+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PTP em 900Mhz alguem me ajuda ai.

    Este ponto não existe visada, realizei o teste usando LinkPlanner da motorola, mas infelizmente so estou conseguindo configurar para 5.8, ou 2.4 não consegui realizar um estudo mais detalhado em 900 Mhz. Gostaria que as pessoas que tem experiência com PTP 900Mhz me dessem uma luz.

    Estas sãos as cordenadas do local.
    Ponto A
    lat -19.764881
    lon -44.130951

    Ponto B
    lat -19.784424
    lon -44.117205

    Grato pela ajuda.

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: PTP em 900Mhz alguem me ajuda ai.

    Amigo so um conselho ao usar 900 mhz certesa absoluta todo homologado com nota fiscal q comprove isto, use as normas na anatel, por que a antel esta de marcasao serrada nesta frequencia vc da uma pesquizada no forum e vera q muita gente se deu mau por insterferir em canais de celular.

  3. #3
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PTP em 900Mhz alguem me ajuda ai.

    vai precisa passar quanto de banda nesse link?

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PTP em 900Mhz alguem me ajuda ai.

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Este ponto não existe visada, realizei o teste usando LinkPlanner da motorola, mas infelizmente so estou conseguindo configurar para 5.8, ou 2.4 não consegui realizar um estudo mais detalhado em 900 Mhz. Gostaria que as pessoas que tem experiência com PTP 900Mhz me dessem uma luz.

    Estas sãos as cordenadas do local.
    Ponto A
    lat -19.764881
    lon -44.130951

    Ponto B
    lat -19.784424
    lon -44.117205

    Grato pela ajuda.
    Bom dia.
    Segue em anexo enlace calculado conforme suas coordenadas postadas.
    veja que se tiver mais altura no ponto A, fechará bem melhor.
    calculei com cartão sr9+ antenas hyperlink 15dbi 900mhz.
    Indicado que uses 30m no ponto A e 12m ponto B pra ficar 100%.
    segue abaixo uma ótima solução em 900mhz. chama-se nanobridge m900, radio + antena integrados, sem adaptações ou enjambrações... eh kit fechado.
    Eu uso e recomendo. fecha enlaces de até 15km sem visada. se quiser mais distancia, colocas uma antena externa de maior ganho e diretividade pois o radio já vem com saida sma para antena externa.
    Abraço.Nome:      Nanobridge M900.jpg
Visitas:     293
Tamanho:  2,1 KBClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Analise link superlinkwifi.jpg
Visualizações:	202
Tamanho: 	30,8 KB
ID:      	30696
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nanobridgem9.jpg
Visualizações:	177
Tamanho: 	41,7 KB
ID:      	30695  

  5. #5

    Padrão Re: PTP em 900Mhz alguem me ajuda ai.

    A questão não é sobre a parte burocratica, mas sim técnica. Mas agradeço por lembrar. 900Mhz interfere no 3G das operadoras, na comunicação de celular alguns radios de PM.

  6. #6

    Padrão Re: PTP em 900Mhz alguem me ajuda ai.

    Ola amigo leandrolopeswifi, gostei da dica e de fato havia pensado nesta solução. Uma duvida que surgio aqui agora " Indicado que uses 30m no ponto A e 12m ponto B pra ficar 100%" com esta altura eu tenho visada do local, mas estou querendo justamente é evitar torres, pois iria almentar e muito o custo do projeto. Voce vende estas antenas?

  7. #7
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PTP em 900Mhz alguem me ajuda ai.

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    A questão não é sobre a parte burocratica, mas sim técnica. Mas agradeço por lembrar. .
    Gostaria de saber como chegasse a essa conclusão postada em sua mensagem:
    " 900Mhz interfere no 3G das operadoras, na comunicação de celular alguns radios de PM"
    ??????
    Desde quando um link bem configurado interfere em ERB celular????

    Só existe uma situação em que 900mhz interfere ..quando MAL CONFIGURADO e com USO DE AMPLIFICADOR.

    Se bem instalado e bem configurado, com potência controlada, canal correto, e antenas dimensionadas, não interfere em nada.

    Att,

  8. #8
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: PTP em 900Mhz alguem me ajuda ai.

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Gostaria de saber como chegasse a essa conclusão postada em sua mensagem:
    " 900Mhz interfere no 3G das operadoras, na comunicação de celular alguns radios de PM"
    ??????
    Desde quando um link bem configurado interfere em ERB celular????

    Só existe uma situação em que 900mhz interfere ..quando MAL CONFIGURADO e com USO DE AMPLIFICADOR.

    Se bem instalado e bem configurado, com potência controlada, canal correto, e antenas dimensionadas, não interfere em nada.

    Att,
    Como falei no primeiro post, fazer tudo conforme as normas da anatel, como canais permitidos, largura do canal permitida e potencia total da ERB e o principal equipamentos homologado com nota.

  9. #9

    Padrão Re: PTP em 900Mhz alguem me ajuda ai.

    Desculpem, não falei a banda.
    Por causa da limitação da estou precisando de Minimo 4Mb, recomendavel para aplicação aqui 6Mb, e o ideal seria poder trafegar 12Mb.

  10. #10
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PTP em 900Mhz alguem me ajuda ai.

    e se vc fizesse um ponto repetição no meio? o preço ficaria o mesmo e passaria muito mais banda, poderia usar 4 nanostationM5, nao mudaria muito no custo e ficaria muito melhor seu enlace, como tem muita casa nesse morro no meio do enlace, certamente nao seria dificil encontrar alguem que queira internet gratis para lhe ceder um espaço e energia, fica ai minhe dica, abraços

  11. #11

    Padrão Re: PTP em 900Mhz alguem me ajuda ai.

    O topico esta direcionado para profissionais, realmente falhei em não deixar bem claro demattos http://cdn03.under-linux.org/images/...ser-online.png as causas, e cometei os as consequencias; a sua observação contribui para reforçar o que eu já havia dito. Sem duvida um equipamento deste requer maior atenção da equipe, dos instaladores e de todos os stakeholder, justamente para evitar equivocos. Como falei, gostaria de saber os resultado que pessoas muito mais experientes que eu, já obtiveram com este equipamento.

  12. #12

    Padrão Re: PTP em 900Mhz alguem me ajuda ai.

    Esta de fato seria a melhor solução, mas infelizmente não tem energia nesta localidade.

  13. #13

    Padrão Re: PTP em 900Mhz alguem me ajuda ai.

    Eu tenho um ptp fechado usando RB 433ah + cartões xr9 + antenas aquarios 20dbi yagi = funciona muito bem em mais de 2 anos nunca tive nenhum problema de queda de conexão, o problema é que a anatel veio por denúncia e verificou que o cartão xr9 não é homologado, a solução é compre kit´s fechados da md do brasil ou da livetech que já vem a rb+ cartões tudo homologado, se quiser tentar também pode pegar no site da anatel os selos dos produtos homologados e colar na caixa do seus equipamentos, eu não indico, mas conheço gente que se safou usando esse artifício.

  14. #14
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PTP em 900Mhz alguem me ajuda ai.

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Ola amigo leandrolopeswifi, gostei da dica e de fato havia pensado nesta solução. Uma duvida que surgio aqui agora " Indicado que uses 30m no ponto A e 12m ponto B pra ficar 100%" com esta altura eu tenho visada do local, mas estou querendo justamente é evitar torres, pois iria almentar e muito o custo do projeto. Voce vende estas antenas?
    Pode usar 900mhz mas ae usa o rocket m900, que tem mais potencia,ok. ele acopla nessa antena como uma luva. ja testei e em breve postarei os resultados.
    a antena é off-set, fica um pouco virada pra baixo, mas é fácil de alinhar.
    recomendo pela facilidade de instalação e pela qualidade de link.

  15. #15
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PTP em 900Mhz alguem me ajuda ai.

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Como falei no primeiro post, fazer tudo conforme as normas da anatel, como canais permitidos, largura do canal permitida e potencia total da ERB e o principal equipamentos homologado com nota.
    Boa Noite demattos,
    Te afirmo mais uma vez que:
    1- Se bem instalado, com equipamentos corretos, e potencia baixa, um link 900mhz não interfere em ERB celular.
    Atendo muitos provedores com " problemas de interferência" ...no fim sabe qual é o problema??? O PRÓPRIO Provedor!! OU Porque na hora de instalar não chamou alguém experiente e meteu 28dbm de potencia com cabos de 20 reais,ou porque compra antena de 150 reais e acha que vai ter a mesma performance de antenas de 450,00.... e por ae vai.
    900mhz é coisa séria pra quem sabe o que está fazendo.
    Não é pra qualquer moleque que acha que manja de RF.
    Concordo contigo quando alertas sobre possíveis interferências, porém discordo ao generalizar isso. Se bem instalado, usando ótimos equipamentos, não dará problemas.

    Em um link de 21km que trabalhei a poucos meses:

    Ex: O provedor instalou um xr9 com 28dbm de potencia em uma rb 433 e usa antena aquario yagi de 20bdi (que nao passa de 17dbi) por um erro de projeto deles.cabos usavam 4m de rg213 mal conectorizados+pigtail+caixa de plastico abs.....

    sinal: -89
    ccq: 35% a 65%
    canal: 917
    canalização: 10mhz
    banda passante: 1mega a 2mb.

    Após interferência , troca de cabos por cellflex 3/8 importados, colocação da RB em caixa de aluminio protegida de RF, instalação e configuração avançada do cartão , tive o seguinte resultado:

    Sinal: -51
    CCQ: 100%
    Potencia: 17dbm
    Frequencia: 922mhz
    canalização: 5mhz
    banda passante:12mbps (6+6)
    Antenas trocadas por 2 Hyperlink 15dbi grade.

    Ou seja, quando se usa equipamento profissional, precisa-se de um PROFISSIONAL pra instalar. esse é o maior erro dos provedores, achar que qualquer técnico instala Link de 900mhz. Ae acontecem os problemas.

    Dicas certas , estamos ae sempre pra passar.
    Abraço.