Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão roteamento ospf usando concentrador pppoe + ponto de acesso ubnt e impossivel mesmo

    estou ouvindo que e impossivel criar um concentrador pppoe na rede e ultilizar rotemento ospf nas torres para autenticar os clientes de modo centralizado ,que era melhor usar a rede em bridge mesmo ,alguem ai usa pppoe centralizado com rotemento para desmistificar isto .

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: roteamento ospf usando concentrador pppoe + ponto de acesso ubnt e impossivel mesmo

    epa, epa, epa... não disse que era impossível... Só disse que irá complicar seu cenário com protocolos que, usando a solução UBNT, às vezes não se comportam muito bem.

    Mas se quer rotear, prossiga com suas configurações das 750 e depois estabeleça túneis que transportem camada 2, como EoIP ou VPLS (sugiro VPLS, devido ao consumo e overhead que o EoIP provoca).


    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    estou ouvindo que e impossivel criar um concentrador pppoe na rede e ultilizar rotemento ospf nas torres para autenticar os clientes de modo centralizado ,que era melhor usar a rede em bridge mesmo ,alguem ai usa pppoe centralizado com rotemento para desmistificar isto .

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: roteamento ospf usando concentrador pppoe + ponto de acesso ubnt e impossivel mesmo

    hummmm ta ai complico não tenho a minima ideia de como configura estes tuneis

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: roteamento ospf usando concentrador pppoe + ponto de acesso ubnt e impossivel mesmo

    hummmmm .periga funcionar o concentrador se eu colocar na mesma rede do ospf ja que o mpls trabalha em camada 2 ou eu to errado ?

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: roteamento ospf usando concentrador pppoe + ponto de acesso ubnt e impossivel mesmo

    Na verdade irá configurar o roteamento e depois o MPLS.

    Pegue a apostila, e no exemplo de VPLS, configura para você relembrar como funciona isso.


    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    hummmmm .periga funcionar o concentrador se eu colocar na mesma rede do ospf ja que o mpls trabalha em camada 2 ou eu to errado ?

  6. #6

    Padrão Re: roteamento ospf usando concentrador pppoe + ponto de acesso ubnt e impossivel mesmo

    Naldo ... como o Sergio falou .... existem 2 opções ... a mais simples seria eoip .... apesar que perde uns 20 % de rendimento ..... a outra seria vpls .... um pouco mais chatinha de configurar ...

    olha esta figura aqui ....

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         under.jpg
Visualizações:	432
Tamanho: 	42,3 KB
ID:      	30702

    em R1, criei um server dhcp na porta 4 ... ok ? ... na porta 5 e a porta utilizada para os enlaces, rede ospf .... ja em R2 , a porta 5 usei para o enlace e a porta 4 e onde roda o tunel vpls ate R1 .... basicamente a porta 4 em R2 e uma extensão do server dhcp de R1 ....

    Basicamente o problema que tive usando ubnt para rodar legal e não cair o túnel em vpls .... e necessário mudar o valor de mtu padrão em todos os mk para 1500 ( mpls, mpls interface ) .... com isso rodou legal ....

    inte+

  7. #7

    Padrão Re: roteamento ospf usando concentrador pppoe + ponto de acesso ubnt e impossivel mesmo

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    estou ouvindo que e impossivel criar um concentrador pppoe na rede e ultilizar rotemento ospf nas torres para autenticar os clientes de modo centralizado ,que era melhor usar a rede em bridge mesmo ,alguem ai usa pppoe centralizado com rotemento para desmistificar isto .
    nao entendi o por que de dizer que é impossivel.
    conheco provedores que possuem a rede Roteada e fazem autenticacao na ponta (antes dos AP).
    sendo que usam como AP os UBNT

  8. #8
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: roteamento ospf usando concentrador pppoe + ponto de acesso ubnt e impossivel mesmo

    como o amigo mascaraapj falou se vc fazer o concentrador do pppoe nas rb 750 que estao ligado nas setorial ubnt e fazer este consentrador autenticar num servidor radius tem q funcionar blz Naldo. te add no msn mas nao apereceu ainda vou te add novamente ou conversamos aqui pelo forum mesmo

  9. #9

    Padrão Re: roteamento ospf usando concentrador pppoe + ponto de acesso ubnt e impossivel mesmo

    o problema do OSPF com o UBNT é quando o AIRMAX esta habilitado, aqui toda rede é Roteada usando OSPF, quando habilita o Airmax nos enlace, ate funciona, mais depois da uns erros maluco, tentei colocar dentro de vlan e mesmo assim, deu outros erros estranhos

  10. #10
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: roteamento ospf usando concentrador pppoe + ponto de acesso ubnt e impossivel mesmo

    olha estou muito decepcionado ,gastei dinheiro fazendo o treinamento so para aprender o roteamento ospf na rede e não estou conseguindo fazer.ou eu sou muito burro ou o treinamento da mikrotik do brasil e so para genios ,se bem que tinha um pessoal la que os caras tinham e 10 000 aparelhos na rede para eles foi maravilhoso .
    para min que eu so queria arumar minha rede sem chance so ganhei experiencia de tonto .
    e olha que eu pedi não para 1 mas para 2 treinadores .

    bem assim : por favor me ajudem com o projeto de minha rede estou pedindo uma ajuda para estruturar a primeira com ospf depos eu ganho experiencia e vou aprender mas.

    parece que não adiantou agora vou ter que usar o pouco que aprendi e fazer tudo na unha .
    so o que posso falar e que se um novato quiser ir fazer o rotemento dinamico não perca seu tempo .
    ai vão falar que e melhor fazer o mtcna ,mentira no mtcna não ensina ospf ouvi isto do maia .
    ou seja quer aprender ospf .....

    ]
    ajoelha e reza para deus ai...... talves tu consiga .

    pronto falei....

  11. #11
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: roteamento ospf usando concentrador pppoe + ponto de acesso ubnt e impossivel mesmo

    hum se os cara que o os cara ja botaram um monte de impecilio ,e que tudo e dificil ate fazer depos de feito e facil .
    mas como eu vou ter que fazer nem que seja na unha e na mordida .

  12. #12
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: roteamento ospf usando concentrador pppoe + ponto de acesso ubnt e impossivel mesmo

    ata ai vão falar que eu não sei o que e tcp ip ,vlan ,dhcp ,proxy ,mpfl pmdb ,pt ,psb e por ai vai

  13. #13
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: roteamento ospf usando concentrador pppoe + ponto de acesso ubnt e impossivel mesmo

    talves eu entrei na sala dos supergenios e não entendi fazer o que ,mas tinha muita gente legal gente que começou na internet discada ,na internet a lenha foi muito legal conhecer este pessoal .
    so nunca mas vou fazer nenhum treinamento com a marca da md brasil ,para min não e não recomendo para ninguem .
    eu posso ate penar mas notei que tem muita gente querendo saber sobre ospf e o pouco que sei vou passar

  14. #14

    Padrão Re: roteamento ospf usando concentrador pppoe + ponto de acesso ubnt e impossivel mesmo

    qual o seu problema com o OSPF? não está conseguindo fazer o mesmo convergir?

  15. #15
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: roteamento ospf usando concentrador pppoe + ponto de acesso ubnt e impossivel mesmo

    consegui ...levantei minha primeira area ospf agora falta criar o tunel mpls

  16. #16

    Padrão Re: roteamento ospf usando concentrador pppoe + ponto de acesso ubnt e impossivel mesmo

    Citação Postado originalmente por speedconnection Ver Post
    o problema do OSPF com o UBNT é quando o AIRMAX esta habilitado, aqui toda rede é Roteada usando OSPF, quando habilita o Airmax nos enlace, ate funciona, mais depois da uns erros maluco, tentei colocar dentro de vlan e mesmo assim, deu outros erros estranhos
    acho que o problema nem seria o airmax ativo ou não .... pelo que andei lendo no fórum da ubnt o problema esta no driver Ethernet dos produtos ubnt .... e como não tem muita jente la enchendo o saco deles por causa disso .... eles já falaram que não eh prioridade re-escrever o driver para aceitar valores maiores de mtu .....

    pelo que sei ... existem 2 soluções para se usar para fechar ospf, túnel vpls usando ubnt pro enlace .... 1 - seria alterar o valor mtu para 1500 ( mpls --- mpls interface ) em todos os roteadores .... e o que eu faço e esta funcionando bem .... 2 - ao adicionar a interface ( ospf --- interface ) , alterar o network type para nbma ... e mais algumas coisas que não lembro , ver figura abaixo ... não testei esta solução, mas foi recomendada pelo próprio mod do fórum da ubnt .... na lista da gter acho que ate teve um tópico sobre isso.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         under2.jpg
Visualizações:	314
Tamanho: 	49,6 KB
ID:      	30756

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    olha estou muito decepcionado ,gastei dinheiro fazendo o treinamento so para aprender o roteamento ospf na rede e não estou conseguindo fazer.ou eu sou muito burro ou o treinamento da mikrotik do brasil e so para genios ,se bem que tinha um pessoal la que os caras tinham e 10 000 aparelhos na rede para eles foi maravilhoso .
    para min que eu so queria arumar minha rede sem chance so ganhei experiencia de tonto .
    e olha que eu pedi não para 1 mas para 2 treinadores .

    bem assim : por favor me ajudem com o projeto de minha rede estou pedindo uma ajuda para estruturar a primeira com ospf depos eu ganho experiencia e vou aprender mas.

    parece que não adiantou agora vou ter que usar o pouco que aprendi e fazer tudo na unha .
    so o que posso falar e que se um novato quiser ir fazer o rotemento dinamico não perca seu tempo .
    ai vão falar que e melhor fazer o mtcna ,mentira no mtcna não ensina ospf ouvi isto do maia .
    ou seja quer aprender ospf .....

    ]
    ajoelha e reza para deus ai...... talves tu consiga .

    pronto falei....
    kkkkkkkkkkkkkkk, Naldo , relaxa ... hoje e sábado ... rs

    cara, mas e desse jeito mesmo ... curso ensina a teoria e olha la ..... a pratica difícil alguém ensinar .... eu mesmo aprendi mais sobre redes no Google e no wiki do mikrotik ... do que em redes I e II que ensina na faculdade de sistemas ....

    nunca fiz curso da md brasil ... mas acredito que eles devem passar o embasamento de como funciona .... agora colocar em pratica uma rede ospf ou mpls em mk,cisco etc .... e cada um por si ... rs .... vai de cada um buscar o be a ba na net de como fazer ...

    1 dica ? compra umas 5 rbs 750 ... e vai brincando ... fazendo testes de bancada antes de colocar em produção .... tenta montar uma rede ospf com elas .... vá fazendo testes nelas ... montando tuneis eoip ... depois bonding .... e por fim mpls/vpls nelas .... coloca 2 pcs de cada lado para testar .... isso vai te custar uns 600 reais e alguns dias sem dormir ... mais compensa .... sai bem mais barato do que fazer cursos e certificações .... e a minha opinião ... funcionou para mim ... pode funcionar para vc ... ^^

    obs: se alguém puder me ensinar a rodar ibgp na rede agradeço ^^

  17. #17
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: roteamento ospf usando concentrador pppoe + ponto de acesso ubnt e impossivel mesmo

    ou seja nem voce nem eu entendem nada ,so estamos enfeitando arvore de natal qualquer um pode fazer o nosso serviço.
    quer se rebaixar mas ,eu antes de fazer o curso ouvi do farias que o maia era muito humilde .
    eu ainda acredito .
    pare de me atormentar .ja tenho muitos problemas se pode me ajudar ajude .
    se não pode me esquece.
    ajude quando eu pedi para ajudar em meu ovo projeto para voce e o edisom era por que eu preciso .
    o maia me falou a coisa mas certa tambem hotspot ou pppoe se não tiver criptografafia na rede não existe nada .

  18. #18
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: roteamento ospf usando concentrador pppoe + ponto de acesso ubnt e impossivel mesmo

    sergio pare de manipular posts eu sou programdor antigo sei o que e isto

  19. #19
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: roteamento ospf usando concentrador pppoe + ponto de acesso ubnt e impossivel mesmo

    por favor ou me ajuda ou não me ajuda escolha.....

  20. #20

    Padrão Re: roteamento ospf usando concentrador pppoe + ponto de acesso ubnt e impossivel mesmo

    naldo.. leia novamente os textos.. e apostilas... com certeza voce vai ver onde esta errando :P