+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Baterias

    Boa noite...

    Tenho uma torre com 04 RB's 433AH e 06 Cartões, sendo 05 XR5 e R52HN... quero saber dos mais experientes quantas baterias são necessarias para segura essa configuração por +/- uns 5 dias sem sol, sendo as baterias:

    Automotiva de 105 amperes =
    Estacionaria de 70 amperes =

    Pergunto isso pois venho com problemas nessa torre, atualmente trabalha com baterias automotivas de 105 amperes, aqui em minha cidade só encontro baterias automotivas e pela pesquisa que fiz da para compra pelo mesmo preço das de 105 as de 70 amperes.

    E o painel solar qual seria o ideal para alimentar essas baterias?

  2. #2

    Padrão Re: Baterias

    acompanhando pra aprender pois não tenho conhecimento de calculo de consumo X painel solar e carga das baterias

  3. #3

    Padrão Re: Baterias

    bom, vamos as contas:

    RB433ah sem cartoes consome 3W
    o consumo MAXIMO dela é de 25W entao vou fazer a conta com 12W:

    4 rbs * 12W = 48W

    48W / 12v = 4ah

    nosso consumo vai ser de 4ah em 12v

    uma bateria de 70ah mantem os 4ah por aprox: 15 horas (70ah / 4ah). a bateria no pode "zerar"..


    agora o calculo do painel solar:

    Um painel 135w da kyocera vai produzir os 135w durante a insolação que na media é de 5 horas.. entao 135w * 5 horas = 675w/dia ou 28,125 W (por hora/dia).

    se o seu equipamento consome 48w/h, seu painel fornece 28,125 W/h basta fazer a conta.. jogando 25% a mais na capacidade.. ou seja..

    3 paineis 135 w
    4 baterias de 70ah (recomendo freedom estacionarias, www.powersafe.com.br)


    para ter a autonomia de 5 dias.. voce vai precisar de no minimo +4 baterias de 70ah !!



    mas o painel solar gera energia mesmo com tempo nublado..


    e em sistemas solares, a primeira coisa a se fazer com o banco de baterias é a equalização de carga..

    - compre um carregador inteligente (recomendo www.sparkpower.com.br o carregador de 50ah). peça para que regulem ele em 15.5v

    - ligue o carregador em UMA bateria.. e deixe por 24 horas.. faça isso com as outras, uma por uma..

    - depois ligue as baterias em paralelo e espere umas 2~4 horas para que elas equalizem as cargas..

    - ligue o carregador no banco e deixe mais 24 horas..


    seu banco esta pronto..

    recomendo tambem que voce de uma carga no banco 1 vez por mes.. coloque esse carregador ajustado em 15.5 no banco e deixe por 24 horas...

    assim voce conserva e mantem as baterias em bom estado e no minimo 5 anos de vida..



    o carregador indicado é inteligente, quando a bateria chega em 100%, ele vai abaixando a corrente até praticamente 0ah .. mantendo a bateria em voltagem de equalização (da freedom eh de 15.5v).

    depois que eu fiz a equalização do meu banco de baterias onde tenho rede solar.. nao tive mais problemas..

  4. #4

    Padrão Re: Baterias

    Parabéns alexandre pela excelente explicação.

  5. #5

    Padrão Re: Baterias

    O cara sabe o que tá falando... Aprendi muito.

  6. #6

    Padrão Re: Baterias

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    bom, vamos as contas:

    RB433ah sem cartoes consome 3W
    o consumo MAXIMO dela é de 25W entao vou fazer a conta com 12W:

    4 rbs * 12W = 48W

    48W / 12v = 4ah

    nosso consumo vai ser de 4ah em 12v

    uma bateria de 70ah mantem os 4ah por aprox: 15 horas (70ah / 4ah). a bateria no pode "zerar"..


    agora o calculo do painel solar:

    Um painel 135w da kyocera vai produzir os 135w durante a insolação que na media é de 5 horas.. entao 135w * 5 horas = 675w/dia ou 28,125 W (por hora/dia).

    se o seu equipamento consome 48w/h, seu painel fornece 28,125 W/h basta fazer a conta.. jogando 25% a mais na capacidade.. ou seja..

    3 paineis 135 w
    4 baterias de 70ah (recomendo freedom estacionarias, www.powersafe.com.br)


    para ter a autonomia de 5 dias.. voce vai precisar de no minimo +4 baterias de 70ah !!



    mas o painel solar gera energia mesmo com tempo nublado..


    e em sistemas solares, a primeira coisa a se fazer com o banco de baterias é a equalização de carga..

    - compre um carregador inteligente (recomendo www.sparkpower.com.br o carregador de 50ah). peça para que regulem ele em 15.5v

    - ligue o carregador em UMA bateria.. e deixe por 24 horas.. faça isso com as outras, uma por uma..

    - depois ligue as baterias em paralelo e espere umas 2~4 horas para que elas equalizem as cargas..

    - ligue o carregador no banco e deixe mais 24 horas..


    seu banco esta pronto..

    recomendo tambem que voce de uma carga no banco 1 vez por mes.. coloque esse carregador ajustado em 15.5 no banco e deixe por 24 horas...

    assim voce conserva e mantem as baterias em bom estado e no minimo 5 anos de vida..



    o carregador indicado é inteligente, quando a bateria chega em 100%, ele vai abaixando a corrente até praticamente 0ah .. mantendo a bateria em voltagem de equalização (da freedom eh de 15.5v).

    depois que eu fiz a equalização do meu banco de baterias onde tenho rede solar.. nao tive mais problemas..
    Apenas para completar essa bela explicação, segue o porque da escolha da estacionaria em detrimento da starting, ou comumente chamada de automotiva.

    A bateria estacionaria é produzida para aceitar uma maior usabilidade de sua carga, isso quer dizer que em um uso severo, carregando e descarregando praticamente todos os dias ela suportara bem mais tempo do que a automotiva, pois a automotiva foi projetada para fornecer energia de forma mais rápida e em menos tempo, enquanto a estacionaria libera sua energia em um maior período de tempo de forma mais equilibrada. Outro detalhe importante, o tempo de vida da sua bateria e medida em ciclos de carga em descarga alem de incluir nesse fator o quanto foi descarregado em cada ciclo. Em termos de fácil entendimento: Uma automotiva que descarrega apenas 30, 35% de sua carga pode ter ate 2 mil ciclos desse tipo, se a mesma bateria for descarregada 80, 85% por ciclo terá apenas a capacidade de 500 ciclos antes de perder sua utilidade real. Já as estacionarias podem suportar descargas maiores sem perder a quantidade de ciclos possíveis, que por sua vez é a sua vida útil.
    Espero ter complementado um pouco.


  7. #7

    Padrão Re: Baterias

    Completando mais uma coisa:
    Baterias estacionárias geralmente custam 250% a mais que as automotivas, mas duram 400% mais.

    Na hora do calculo é facil decidir, na hora de tirar o dinheiro do bolso acho que a maioria opta por automotiva. "Daqui 2 anos troco por outras automotivas e pronto, gasto parcelado, e não tudo de uma vez".
    Eu estou preferindo apostar em varias baterias de gel, vou trocando em parcelas mais leves, já que o cartão BNDES está demorando pra sair (Se é que ele contempla alguma estacionária).

    Só acho que o Alexandre está sendo bonzinho em usar 12W na RB433 com 2 ou 3 cartões, eu colocaria 15W p/ 2 cartões e 18W pra 3, por precaução.

  8. #8

    Padrão Re: Baterias

    se o colega tiver um alicate amperimetro que consiga medir DC, alicate bom.. tipo minipa, fluke ou hykary .. ai sim.. ele vai conseguir saber o valor exato do consumo...


    eu fiz calculo em uma torre pra 4ah .. la consome 2ah ..

    uso 2 de 135 e 3 baterias 70ah (df1000) + 1 aero gerador de 400w :P

  9. #9

    Padrão Re: Baterias

    Bem amigos o que seria de mim sem vocês??? O alexandrecorrea, deu uma bela de uma aula, o Segundo e o rubem deram uma completada legal.... A questão agora é a seguinte: estou iniciando agora, to sem verba para fazer o serviço da forma que pretendo... estou com meu CNPJ pronto para pegar uma grana no Banco do Nordeste só que até la tenho que ir armengando, atualmente tem uma Placa solar de 80W e duas automotivas de 105 amperes, consegui hoje mais uma placa de 45W e mais duas baterias de 105... como devo usar esses dois kit's? Qual a forma melhor de aproveitar o maximo possivel deles?

  10. #10

    Padrão Re: Baterias

    Tem 2 paineis e 3 baterias, isso?
    Daria pra colocar o painel de 80W carregando 2 baterias paralelas, e colocar esse kit de baterias em serie com a terceira bateria, pra ter 21-27V, mas... o painel de 45W não carregaria completamente a 3ª bateria em muitos dias, tenho a nítida impressão que em uns 10 dias a bateria passaria a acabar lá pelas 10 da noite.

    Na verdade acredito que tem uma bateria sobrando, porque o painel de 80W não carregaria 2 baterias de 105Ah num dia, mal e mal carregaria uma, de modo que usar esse painel em mais de uma bateria não ajuda muito, o jeito é colocar os 2 paineis em paralelos no mesmo controlador, e juntar tudo nas 3 baterias em serie, mandar 11-14V pras RB's, os cabos precisariam ser curtos (Nada de 20m de POE), mas é a única forma que vejo de usar todo o potencial dos paineis e o potencial possível das baterias.

    Se fossem 3 paineis e 3 baterias eu colocaria as 3 baterias em serie, pra ter 33-40V, afinal quanto maior a tensão menor a corrente logo menor é a queda de tensão nos cabos, não tenho testes sobre isso mas tenho a impressão que o rendimentos das routherboards melhora conforme aumenta a tensão.

    (Os paineis tem um diodo na saída, dependendo do fabricante uma ponte retificadora, então não há problema em colocar varios paineis paralelos, na verdade a eficiência é um pouco afetada mas nesse caso não atrapalharia o uptime)

    ===============
    Ops... agora lí direito, são 4 baterias. Bom, um painel de 45W carregaria ainda menos 2 baterias de 105Ah, difícil criar um sistema 24V pra 3 RB433 com cartões, eu pelo menos vejo uma incapacidade nítida do painel de 45W carregar o suficiente pro consumo noturno dessas RB's mesmo em 24V (Em 36V seria capaz).

  11. #11

    Padrão Re: Baterias

    Iii rapaz a coisa vai pegar, quando eu tava com duas rb's e 03 cartões o painel de 80w + as duas automotivas de 105 amperes dava conta do recado sem problemas.... agora lascou-se tudo, preocupei

  12. #12

    Padrão Re: Baterias

    Peraí, se com o consumo dos seus clientes o painel de 80W aguentava 2 RB's, então aumentando em 50% o numero de RB's e cartões, seria só aumentar 50% o painel, mas 45W representa mais de 50% de aumento nesse caso.

    Então tá tranquilo.

    É que eu sempre meço aqui um consumo maior na RB433 com 3 cartões, talvez perfil de usuarios, encriptação e usos diversos do processamento, tipo de trafego (Se tem roteador nos clientes ou se tem PCI/USB tentando trafegar dado de rede do windows), faça o consumo cair muito a ponto de chegar nos 12W de media que o Alexandre citou, e que faria sua conta de 2 RB433 com 3 cartões cada não consumir o que um painel de 80W carrega por dia.

  13. #13

    Padrão Re: Baterias

    Boa noite amigos. Sou novo no forum. E não entendi legal os calculos.
    Mas vi o tópico que se enquadra legal no perfil da minha torre.
    Tenho 02 Rb´s 433AH (com 05 cartões) + 01 Bateria estacionária de 105 ah e
    um painel solar de 135w kyocera instalado nesta torre.

    A pergunta é:
    Posso colocar o sexto cartão?
    Qual a autonomia que terei após essa modificação?
    o inverno está chegando e quero ter certeza que não terei problemas.
    Fico grato por ajudarem.