+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Porque um cliente com conexão ruim pode comprometer toda rede??

    Boa tarde como sempre venho compartilhar minhas duvidas com vc do Under, dessa vez e o seguinte eu tenho um RB433+Bullet2+Omini de 12DBi sendo que eu sempre monitoro meus clientes pela bullet, aqui uso ela na banda "B" e 14 de potência e 11Mbps sendo que na maioria das vezes vejo clientes meus com RX e TX caindo para 5Mbps e volta para 11 novamente em media uns 04 clientes assim, e eles com ótima visada la no PC do cliente vejo 03 pontinho de sinal mexo aqui e ali as vezes melhora mais depois volta a oscilar na maioria eles usam antena grade de 24 Dbi com adaptadores USB e outros usam CPE SmartLan da de 500mW mais a maioria e antena grade, já tentei falar com esses meus clientes para trocarem os equipamentos mais relutam, alegam que funcionava antes quando eu usava Aprouter agora com MK ficou dando bronca vejo sempre o sinal oscilando, em que eles podem prejudicam os demais clientes??

    Grato
    Henrique

  2. #2

    Padrão Re: Porque um cliente com conexão ruim pode comprometer toda rede??

    Carra omini, fala para todos os lados e escuta pouco, recebe e envia muita interferencia, se tem cliente com sinal baixo, compromete toda interface, e nao e so sinal o ack tb deve ser levado em conta. muda canal, potencia estuda a ideia de um painel direcional.

  3. #3

    Padrão Re: Porque um cliente com conexão ruim pode comprometer toda rede??

    Citação Postado originalmente por saber Ver Post
    Cara voce ja esclareceu os seus erros 1º usa equipamentos de boa qualidade 2º se voce quer dar um bom serviço sede o cliente o equipamento em comodato 3º se o sinal ta ruim é pq quando um cliente fica ruim o equipamento vai dar prioridade pra quele que ta péssimo 3º joga essa porcaria de omini no lago bem fundo assim não atrapalha seu concorrente, fazendo isso voce ta fazendo um trabalho de Professional.
    Saber boa noite 1º o que vc vc sugere em relação a equipamentos de boa qualidade que vc se refereriu?? 2º ja tentei comodato e tive dor de cabeça e não tenho grana suficiente para investir bem que queria por Nanos, esse equipamentos que estão instalados e desde quando comecei são antenas 24 Dbi grande como falei a turma não gosta muito de gastar, to barrando clientes com antena grade agora só uso de CPE p cima, no caso meus concorrentes e que estão me atrapalhando tem cara aqui usando no quintal dele 02 Aprouter+Antenas de 12 DBi tudo junto ce acredita?? fora Omni o que vc me sugere?? pois aqui não tenho torre, minha estrutura e em cima de 01 varão de 6 mt na esquina da casa.

  4. #4

    Padrão Re: Porque um cliente com conexão ruim pode comprometer toda rede??

    Citação Postado originalmente por saber Ver Post
    Cara pra voce prestar um bom serviço e crescer tem que usar setorial, só assim voce cresce com estrutura, demora um pouco mas no final vale a pena investir num bom equipamento e alem disso não tem dor de cabeça.
    Saber o que vc me sugere?? em relação as setoriais quanto de Dbi? quantas p fechar o angulo?? pq tenho clientes em todas as direções no maximo q consigo alcançar e 1,5 km mais a turma não acessa, tem pessoal q me liga dizendo q conseguiu enxergar meu sinal mais o local fica distante casa, esqueci de mencionar que tenho 10 megas Adsl+thunder 7 rodando, tem como vc me dar uma sugestão em relação aos equipamentos??

    Grato

  5. #5

    Padrão Re: Porque um cliente com conexão ruim pode comprometer toda rede??

    Amigo anota meu msn ai consigo resolver isso ai pra vc rapindinho.... [email protected]

  6. #6

    Padrão Re: Porque um cliente com conexão ruim pode comprometer toda rede??

    Kra começa certinho compra equipamento de qualidade, procura uma parceria pra vc trabalhar sossegado, faça td certinho. Se num tiver $$$ aconselho nem entrar nesse ramo, vcs acha q é somente colocar um apzinho na cx hermetica e ligar em omnis por ai, num é assim não, me desculpe o dono do post mais provedor hj é muito dificil.

  7. #7

    Padrão Re: Porque um cliente com conexão ruim pode comprometer toda rede??

    Citação Postado originalmente por netxtreme Ver Post
    Kra começa certinho compra equipamento de qualidade, procura uma parceria pra vc trabalhar sossegado, faça td certinho. Se num tiver $$$ aconselho nem entrar nesse ramo, vcs acha q é somente colocar um apzinho na cx hermetica e ligar em omnis por ai, num é assim não, me desculpe o dono do post mais provedor hj é muito dificil.
    Sem bronca parceiro, quanto mais conselho melhor!

  8. #8

    Padrão Re: Porque um cliente com conexão ruim pode comprometer toda rede??

    Sem falar que as CPE's geralmente tem um angulo muuuuuuuito mais aberto que o necessario, abertura de 60º joga sinal pra todo lado, chega a sua antena o sinal direto e diversos reflexos, eu opto por antenas de menor angulo possível, ou seja, grade de 8 ou 10º.

    E uma RB433 com 3 cartões e 3 antenas baratas de 120º (Betel/Wirelink são as mais em conta) já dão um show em omni, que dirá setoriais de 90º ou 60º ("Panelinhas" 12dB da Aquario ou Proeletronic).

    Essa da taxa de dados variar é o auto fallback, recurso que diminui a banda pra aumentar a potencia, sinal que a zona de fresnel está proprorcionando reflexos que variam, ou a propria visada é obstruído por objetos moveis como arvores (As folhas de movem com o vento, a arvore não se move...).

  9. #9
    Avatar de wpalasi
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Engenheiro Beltrão - PR
    Posts
    45
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Porque um cliente com conexão ruim pode comprometer toda rede??

    Olha amigo, e o seguinte você ultiliza antenas de 24dbi ( Clientes ) Ligada a uma Ommini de 12dbi, eu tenho um provedor muito parecido com o seu a diferença é que uso uma RB750g e nos clientes ou "GridStation" de 20db ou Antenas de 20db com Pigtail de 10m e radio air live... essas tuas antenas clientes estão dando interferência na sua rede e outra coisa antena de 25db e para distancias longas exe: 3km. Pois o raio de fresnel da sua Ommini de 12dbi é para perto e suas antenas clientes são para longe, no mundo wireless cada caso tem qe ser estudado, muita gente pensa que quanto mais potencia uma ommini ou painel tem ou antena, melhor fica mas nao eh assim. cada caso e um caso... se vc tem clientes a longa distancia coloca uma ommini de 15dbi Homologada, e dependendo da quantidade de clientes o Bullet não aguenta mesmo... ele as vezes trava eu uso o Bullet 2HP oque resolveu meu problema foi ativar o watchdog com ping assim o equipemento reinicia quando nao responde ao ip que vc manda ele pingar... e amigo sinceridade ADAPTADOR usb não dá... ele deixa o spectro da rede muito comprometido pois tem pouca potência de hardware... eu tinha alguns clientes usando adaptador usb, bloquiei todos até trocarem o rádio... hoje minha rede está redondinha.. rsrs

    Vlw...

  10. #10

    Padrão Re: Porque um cliente com conexão ruim pode comprometer toda rede??

    Clientes com sinal ruim vão ter ACK muito alto, sua rede sempre é nivelada pelo pior cliente, por isto que os clientes que deveriam estar navegando bem vão sofrer.

    Nunca coloque um cliente ruim "Longe ou Sem Visada" na sua estrutura que está com todos os clientes com visada e sinal bom; pois isto fará uma queda drastica na qualidade da sua rede.

  11. #11

    Padrão Re: Porque um cliente com conexão ruim pode comprometer toda rede??

    eu não gosto de omini ,e só trabalho com rb , mais mesmo trabalhando com painel e rbs já tive prolema com ack e trafico ruim pelo motivo de clientes com equipamentos ruim interferindo em minha red,ping auto ,aparente interferência etc ,pq quando o radio ou a conexão do cliente fica em baixa ele baixa o trafico geral de todos que esta no mesmo cartão,vc tiver um trafico de 3 mb no crtão e um cliente fica em 2 mb ,,o ping sobe na hora pq demanda é maior que a disponibilidade que fico limitado devido ao cliente ter equipamento ruim ou mal instalado,,mais é simples resolver com rb,,,coloca script de controle de ack e tempo programado de verificação para rb derrubar estes com ack acima do permitido por vc,,no caso dos usb sempre que inicialmente ele se conecta na rede ele fica com ack auto e apos derrubar ( as vezes 2 ou 3 x) normalmente ficara no permitido,,
    ( vc encontra aqui script como fazer )
    e proximo passo sera ativar opção data rates no cartão pra limitar a qualidade determinada por vc para seus clientes,,,,,
    apos eu ter feito isso a 2 anos atras minha rede mudou como agua para vinho.,.,
    espero ter ajudado e pode agradecer,caso queira

  12. #12

    Padrão Re: Porque um cliente com conexão ruim pode comprometer toda rede??

    Bom dia,

    O principal fator de um cliente com sinal ruim prejudicar todo o desempenho do sistema é o processamento do equipamento. Em vez de dedicar, por exemplo, 2% de processamento para determinado equipamento cliente o AP (ou qualquer outro transceptor) terá de dedicar até 30% para este. Ou seja, muito processamento para poucos usuários em vez de dedicação proporcional para todos.

    Esse equipamento cliente ruim certamente prejudicará todo o desempenho do sistema. Além de sinal ruim, vírus no computador do usuário, programas P2P, dentre outros, compromete o AP.

  13. #13

    Padrão Re: Porque um cliente com conexão ruim pode comprometer toda rede??

    Pessoal e por isso que gosto do Under linux, e agradeço a vcs por toda essa informações e muito importante o conhecimento e vejo que vc não centralizam o que sabem.

  14. #14

    Padrão Re:

    Nessa questão de rates eu concordo com o Marcelo. Tanto se fala que um cliente associado ao AP com rate de 1Mb "derruba" o rate geral da rede para 1Mb, mas eu não vejo isso na prática. O que eu observo é que esse cliente com sinal baixo demanda de mais RECURSOS por parte do AP, mas não rebaixa o tráfego das demais estações.

    Obviamente que o "padrão" que a maior parte dos técnicos usam é de 35 estações ou mais por AP/bridge. Esses 35 já exigem muito do AP, e se houver 4 ou 5 com rate ruim certamente os problemas na conexão começam a aparecer. Segue a lógica do que o Marcelo disse: o equipamento terá que desprender recursos para negociar individualmente com as conexões de menor rate, e isso gera um "desgaste" no desempenho do mesmo. Simplesmente isso.

    A regra é bem simples: APs com poucas estações cadastradas (até 32), potência suficiente apenas para distribuir uma boa cobertura de sinal (quanto mais baixa melhor), antenas de ganho médio-baixo (preferencialmente setoriais), equipamentos com boa sensibilidade e MUITO rigor nos critérios de instalação dos assinantes.

    Quanto melhor o apontamento, alinhamento, cabeamento, fixação melhor será o resultado final. Consequentemente, melhores serão os rates, o CCQ (controle de qualidade das conexões) e o desempenho geral de toda a infra-estrutura.
    Última edição por Jadir; 29-11-2011 às 12:17.