+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão TP-LINK - Antena interna e externa ao mesmo tempo

    Boa noite

    Tenho em minha casa a seguinte configuração:
    Modem ADSL TP-LINK (simples)
    Rádio Engenius ESR 1221 (com Ap-Router 9.3), Antena externa Aquarius 25dbi, AP SSID 1
    Rádio Level1 WBR-3408, Omni 5dbi, AP SSID 2

    Sendo que o Engenius eu uso para enviar o sinal para um amigo a +- 200mts@100mw. O Level1 fica ligado a LAN do Engenius, o qual uso para distribuir o sinal wireless dentro de casa. O modem está na Wan do Engenius. O Engenius faz QoS, DHCP, e gateway.

    Isso funciona bem, mas estou querendo colocar um ponto de internet em um cômodo mais distante e com cabo de rede num vai rolar, e tentar também ampliar o sinal em minha casa, que em alguns pontos fica mais fraco. Tentei configurar estes 2 rádios com WDS, mas só consegui resultados satisfatórios com ambos ligados com Omni interna. Caso contrário, o sinal fica fraco e dá muita perda de pacotes, como era de se esperar pelo fato de uma das antenas ser externa.

    Pra eu num ter que comprar outro rádio, e ter que ficar com 4 equipamentos ligados ao mesmo tempo pra isto, pensei em adquirir o modelo TD-W8961ND da TP-LINK (modem ADSL + wireless com 2 antenas), ou equivalente. Estava pensando em ligar uma saída dele na externa de 25dbi, e a outra na de 5dbi, que assim eu teria o sinal tanto interno quanto externo usando um único equipamento, e o Engenius eu usaria neste outro cômodo configurado como Repetidor Universal, me dando o ponto adicional de internet e a ampliação do sinal wireless. O Level1 num faço muita questão de usá-lo. Ele é bem fraquinho.

    A dúvida é: posso fazer este tipo de ligação neste TP-LINK? Ouvi aqui mesmo neste fórum alguns tópicos sobre o uso de T's para ligar duas antenas, e que tem tanta coisa a ser considerada. Será que este rádio usa internamente um desses T's, me obrigando a tomar os mesmos cuidados ?

    Alguém tem outra sugestão ??

    Apesar de preferir a opção anterior, por fazer tudo funcionar com 2 equipamentos (menos fios e mais espaço de sobra na estante), uma outra possibilidade que encontrei foi em manter o modem ADSL atual, adquirir um rádio tipo o Airlive G.Duo (que são 2 ap's + 2 antenas), e manter o Engenius, descartando o Level1. Mas nunca ouvi falar deste G.Duo. Alguem conhece?

    Obrigado pela atenção.

    Augusto
    Última edição por novaesjr; 22-11-2011 às 22:37. Razão: Possibilidade adicional

  2. #2

    Padrão Re: TP-LINK - Antena interna e externa ao mesmo tempo

    TPLink WR-743ND, não tem homologação, mas tem modo Cliente+AP que permite se autenticar numa conexão wifi e distribuir a conexão com outro SSID e encriptação. Mas claro que usando a mesma antena.

    Pra usar antenas diferentes (Não vejo necessidade), tem o AirLive GDuo, mas é mais caro que um router-cliente + um router-AP.

    Os roteadores que tem 2 antenas, ou 3, as tem para fazer MIMO (Google: Mimo), não são interfaces distintas com capacidade de operar wlan diferentes (Exceto o G.Duo)

    Acredite, o WR743ND resolve nesses casos, só falta homologação...

    (Outros roteadores com chipset RTL8186, tipo o ESR1221, tem no firmware o modo repetidor universal, resolveria também (Repete o mesmo SSID e encriptação). Ou poderia usar esse ESR1221 como AP+WDS, e outro roteador mais a frente como cliente+WDS)

    Possibilidades tem muitas, estude como o WDS funciona, os modos de operação que seu equipamento atual tem, e antenas direcionais internas (Na Dealextreme tem umas ótimas, angulo de 30º, cerca de 7 ou 8dB, na casa dos US$ 6 ou 7).

    E por fim, bons roteadores, como Linksys, tem um auto-sense de velocidade que faz com que a sensação de navegação mesmo quando o nível de sinal é baixissimo, ainda seja boa. falando de um modo noob, mesmo se o sínal estiver só com "um pauzinho" e variando, conectará normal, com navegação decente na web. Não é questão de potencia ou sensibilidade na etapa de rf, é o processamento.

  3. #3
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: TP-LINK - Antena interna e externa ao mesmo tempo

    cara coloca um kit unifi da ubiquit, isso já vai atender o seu caso.