Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Testei só G nos 8186 com RocketM2 na torre. Nem conecta.
    Passa para b/g navega na hora. E no rocket em station mostra que estão 54/54. Isso indica que os 8186 está operando no modo G

    Não sei o que poderia ser, pois não tem indicação de ruído excessivo. Alguma coisa de incompatibilidade mesmo. Testei com vários rádios 8186 e todos aconteceu a mesma coisa.

  2. #22

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    testa com outro radio b/g, nano station 2 por exemplo.. os 8186 são "capados" d+ !!

  3. #23

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    testa com outro radio b/g, nano station 2 por exemplo.. os 8186 são "capados" d+ !!
    Testei Alexandre.

    Com Nano também estava ruim a navegação. Só não testei só modo G.
    Vou ter que ir na casa do cliente para testar só G. Vai que faço remoto e o cliente cai e não volta. Logo abre um bocão.

    Mas tive que mexer no RTS de todos os clientes, seja 8186 ou não.

  4. #24

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Como ta o noise no ap do cliente?

  5. #25
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Carlos,

    quando for usar apenas modo G, faça esta seleção no AP e na ST (não deixe em automático B/G), e além disso, analise em quais tx/rx rate os equipamentos estão modulando. Se estiver conseguindo taxas como 18/24 mbps, trave o AP nestas taxas tanto em basic como supported a fim de evitar variações e obviamente o consumo de alguns recursos de processamento apenas para modular em várias taxas.

    Além disso não se esqueça que usando G, a potência e a sensibilidade caem drasticamente, principalmente para taxas maiores como 48 ou 54 mbps. Desta forma analise a qualidade de cada enlace e procure acertar aqueles que estão com SNR muito baixo.





    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Testei Alexandre.

    Com Nano também estava ruim a navegação. Só não testei só modo G.
    Vou ter que ir na casa do cliente para testar só G. Vai que faço remoto e o cliente cai e não volta. Logo abre um bocão.

    Mas tive que mexer no RTS de todos os clientes, seja 8186 ou não.

  6. #26

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Carlos,

    quando for usar apenas modo G, faça esta seleção no AP e na ST (não deixe em automático B/G), e além disso, analise em quais tx/rx rate os equipamentos estão modulando. Se estiver conseguindo taxas como 18/24 mbps, trave o AP nestas taxas tanto em basic como supported a fim de evitar variações e obviamente o consumo de alguns recursos de processamento apenas para modular em várias taxas.

    Além disso não se esqueça que usando G, a potência e a sensibilidade caem drasticamente, principalmente para taxas maiores como 48 ou 54 mbps. Desta forma analise a qualidade de cada enlace e procure acertar aqueles que estão com SNR muito baixo.
    Acho que resolvi Sérgio.

    Apesar de haver compatibilidade do Rocket com B/G, usando as duas polarizações apesar do sinal chegar perfeito e o noise -96 o povo tinha dificuldade de navegar.
    Daí que eu pensava em usar só a pol horizontal para conferir.
    Mas quando deixei o RTS em zero, o povo começou a navegar. Alguma coisa faz que que eles se atrapalhem, já que recebem as duas polarizações, mesmo tendo só antena pol horizontal. Pode ser até encarado como uma interferencia, sei lá.
    O fato é que o rocket manda os pacotes usando as duas polarizações e o radinho não consegue separar adequadamente isso.
    Só tenho receio que isso possa no futuro causar uma latencia, já que cada usuário vai precisar pedir sempre autorização. Mas evita totalmente o choque de pacotes.
    A idéia é ir substituindo os B/G por nanolocoM2 . Daí sim dá para deixar o RTS em 2346.

    Gostaria de ver a opinião de outros que já migraram de B/G para N se passaram por isso.

    Editando: Realmente só em G também não deu. Simplesmente conecta e trava até perdendo o acesso aos rádios cliente. A melhor opção foi B/G e mostra que o data rates fica em até 54/54

  7. #27
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Data rate em 54 mbps joga lá embaixo a sensibilidade e a potência... dependendo do cenário deverá evitá-lo, assim como o 48 mbps.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Acho que resolvi Sérgio.

    Apesar de haver compatibilidade do Rocket com B/G, usando as duas polarizações apesar do sinal chegar perfeito e o noise -96 o povo tinha dificuldade de navegar.
    Daí que eu pensava em usar só a pol horizontal para conferir.
    Mas quando deixei o RTS em zero, o povo começou a navegar. Alguma coisa faz que que eles se atrapalhem, já que recebem as duas polarizações, mesmo tendo só antena pol horizontal. Pode ser até encarado como uma interferencia, sei lá.
    O fato é que o rocket manda os pacotes usando as duas polarizações e o radinho não consegue separar adequadamente isso.
    Só tenho receio que isso possa no futuro causar uma latencia, já que cada usuário vai precisar pedir sempre autorização. Mas evita totalmente o choque de pacotes.
    A idéia é ir substituindo os B/G por nanolocoM2 . Daí sim dá para deixar o RTS em 2346.

    Gostaria de ver a opinião de outros que já migraram de B/G para N se passaram por isso.

    Editando: Realmente só em G também não deu. Simplesmente conecta e trava até perdendo o acesso aos rádios cliente. A melhor opção foi B/G e mostra que o data rates fica em até 54/54

  8. #28

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Data rate em 54 mbps joga lá embaixo a sensibilidade e a potência... dependendo do cenário deverá evitá-lo, assim como o 48 mbps.
    Correto Sérgio.

    Mas no caso de deixar nos clientes em B/G ele vai oscilar dentro do que estiver melhor para ele no momento?
    No Rocket já está como MSC 15-130. Então ele permite uma ampla faixa. E pelo que observo na tabela do rocket os clientes na maioria conectam com 48 ou 54. Eu interpreto isso como a rede estando rendendo bem. Clientes com nanoloco conectam com 130/130, às vezes oscilando um pouco para baixo mas não muito. Sempre acima de 100.

    Mas nos clientes RTL só tem opçao de deixar em auto ou então fixar num só data rates.
    Estes radiinhos não tem um faixa por exemplo 18-24. (incluindo os nano), o que acho seria o ideal para os clientes. Assim qualquer oscilação momentanea não desconectaria o cliente

  9. #29
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Correto Sérgio.

    Mas no caso de deixar nos clientes em B/G ele vai oscilar dentro do que estiver melhor para ele no momento?
    Sim, mas várias ST oscilando poderão gerar um atraso no AP devido a negociar esse data rate individualmente e para cada vez que modular para acertar serão alguns clocks de processamento gastos desnecessariamente.


    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    No Rocket já está como MSC 15-130. Então ele permite uma ampla faixa. E pelo que observo na tabela do rocket os clientes na maioria conectam com 48 ou 54. Eu interpreto isso como a rede estando rendendo bem. Clientes com nanoloco conectam com 130/130, às vezes oscilando um pouco para baixo mas não muito. Sempre acima de 100.
    Significa que sua rede está muito boa. Neste caso se o sinal e o SNR estão dentro dos padrões, poderia simplesmente travar o data rates nestas faixas mais altas.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Mas nos clientes RTL só tem opção de deixar em auto ou então fixar num só data rates.
    Estes radinhos não tem um faixa por exemplo 18-24. (incluindo os nano), o que acho seria o ideal para os clientes. Assim qualquer oscilação momentânea não desconectaria o cliente
    Você deverá fixar o data rates no AP, pois ele quem gerencia as conexões e negocia com as ST. A questão é, se uma rede está dentro dos padrões, usando os data rates ideais, não existirá desconexão. Se a desconexão ocorre significa que existe algum problema, pequenos às vezes, a ser corrigido.

  10. #30

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Carlos,

    quando for usar apenas modo G, faça esta seleção no AP e na ST (não deixe em automático B/G), e além disso, analise em quais tx/rx rate os equipamentos estão modulando. Se estiver conseguindo taxas como 18/24 mbps, trave o AP nestas taxas tanto em basic como supported a fim de evitar variações e obviamente o consumo de alguns recursos de processamento apenas para modular em várias taxas.

    Além disso não se esqueça que usando G, a potência e a sensibilidade caem drasticamente, principalmente para taxas maiores como 48 ou 54 mbps. Desta forma analise a qualidade de cada enlace e procure acertar aqueles que estão com SNR muito baixo.
    Professor Sergio (aproveitando monento ja agradeço pelo pendrive que o Senhor me forneceu da apostila no encontro do mum e desculpa o encomodo que te causei ) então problema e que os data rate do ubiquiti e diferente ( MCS0,1,2,3) e nao tem como FIXAR BGN, isso pude perceber nA AIRGRIDM2, não sei se Tb e o caso do rocket, entao fica oscilando a data rate. (Teste feito com bullet2 e airgridm2..)

  11. #31
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Não causou incômodo Maxi.

    Só usei até o momento Rocket e Nano como AP. Não sei responder sobre bullet.

    Se não tem como fixar o data rates, paciência, e esperemos que o firmware consiga fazer essa gerência direito.

    Citação Postado originalmente por maxibelo Ver Post
    Professor Sergio (aproveitando monento ja agradeço pelo pendrive que o Senhor me forneceu da apostila no encontro do mum e desculpa o encomodo que te causei ) então problema e que os data rate do ubiquiti e diferente ,11 24,36,48,54 e nao tem como separa BGN, isso pude perceber no BulletM2, não sei se Tb e o caso do rocket, entao fica oscilando a data rate. (Teste feito com bullet2 e airgridm2..)

  12. #32

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    No Rocket não tem. O mais alto é MSC é 15-130 para largura de 20mhz.

    Pelo que entendi do Sérgio, o negócio então é fixar no ST no data rates que ele estabiliza e não deixar em auto.
    Ou então fixar todos os ST pelo valor do menor cliente, desde que seja aceitável. Porque na verdade ST nenhuma vai precisar de 36, 48 ou 54


    Taí mais uma sugestão para a Ubiquiti.

  13. #33
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Sim, sempre configurei os ST e travei o data rates. Se não tem como fazer isso no mesmo, pelo menos no AP (lógico que pode ter algum ST com firmware meia boca que irá desconectar quando não conseguir o data rate que o AP permite).

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    No Rocket não tem. O mais alto é MSC é 15-130 para largura de 20mhz.

    Pelo que entendi do Sérgio, o negócio então é fixar no ST no data rates que ele estabiliza e não deixar em auto.
    Ou então fixar todos os ST pelo valor do menor cliente, desde que seja aceitável. Porque na verdade ST nenhuma vai precisar de 36, 48 ou 54


    Taí mais uma sugestão para a Ubiquiti.

  14. #34

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Vou deixar para fazer isso nas ST semana que vem, Sergio.

    Como eu te disse noutra ocasião, meu tempo ficou nestes útlimos dias meio comprometido. Vai que eu mexo e dá uma zebra. Num domingo , nem pensar... hehehe

  15. #35

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Amigo como anda o pop? To pensando em trocar meus nanos2 por m2! Mas e ai ta melhor ultilizando uma so polarização ou as duas?

  16. #36

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Citação Postado originalmente por PedroGabriel Ver Post
    Amigo como anda o pop? To pensando em trocar meus nanos2 por m2! Mas e ai ta melhor ultilizando uma so polarização ou as duas?
    Depois que encontrei esta informação no forum da Ubiquiti, nem esquentei mais a cabeça.
    Estou usando o RocketM2 conectado normalmente nas duas entradas da antena.
    Segundo eles isso é necessário para que o conjunto projetado de irradiantes dentro da antena de o resultado correto no lóbulo de irradiação.

    Veja isso:

    2 AP's On an airmax antenna - Ubiquiti Networks Forum

  17. #37

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    O sinal esta melhor comparando com uma antena simples?
    Obrigado!

  18. #38

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Citação Postado originalmente por PedroGabriel Ver Post
    O sinal esta melhor comparando com uma antena simples?
    Obrigado!
    Sem dúvida.

    E todos conectados com CCQ acima de 90%
    Sem Airmax ativado para manter a compatibilidade com o que já está instalado.
    Agora estou colocando alguns NanoLocoM2 que também é dupla pol em alguns clientes e em outros colocando outros rádios em N.

  19. #39

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sem dúvida.

    E todos conectados com CCQ acima de 90%
    Sem Airmax ativado para manter a compatibilidade com o que já está instalado.
    Agora estou colocando alguns NanoLocoM2 que também é dupla pol em alguns clientes e em outros colocando outros rádios em N.
    Isso que quero fazer. Manter o que já tenho na rede, e colocar nano loco M2 para novos cliente!

    os preços da nr store estão bom, se não for fake vai ficar mas barato que grade e aprouter comprado em goiania!

  20. #40

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Citação Postado originalmente por PedroGabriel Ver Post
    Isso que quero fazer. Manter o que já tenho na rede, e colocar nano loco M2 para novos cliente!

    os preços da nr store estão bom, se não for fake vai ficar mas barato que grade e aprouter comprado em goiania!
    Não encontrei o NSLocoM2 na NrStore. Comprei na Streakwave que é importador autorizado.
    Acho que ninguém bate o preço deles e com NF. Só não saiu ainda a homologação.

    RocketM2 homologado tem na Bradel. Eles mesmo que homologaram.

    Mas nem sempre vai dar para colocar NSLoco. Ele tem um ganho menor de antena.
    Vai ter locais que terá que ser a AirgridM2