+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Angry Krazer (KR-WAP254G-EV2?) travando sucessivamente.

    Boas!!! É meu primeiro post nesse forum!

    Adquiri (na verdade meu irmão) um Krazer "KR-WAP254G-EV2" (chipset RT3050-M1), porém no aparelho vem escrito "KR-WAP254G-E" e tem uma abertura para USB (aparentemente adaptada - e não funciona). Nesse sentido, uma vez que não havia qualquer selo de garantia nem nota fiscal (não sei onde foi comprado) resolvi abrir e na placa vem "KR-WAP2150N-HP".
    Dito isso, o aparelho veio com firmware APRouter 9.3 e apresenta travamentos constantes. Após entrar com contato com a APRouter, explicar o modelo e chipset, fui instruido a atualizar para o 9.4_beta, o que aparentemente ainda piorou. Após isso a APRouter disse que não pode ajudar em nada pois na verdade o modelo não é suportado.
    A questão é que o aparelho quando funciona, funciona realmente muito bem, o problema são os travamentos constantes (em média um a cada 2hs) e, se tento usar VoIP, seja por adaptador (Linksys PAP2) ou por software ele trava imediatamente após o sinal para ligar.
    Assim, quais soluções possíveis? É provável que seja um problema de hardware ou do firmware? Como poderia colocar o firmware original para ver se o travamento continua (tipo tftp)? Existe alguma versão do DD-WRT que seja compatível?

    ***A potência está em 30%; há 8 clientes cadastrados, mas nunca mais que 4 conectados ao mesmo tempo.

    Enviei um e-mail ao Sr. Filzek (que encontrei pelo fórum), que, devido ao horário, ainda não houve tempo para ser respondido.

    Desde já agradeço.
    Alexandre.

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Krazer (KR-WAP254G-EV2?) travando sucessivamente.

    Acredito que seja firmware, mas vamos aguardar a resposta da krazer se pronunciando sobre o caso

  3. #3

    Padrão Re: Krazer (KR-WAP254G-EV2?) travando sucessivamente.

    Boas!!!

    Obtive resposta do Sr. Filzek:

    "Esse travamento com certeza é trava no roteamento de encaminhamento de portas ou ALG, porém, como você tem um equipamento com AP Router, e o mesmo não é fabricado por nós, não temos como dar suporte, este deve ser feito direto com a Ap Router.

    Entre em contato com o [email protected] e solicite a versão do firmware (KR-WAP2150N-HP) para CPE, é um firmware mantido pela propria Krazer que tem muitos recursos e provavelmente não ocorra esse problema."

    Envei o e-mail para o indicado à pouco, aguardo a resposta para testar.

    Obrigado!
    Última edição por xandcg; 23-11-2011 às 19:15.

  4. #4

    Padrão Re: Krazer (KR-WAP254G-EV2?) travando sucessivamente.

    Tive problemas de travamento com equipamentos d-link e os estudei para saber.
    Como exemplo posso citar 2 di-lb604 (loadbalance com 2 wan) que travavam com mais de 40 clientes.
    Fiz o seguinte:
    - Atualizei firmware. Mesmo problema.
    - acertei todas as regras de portas, qos, etc... Melhorou, mas, continuava travando.
    - Decidi ir verificar o projeto dos circuitos. Utilizei um termômetro infra e comecei a verificar tudo. Em um ponto descobri uma aumento de temperatura com diferença de mais de 20° para o resto dos cis.
    - Solução. pasta térmica no local e um cooler de 486 resfriando o bicho.

    A d-link diz que ele aguenta 60 clientes com 2 wan e 80 com 1 wan ativa. O meu segurava até 200 online, sem travar e cerca de 300 cadastrados. Isso com as 2 wan ligadas. Na época tinha 2 velox de 8mb ligadas e nada de cair.

  5. #5

    Padrão Re: Krazer (KR-WAP254G-EV2?) travando sucessivamente.

    tenho 20 pç da krazer que comprei para teste e tive tantos problemas com elas que a solução de travamento e mal funcionamento que encontrei foi jogar elas fora e continuar comprando da linha rb mk ou ubiquit

  6. #6

    Padrão Re: Krazer (KR-WAP254G-EV2?) travando sucessivamente.

    Solução, faz uma fogueira e lança esse Krazer lá dentro. Tenho uns 15 aqui com pau.
    Usa MikrotiK ou Ubiquiti.

  7. #7
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Krazer (KR-WAP254G-EV2?) travando sucessivamente.

    Também tentei imigrar para equipamentos Krazer, devido a baixo custo, mas o tanto de problemas que deu, e gasto com fretes para enviar equipamentos para garantia, larguei mão da krazer, uso ubnt ou Elsys.

  8. #8

    Padrão Re: Krazer (KR-WAP254G-EV2?) travando sucessivamente.

    Hehe, até agora o suporte não me enviou o tal firmware. Já testei todos os compatíveis com esse chipset que estão no site da Krazer e, nenhum funcionou. Retornei pro AP Router 9.3 que é o que funcionou melhor até agora.
    O pior é que o hardware parece bom, mas não existe um firmware que funcione perfeitamente. Se não conseguem escrever seu próprio firmware de forma minimamente aceitável, seria melhor terceirizá-lo para alguém capaz de fazê-lo.
    Inclusive, parece que, já andaram sondando isso, mas pelo tempo desistiram:

    DD-WRT Forum :: View topic - KR-WAP2150N-HP 3G Ralink RT3050F New Spec - 1000mW - USB 2.0

    O que farei a médio prazo é pegar um PC pra usar como servidor e fazer eu mesmo todo o roteamento com iptables, iproute etc. Daí só preciso de um AP em bridge, ou mesmo, pro meu uso, uma placa que funcione em rfmon... Ainda fico com a vantágem de fácilmente adicionar proxy etc... Tudo junto...

    Comprei esse negócio pra não ter trabalho e só tenho trabalho com isso.

    @andrelch
    Já estava mesmo pensando, de qualquer forma, em colocar um dissipador...

    P.S- Quem comprou maiores quantidades e teve problemas que não foram resolvidos, podem facilmente acionar judicialmente a Krazer à fim de indenização. Só penso em não fazer pq comprei apenas um e o valor não vale o trabalho...

    Obrigado!!!

  9. #9

    Padrão Re: Krazer (KR-WAP254G-EV2?) travando sucessivamente.

    Amigos até parece mentira mas justo hoje um cliente que instalamos em Maio desse ano com uma cpe Krazer 5,8ghz ligou dizendo que fazia alguns dias que não conseguia usar a internet, pedimos para que ele ligasse o equipamento e o mesmo não conectou em nossa célula, abrimos uma O.S. e mandamos o técnico.
    Problema: O firmeware estava como veio de fábrica, resetou sozinho e esse não foi o primeiro, foram vários, é o problema é simples, mas aí você desloca técnico, cliente fica insatisfeito, tem que pagar frete pra lá, pra cá.
    Resumindo, o barato sai caro e muito caro.

  10. #10

    Padrão Re: Krazer (KR-WAP254G-EV2?) travando sucessivamente.

    Citação Postado originalmente por xandcg Ver Post
    Hehe, até agora o suporte não me enviou o tal firmware. Já testei todos os compatíveis com esse chipset que estão no site da Krazer e, nenhum funcionou. Retornei pro AP Router 9.3 que é o que funcionou melhor até agora.
    O pior é que o hardware parece bom, mas não existe um firmware que funcione perfeitamente. Se não conseguem escrever seu próprio firmware de forma minimamente aceitável, seria melhor terceirizá-lo para alguém capaz de fazê-lo.
    Inclusive, parece que, já andaram sondando isso, mas pelo tempo desistiram:

    DD-WRT Forum :: View topic - KR-WAP2150N-HP 3G Ralink RT3050F New Spec - 1000mW - USB 2.0
    Putz julho de 2010.
    Travou na questão financeira.

    Pelo que o Filzek disse lá, a versão do DD-WRT para o Dir-300 roda bem nele. É só uns detalhes que precisa ser reescrito para ficar 100%.
    Só que uma licença destas para cada pcba vai encarecer o produto para o Filzek. Ele nunca me comentou sobre isso, mas será que uma compra de licenças específicas em lote não sairia mais barato?

    Eu tenho dir300 e dir-600 com o dd-wrt. É um espetáculo de firmware. Só que instalador comum não gosta muito. Tem vários detalhes para configurar.
    Quem sabe isso não resolveria a questão da estabilidade que muitos reclamam?

    Quanto a própria empresa escrever seu próprio Firmware, não vou defender aqui a Krazer, mas a prática de embarcar firwmares de terceiros é amplamente utilizada por várias marcas famosas.

    Veja o caso dos radinhos com chipset rtl 8186, praticamente todos os firmwares são iguais, o que varia é alguma disposição de tela, outros só a tradução de legendas. Na verdade parece que o firmware é escrito para o chipset e não para a marca em si.
    Neste aspecto o firmware wispos da krazer por ser escrito por eles procurou mudar alguma coisa do tradicional. Tenho estas pcba rodando aqui , algumas a mais de ano sem probmelas. Outras deram pau. Mas tenho também bullets e Nanos que deram pau.

    Tanto é que já tem na Asia lançamentos plágios dos Ubiquiti com o Airmax.

    É uma pena que a negociação com o dd-wrt não tenha ido para a frente. Eles estão anos luz na frente em matéria de firwmare. Eles e o open-wrt, que dizem os gurus ser o melhor firmware escrito até hoje.

  11. #11

    Smile Re: Krazer (KR-WAP254G-EV2?) travando sucessivamente.

    Até agora os krazers da vida so tiveram sucesso com o firmware firemax ou da aquario testado por mim com o firmware original é lixo.

  12. #12

    Padrão Re: Krazer (KR-WAP254G-EV2?) travando sucessivamente.

    O DD-WRT é impecável. Já usei num Linksys que tive, mesmo uma maravilha. Já o OpenWrt nunca usei, mas sempre falam muito bem; também seria uma opção. Se existesse suporte oficial do DD-Wrt mesmo que tivesse que ativar depois (pagando separado) talvez valesse a pena - não creio que seria tão caro assim, feito dessa forma...

    EDIT: Poderia ter a opção: instale o firmware que queira (já que próprio nunca vai bem) ou ative o DD-WRT.

  13. #13

    Padrão Re: Krazer (KR-WAP254G-EV2?) travando sucessivamente.

    Em resumo, está com o AP Router 9.3, funcionando de forma razoavelmente aceitavel. Melhor que o 9.4_beta ou qualquer outro que eu tenha testado.

    EDIT: Não consegui mudar o tópico para resolvido.