+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual a melhor forma de montar?

    Prezados:

    Estou iniciando um provedor e me surgiu uma duvida:

    Os equipamentos da torre e do cliente serão ubiquiti (inclusive já comprei uma parte).

    Agora dos Rocket's para baixo que surge minha duvida. O que uso?

    Como esse é meu primeiro POP, pensei em descer os cabos de rede em um Switch e do Switch a um computador com o RouterOS. Uns dizem que é melhor, outros dizem que é dor de cabeça.

    Uns dizem para usar a roterboard lá no topo da torre dentro de uma caixa devidamente fechada, outros dizem que não.

    Enfim, o que posso usar para essa estrutura? Quero algo top de linha, bem feitinho e que não vá me dar dor de cabeça.

    O que me indicam?

    Abs!

  2. #2

    Padrão Re: Qual a melhor forma de montar?

    Eu recomendo usar a RouterBoard o mais próximo possível dos Rockets, quanto menos cabo de rede entre eles melhor. Utilize cabo e conectores blindados com aterramento (a Ubiquiti tem um cabo próprio, mas não precisa ser o deles).

    Tivemos bastante dor de cabeça com cabo descendo pela torre e equipamentos da Ubiquiti, mesmo blindado. Equipamentos travando, rede caindo para 10mb.

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual a melhor forma de montar?

    seja profissional desde o começo rb para roteamento e ppoe ou hotspot e servidor para gerenciamento .

  4. #4

    Padrão Re: Qual a melhor forma de montar?

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    seja profissional desde o começo rb para roteamento e ppoe ou hotspot e servidor para gerenciamento .
    nod3vic3 e Naldo, muito obrigado pela ajuda primeiramente.

    Qual Routerboard usar? Tem um modelo especifico que vocês recomendem?

    Vou usar PPPoE para autenticar sim e não vou usar nada em modo bridge. Quero começar corretamente, sem pressa, sem dor de cabeça. Estou fazendo uns cursos também para me aperfeiçoar na area de Wireless mas na prática as coisas sempre mudam...

    nod3vic3 você citou de usar a RB o mais proximo possivel dos rockets. Preferencialmente com cabos de rede de no máximo 1.5m certo?

    Então, terei uma caixa hermetica com os rockets e outra com a RB. Da RB eu desço o cabo normalmente para meu server de gerenciamento correto?

  5. #5

    Padrão Re: Qual a melhor forma de montar?

    Isso. Os rockets não precisam ficar dentro de caixa, só isolar bem. Porém se tiver condições de colocar em uma caixa com isolamento para interferência melhor.

  6. #6

    Padrão Re: Qual a melhor forma de montar?

    Irmão Cabo UTP é muito bom, mas tem alguns detalhes em que aprendemos em um curso de cabeamento estruturado que coloco os principais abaixo:

    Nunca coloque 110v pra subir por este cabo com ja vi em provedores
    Passe este cabo UTP dentro de um tubo ferro galvanizado, pois fios de cobre são ótimas antenas e sem proteção vão levar ruidos para dentro dos pares "pepino"
    Não passe de 100 metros com o cabo, porque senão terás problema.
    Use cabo de qualidade como Furukawa
    Não passe cabo eletrico dentro do tubo junto com UTP
    outras observações vc acha fácil procurando por normas EIA/TIA 568A

  7. #7

    Padrão Re: Qual a melhor forma de montar?

    Citação Postado originalmente por leoservice Ver Post
    Irmão Cabo UTP é muito bom, mas tem alguns detalhes em que aprendemos em um curso de cabeamento estruturado que coloco os principais abaixo:

    Nunca coloque 110v pra subir por este cabo com ja vi em provedores
    Passe este cabo UTP dentro de um tubo ferro galvanizado, pois fios de cobre são ótimas antenas e sem proteção vão levar ruidos para dentro dos pares "pepino"
    Não passe de 100 metros com o cabo, porque senão terás problema.
    Use cabo de qualidade como Furukawa
    Não passe cabo eletrico dentro do tubo junto com UTP
    outras observações vc acha fácil procurando por normas EIA/TIA 568A
    Boa Leo, assinado em baixo! Tks!

  8. #8

    Padrão Re: Qual a melhor forma de montar?

    Obrigado Zucchi