vertical, ou seja, ela transmite com um sinal mais estreito, e consecutivamente aumentando sua área de sombra."





    Acredito que o 80% do meu problema, esteja relacionado a isso.

  8. #8

    Padrão Re: OmniTik U5HnD e SXT 5HnD

    Taí uma coisa que voce não havia dito. Como estava o sinal nos clientes próximos da torre.

    Esta abertura de 20º no lobulo na vertical é mais do que suficiente para todo mundo.
    Como o omnitik tem 7.5dbi de ganho , ele abre bem este ângulo.
    Se fosse uma omni de ganho mais alto daí isso poderia ser crítico para os clientes próximos.

    Temos um enlace de 32km onde estão dois SXT. Está dando um TX/RX de 200mbps.

    O ideal seria voce usar da base um sxt para cada enlace desses e deixar o omnitik só para os clientes desta torre. Deixa ele fora dos enlaces.
    O fato de ter usado um SXT na base e já ter melhorado bastante, reforça este uso.

  9. #9

    Padrão Re: OmniTik U5HnD e SXT 5HnD

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Taí uma coisa que voce não havia dito. Como estava o sinal nos clientes próximos da torre.

    Esta abertura de 20º no lobulo na vertical é mais do que suficiente para todo mundo.
    Como o omnitik tem 7.5dbi de ganho , ele abre bem este ângulo.
    Se fosse uma omni de ganho mais alto daí isso poderia ser crítico para os clientes próximos.

    Temos um enlace de 32km onde estão dois SXT. Está dando um TX/RX de 200mbps.

    O ideal seria voce usar da base um sxt para cada enlace desses e deixar o omnitik só para os clientes desta torre. Deixa ele fora dos enlaces.
    O fato de ter usado um SXT na base e já ter melhorado bastante, reforça este uso.

    É sim... vc está certo!

    Como vc disse, enlace com dois SXT, fica 'perfeito', Tx/Rx signal e Tx/Rx excelente!

    Vou continuar os teste semana q vem, 'abaixar' a posição da OmniTik na torre e verificar parâmetros etc, etc...

    Posto os resultados em breve aqui.

    Para conhecimento:
    Tenho instalado em outro ponto, uma OmniTIK em AP com outros 3 SXT em station conectados a ele.
    Configuração em N | nv2
    Não tive problemas...
    Signal não esta 100%, mais nunca me deu dor de cabeça. Esta me atendendo super bem!




    Abraços e obrigado!

  10. #10

    Exclamation Re: OmniTik U5HnD e SXT 5HnD

    Olá pessoal.

    Abaxei um pouco a OmniTik na torre, os resultados:

    Signal melhorou um pouco, mais outros parametros variando, tráfigo não sai.

    Em uma pesquisa aqui no forum, me deparei com esse tópico: https://under-linux.org/f105/5-ghz-u...ocorro-147398/

    Para quem ainda não leu, muito interessante, vale a pena da uma olhada.

  11. #11

    Padrão Re: OmniTik U5HnD e SXT 5HnD

    senhores quero usar o omnitik para atender 12 clientes com sxt a 4mb de velocidade para cada um é uma boa ideia?

  12. #12

    Thumbs up Re: OmniTik U5HnD e SXT 5HnD

    Citação Postado originalmente por wexilei Ver Post
    senhores quero usar o omnitik para atender 12 clientes com sxt a 4mb de velocidade para cada um é uma boa ideia?
    Bom dia amigo,
    Qual a distancias desses pontos ? Sinceramente, não creio que seja uma ideia boa.

    Aqui instalei a omnitik para atender 3 SXT, distancias menores do que 1 km, os parametros não ficaram 100% e o trafego total não ultrapassa 5 MB, mais me atendeu durante um período, não sei se aí para você irá te atender...Questões de interferência irão influenciar.

    Como preciso de mais tráfego e estabilidade, esta semana estou instalando SXT individuais para cada ponto, essa é a melhor forma, SXT dedicado para cada ponto.
    Última edição por Rodrigom; 07-11-2012 às 08:34. Razão: erro na escrita

  13. #13

    Padrão Re: OmniTik U5HnD e SXT 5HnD

    Desenterrando o tópico, ainda continua sendo a melhor opção SXT para cada ponto?