+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhor Material para começo

    Olá pessoal estou pretendendo montar um pequeno provedor via-wireless, e quero saber qual é o melhor Kit provedor para se começar sem ter dor de cabeça.
    Tenho um Kit com uma RB433 e uma antena omni. Sei que esse kit nao vai me dar conta do serviço.

    A cidade aqui é bastante plana, entao, qual seria a melhor frequencia para se usar, 2,4 ou 5,8?

    Os meus clientes estarao nessa regiao da foto do link abaixo. e O provedor estará onde esta marcado com um X.

    Prentendo, ainda, atender 60 clientes.

    ImageShack

  2. #2

    Padrão Re: Melhor Material para começo

    eu tbm estou para por em pratica meu provedor e ainda não tenho experiencia na pratica mas pelo tempo que eu venho estudando aqui no under e em outros foruns se eu fosse vc ia de rb 433ah com 3 cartões r52h e 3 paineis setorias de 120.ficaria bem melhor.o meu eu vou usar uma rb 493g que tem mais memoria do que a rb 433ah+ 3 r52h ligados em paineis wirelink.so to dependendo do link da embratel para começa a operar.

  3. #3

    Padrão Re: Melhor Material para começo

    Amigos boa noite, creio que tambem vai depender do bolso de vcs aqui comecei com Aprouter+Omini de 12DBi+1Mega ADSL para atender 30 pessoas, depois migrei para Mikrotik sem cartão usando o AProuter como Bridge e aumentei para 45 clientes em seguinda substitui o Aprouter por uma Bullet2 e acrescentei um thunder 3.1 e depois thunder7 pois o perfil dos meus clientes mudaram ficam pedndurandos no youtube, hoje tenho 22 clientes pois perdi muitos para rede cabeada e problema de link da OI, mais to correndo atras para consegui mais clientes pois hoje tenho 15 megas ADSL e ja aparece clientes novos minha meta e uns 100, tenho amigo que começou com equipamentos iguais aos meus que vendi e hoje possui 230 clientes e trabalham com setoriais e nano equipamentos 2.4 e 5.8 e olha que aqui no meu bairro as Antenas 2.4 e de palmo em palmo, creio que vc deva começar devagar para depois ir mudando conforme a clientela a proposito vc tem SCM não adianta investir muito sem ta legalizado e ariscado perder tudo.

  4. #4

    Padrão Re: Melhor Material para começo

    Amigo aki em manaus comercei com 5.8 pois o 2.4 aki nao dá, entao coloquei quatro nanos M5 e ate hoje tem 40 clientes pendurado neles sem problemas na base coloquei um mk no pc pois uso o web cache do mikrotik e graças a Deus e meu trabalho nao recebo nem uma reclamaçao somente elogios hoje tem uma adls de 10 megas do netvirtua pois sendo assim lhe endico isso 4 nanos e nanos nos clientes tambem.


    se fui util qualquer coisa entra em contato para trocar ideia.

    msn: [email protected]

  5. #5
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Melhor Material para começo

    para entregar o sinal para o cliente tem que ser em 5.8 e usar protocolo para sair do wi-fi comum, usando painel não omni, e colocar cada um apenas com um RB tipo a 411 ah, assim de ser problema em um ponto não para os outros.

  6. #6

    Padrão Re: Melhor Material para começo

    se for para fazer algo simples e com pouco investimento,mais de qualidade para atender ate 100 clientes, MIKROTIK- AP OMNITIK U-5HND LICENÇA NIVEL ,,custa 300,00 com ele vc atende 3 a 4 km em volta e com qualidade e pode usar ele mesmo gerenciar os clientes não precisando de servidor pc etc,,,,,,,,MIKROTIK- ROUTERBOARD SXT 5HND 5GHZ usa este nos clientes e com este na cada dos clientes onde vc vai usar por muito tempo pois trabalha em m com trafico mais de 100 mb custa apenas 200,00 caga,,

  7. #7

    Padrão Re: Melhor Material para começo

    Pessoal, primeiramente, para montar um provedor, vcs terao que escolher equipamentos homologados pela anatel, ai faz um projeto analizando a demanda, as distancias atendidas e o consumo do link, nao sou contra usar link adsl, mais ele so servidorá ate um certo numero de clientes, apos isso, vcs precisaram de um link de dados, para poder manter a qualidade.

    Qualquer duvida, estou a disposição.

    Att.
    Claudio
    msn:[email protected]

  8. #8

    Padrão Re: Melhor Material para começo

    Mas como assim? Voce começou sem usar o Mikrotik? Nao tinha pagina deautenticaçao?

    Agreço a todos!

  9. #9

    Padrão Re: Melhor Material para começo

    Com relaçao ao material ja estou tendo uma melhor visao sobre esse assunto.

    Agora o que mais ta pesando é o Link, nao consigo encontrar ADSL, e o via satelite custa muito caro.Nao preciso nem falar sobre o DEDICADO, mas vou falar, custa 2.300 o Mb.

    Nao vou ter fundos para pagar esses links. Alguem aqui me dar uma solution?[[


    Abb!"

  10. #10
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Melhor Material para começo

    voce esta em que região, porque o link ja tem baixado bem, se na sua região tiver a embratel eles tambem pode te atender, mais caso seja complicado tenta comprar de um provedor da mesma cidade ou cidades visinhas para não chamar a atenção, para voce iniciar depois no futuro vc compra link dedicado.

  11. #11

    Padrão Re: Melhor Material para começo

    não amigo eu uso os nanos como ponte e embaixo deles tenho um mikrotik no pc com web-proxy.