+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema estranho, sinal bom mas ao trafegar o throughput despenca!

    Pessoa, to com um problema aqui que está me deixando de cabelos brancos (aliás, nos 5 meses de vida do POP, eles aumentaram muito, ou melhor, eles apareceram!)

    Tenho um cliente que esta usando uma antena 21dbi da OIW com um adaptador USB chipset ralink, (cheguei a trocar o adaptador pra ver se resolvia), esse cliente está a mais ou menos 400 metros da torre, tem boa visada, o sinal é bom, mais ou menos -65, quando se conecta, o throughput tá na casa dos 4 mega, mas ao começar a navegar, despenca pra 200kbps! Já troquei canal, já mudei potência do cartão, que normalmente opera a 19dbi.

    Alguém já passou por isso? To ficando doido já!

    Na torre tenho uma RB433ah com 3 cartões 2.4, um CM9, um engenius bomba e um que não sei a marca, mas tem chip Atheros AR5213 e apenas 100mw, mas é melhor que esses outros 2.

  2. #2

    Padrão Re: Problema estranho, sinal bom mas ao trafegar o throughput despenca!

    Ja passei por isso, meu caso era interferencia, tive q mudar a polarização, passei de vertical para horizontal meus setoriais. -65 a 400 metros é muito baixo o sinal. De uma olhada nos pig, nas conexões se estão com boa vedação. Que tipo de antena e fonte na rb vc usa para transmitir ?

  3. #3

    Padrão Re: Problema estranho, sinal bom mas ao trafegar o throughput despenca!

    Eu uso horizontal na rede.
    Na verdade me equivoquei quanto à distância, deve dar uns 600 a 700 metros, mesmo assim, com -65 eu sempre tenho uma qualidade de conexão muito alta, com throughput na casa dos 7 mega, mas nesse cliente tá complicado.
    Mas vi que tem uma outra torre no meio do caminho, na verdade tem duas! Uma é de internet, mas sei que eles trabalham na vertical, outra parece ser de rádio.

    Uso uma RB433AH com fonte de 6a/18v

  4. #4

    Padrão Re: Problema estranho, sinal bom mas ao trafegar o throughput despenca!

    Se o problema for isolado somente neste cliente, acredito que uma visita para avaliação do equipamento do cliente seja necessária. Se não for somente neste cliente de uma olhada no Overall TX ccq e no noise floor e no ack do respectivo cartão onde este cliente está conectado.

  5. #5

    Padrão Re: Problema estranho, sinal bom mas ao trafegar o throughput despenca!

    Olha que estranho, nesse momento o CCQ dele está em 80% e o throughput em 4.2 mega!
    No caso do equipamento, já troquei o adaptador e a antena é novinha, perfeitamente alinhada e não balança por nada!
    To desconfiando de alguma interferência maldita, tem uma vizinha que mora de frente com essa cliente que as vezes fica com throughput baixo também. Apesar de gostar do desempenho desse cartão, penso em trocá-lo por um R52h ou um Xr2. Na verdade vou colocar esse no lugar de um Engenius e tirar o Engenius da RB.

  6. #6

    Padrão Re: Problema estranho, sinal bom mas ao trafegar o throughput despenca!

    O engenius é um tanto polemico e para min nao tive boas experiencias com o mesmo. Se a probabilidade de interferencia for grande, quando trocar de cartão tente usar o minimo de potencia, algo na casa de uns 15 dbm ou menos.

  7. #7

    Padrão Re: Problema estranho, sinal bom mas ao trafegar o throughput despenca!

    Até que não estou tendo problemas com o Engenius, o cartão que esses clientes estão não é ele, o Engenius tem pouquíssimos clientes pendurados, deve ser por isso que não tenho problemas ainda.
    Eu uso 19db nesse cartão, se diminuir fica ruim pros clientes mais afastados.

    No engenius eu uso apenas 08db por causa do bug dos +10.

  8. #8

    Padrão Re: Problema estranho, sinal bom mas ao trafegar o throughput despenca!

    Comprei um XR2 hoje, vamos ver se ele faz com que esse problema diminua, é só fazer um solzinho aqui que eu coloco ele, ultimamente só chove!

  9. #9

    Padrão Re: Problema estranho, sinal bom mas ao trafegar o throughput despenca!

    Amigo, se o problema está só neste cliente então não precisa mexer na sua torre,
    corre o risco de vc adquirir outros problemas mexendo no que ta quieto.

    Minha dica é reinstalar o Windows do cliente, pois pode ser virus usando a conexão
    da rede para trafegar dados. Pode ocorrer tambem problemas no modulo que controla
    os drivers de rede com alguns parametro avançado com valor errado, mas isto não
    fica acessivel para usuarios mexerem, isso só resolve reinstalando o windows também.

    O windows tambem pode interferir no gerenciamento de energia que vai para as portas
    USB.

    Caso não resolver, tente usar equipamentos com mais potencia somente neste cliente,
    pois pode ser que a torre de alguma radio esteja atrapalhando seu sinal. Pode usar
    até uma Bullet de 600mw ou 800mw, tem tambem aqueles USB de 500mw.


    Boa sorte!

  10. #10

    Padrão Re: Problema estranho, sinal bom mas ao trafegar o throughput despenca!

    Eu pedi uns adaptadores desses de 500mw, deve ajudar mesmo nessas situações.

  11. #11

    Padrão Re: Problema estranho, sinal bom mas ao trafegar o throughput despenca!

    Certo, nesse artão, o Noise Floor tá em -102dbm, mantive o ACK em dynamic por ter pessoas em várias distências diferentes, acredito que fixar um ACK possa ajudar uns mas prejudicar outros, cartão usando 18dbm.

    Nesse momento, o cliente não está trafegando dados, mas está conectado.
    Veja só como fica sem trafegar dados:

    Signal: -64dBm
    Signal to noise: 37 dBm
    Tx/Rx CCQ: 89%
    P Throughput: 6362

    São números excelentes a princípio, mas quando começa a trafegar dados o throughput despenca e o CCQ também dá uma diminuída.

  12. #12

    Padrão Re: Problema estranho, sinal bom mas ao trafegar o throughput despenca!

    Olá Diogo, recomento trocar este e os demais clientes que estiverem com placas, usb etc, para rádios comuns (ap-router, gilink etc) ou melhor por equipamentos ubiquiti.
    Resolverá seus problemas futuros.
    Fiz isso há anos, quisera ter começado dessa forma, me pouparia bastante trabalho.

    Força para ti.

  13. #13

    Padrão Re: Problema estranho, sinal bom mas ao trafegar o throughput despenca!

    Pois é, ela usa um adaptador USB, infelizemnte não posso obrigar os clientes a comprarem os rádios e eu sei que valeria apena investir nessa estrutura pra melhorar o quadro geral, mas tenho que fazer aos poucos, certamente esse cliente será o primeiro.
    Mas estou indo à casa dela com um notebook, vou testar no meu equipamento, já que já até troquei o adaptador e o problema não resolveu.

  14. #14

    Padrão Re: Problema estranho, sinal bom mas ao trafegar o throughput despenca!

    é, infelizmente não foi esse o problema, levei e coloquei no notebook, continua oscilando muito.
    Partirei pra duas ações:
    1) Colocar o XR2 no lugar desse cartão atual, mesmo pq acho que por ser um Atheros AR5213, é um chip não tão potente (no quesito processamento);
    2) Colocar um rádio no cliente.

  15. #15

    Padrão Re: Problema estranho, sinal bom mas ao trafegar o throughput despenca!

    Vocês estão pagando em média, quanto num pcba bom + caixa? Encontrei por 140,00 mas achei meio salgado, um CPE OIW tá 160,00 aqui e eu gostei muito do desempenho dele.

    Edit: Opa, maravilha! Lembrei que tenho um tp-link TL-WA701ND aqui sobrando! Vou levar amanhã e testar! Ele não é potente, tem 17dBm, mas deve ser melhor que o adaptador USB, e tem um chipset Atheros e alimentação POE :-)
    Última edição por diogotrc; 30-11-2011 às 23:29.

  16. #16

    Padrão Re: Problema estranho, sinal bom mas ao trafegar o throughput despenca!

    Faça a troca do equipamento para o cliente gratuitamente. Vai a dica, o equipamento será seu, com contrato de comodato, e vá mudando aos poucos os que puder, essa será a melhor forma de trabalhar. Um cliente que possuir um equipamento ruim independentemente se for de propriedade do mesmo ou não, vai interferir na estrutura de atendimento geral.

    Haviam muitos clientes com equipamento próprio em nossa rede, hoje 100% dos equipamentos são nossos e isso nos dá maior liberdade de escolha do que e como será instalado nas residências e empresas.

  17. #17

    Padrão Re: Problema estranho, sinal bom mas ao trafegar o throughput despenca!

    Caramba, isso é algo demoníaco! Coloquei o AP e não melhorou em nada! Até pensei em condenar a antena, mas pendurei num pop de um amigo e ficou 100%! Todo o equipamento está bom, mas o troço não funciona bem! Amanhã é dia de por o XR2 na torre, se não der certo eu abro mão do cliente, infelizmente.

  18. #18

    Padrão Re: Problema estranho, sinal bom mas ao trafegar o throughput despenca!

    Acabei de colocar o XR2 no lugar, vamos ver o que vai dar. Os clientes que se conectaram, ficaram com sinal e throughput melhor, todos na casa dos 7 mega. Os clientes problemáticos ainda não se conectaram