+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Baterias

    Boa noite...

    Tenho uma torre com 04 RB's 433AH e 06 Cartões, sendo 05 XR5 e R52HN... quero saber dos mais experientes quantas baterias são necessarias para segura essa configuração por +/- uns 5 dias sem sol, sendo as baterias:

    Automotiva de 105 amperes =
    Estacionaria de 70 amperes =

    Pergunto isso pois venho com problemas nessa torre, atualmente trabalha com baterias automotivas de 105 amperes, aqui em minha cidade só encontro baterias automotivas e pela pesquisa que fiz da para compra pelo mesmo preço das de 105 as de 70 amperes.

    E o painel solar qual seria o ideal para alimentar essas baterias?

  2. #2

    Padrão Re: Baterias

    acompanhando pra aprender pois não tenho conhecimento de calculo de consumo X painel solar e carga das baterias

  3. #3

    Padrão Re: Baterias

    bom, vamos as contas:

    RB433ah sem cartoes consome 3W
    o consumo MAXIMO dela é de 25W entao vou fazer a conta com 12W:

    4 rbs * 12W = 48W

    48W / 12v = 4ah

    nosso consumo vai ser de 4ah em 12v

    uma bateria de 70ah mantem os 4ah por aprox: 15 horas (70ah / 4ah). a bateria no pode "zerar"..


    agora o calculo do painel solar:

    Um painel 135w da kyocera vai produzir os 135w durante a insolação que na media é de 5 horas.. entao 135w * 5 horas = 675w/dia ou 28,125 W (por hora/dia).

    se o seu equipamento consome 48w/h, seu painel fornece 28,125 W/h basta fazer a conta.. jogando 25% a mais na capacidade.. ou seja..

    3 paineis 135 w
    4 baterias de 70ah (recomendo freedom estacionarias, www.powersafe.com.br)


    para ter a autonomia de 5 dias.. voce vai precisar de no minimo +4 baterias de 70ah !!



    mas o painel solar gera energia mesmo com tempo nublado..


    e em sistemas solares, a primeira coisa a se fazer com o banco de baterias é a equalização de carga..