Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Solução de Baixo Custo para Pequenas Cidades

    Bom outro dia na interminável procura por melhorar meu serviço, assisti uma palestra do pessoal da computech, realmente me impressionei. Sempre ouvi falar que o bom mesmo era Setar o card em modo B e nunca deixar G ou b/g......
    Pois eis que fazendo testes descobri, em cidade pequenas como a minha, onde atendo numa das células clientes a no Maximo 2 km g funciona muito bem...
    Basta para isso melhorar o maximo possível clientes com sinal baixo, substituir tudo que possível placas e adaptadores usb por rádios, e setar tudo em g...
    Fiquei surpreso, minha rede mudou da água ( que já estava meio turva) para ao vinho, não precisa gastar o escambãu em mudar para N airmax etc, em cidades pequenas, com planos de 250 a 600k em modo G da tranquilamente pois se os clientes estiverem com um bom sinal digamos -65 como Maximo, o radio poderá passar mais de 20 MB tranqüilamente, recomendo assistir a palestra que vou colocar o link aqui em baixo, acredito na solução deles sim, e vou comprar antenas deles com rb individual cada.
    Fica ai a dica para quem como eu estava a procura de uma LUZ em lugar de pouca poluição 2,4 G e o canal, e canal saída, provedor pequeno não pode gastar muito, cliente também não gosta de pagar duas veces solução mesmo equipamento e modo G e aos poucos ir melhorando quem estiver com sinal baixo e chegar ao padrão -65 ou pouquinho mais...
    Eu também sofro interferência mas de mim mesmo, aprendi muito com esta palestra, recomendo.

    Última edição por alexsuarezferreira; 06-12-2011 às 14:00.

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Em cidade péquena solução ideal de baixo custo..

    Sim Alex, em locais com espectro não muito ocupado, operar em G aumenta consideravelmente seu throughput. Se possuir uma estrutura de qualidade consegue algo como 12 a 20 mbps de taxa em TCP. Utilizo em algumas cidades pequenas e tem funcionado bem há uns 2/3 anos.

  3. #3

    Padrão Re: Em cidade péquena solução ideal de baixo custo..

    hj tenho outro concepçao da frequencia 2.4 e tbm ja um alerta para que ja usa 5.8 mas tomar os devidos cuidados mas nas proprias celulas e deixar de lado esse questao de poluçao que era uma concpçao errada que eu particularmente tinha ....e tem gente ate hj que diz que compença as perdas em antenas mais potentes meu deus....amigo pode usar cpe s da ubiquiti como a nanostation elas ja tem processador pesquisa ja existe varios equipamentos com radio e antenas integradas com processador

  4. #4

    Padrão Re: Em cidade péquena solução ideal de baixo custo..

    Vídeo de excelente valia!
    Mais uma vez vc ajudando a galera Alex!
    Parabéns!

  5. #5

    Padrão Re: Em cidade péquena solução ideal de baixo custo..

    Grande Alex, tudo bem?

    Estive nestes últimos dias conversando com o Sérgio sobre a questão do uso do G. E é isso mesmo. Ainda dá. Principalmente em Aceguá. Pelo que sei relatado por voce anteriormente, a poluição é praticamente zero.

    Eu tenho muita coisa aparecendo no site survey mas a vasta maioria dos meus clienes navegam em G. Mesmo estando em b/g no rádio cliente, analisando como eles chegam na base, dá para ver que estão em G.
    Isso tem me permitido aumentar a banda no plano dos clientes.

    A partir de amanhã vou começar mais alguns testes sugerido pelo Sérgio com relação ao data-rates. Atualmente não fixo, deixo em auto no rádio cliente. Mas se estão lá em cima, porque não fixa-los então. Vamos ver no que vai dar.

    Este é o caminho Alex, pode ter certeza.
    Só um detalhe que observei no teu post. Parece que não gostou muito no N? Estava tão empolgado. O Alex pessoal, é um aficionado da Ubiquiti. Um cara que testa mesmo e tira leite das pedras.

    Quanto ao vídeo, ele é muito bom e já me ajudou a entender vários conceitos sobre wireless.
    ACho que é neste vídeo que o Luciano cita que muitos fugiram do 2.4 para o 5.8 prematuramente. E logo vão transformar o 5.8 criando os mesmos problemas do 2.4.

  6. #6

    Padrão Re: Em cidade péquena solução ideal de baixo custo..

    Muito bom.., Sera que essas setorias da Computech sao boas, alguem ai do forum usa?

  7. #7

    Padrão Re: Em cidade péquena solução ideal de baixo custo..

    Tenho em uso e não me queixo.

    Com um painel desses você tem de quebra a caixa hermética para sua RB.

  8. #8

    Padrão Re: Em cidade péquena solução ideal de baixo custo..

    e isso ai galera, vou comprar tambem 4 a 6 desses paineis para minhas duas bases locais, e o que falei, G soluciona o problema em cidades pequenas, so colocar todo mundo com sinal bom e fica show de bola.
    o curioso que a gente sempre foi recomendado a usar somente B, mas o modo G mostrouse bem eficiente somente subiu o ACK de 32 para 56, nada que compromenta o desempenho...
    eu estou satisfeito, 1928 ainda não desisti de pasar tudo para N mas o modo G e um modo rapido e eficiente de aumentar o trougput da rede do dia para a noite...agora com tempo, vamos migrando cliente a cliente para N (ja nem tenho muita certeza se vou fazer isso) pois com 4 setores acho que consigo atender um´s 120 clientes locais, levando em conta que conectem todos a -65 e abaixo disso da para garantir um´s 20mb, 20mb X 4 antenas daria 80mb, logico nem tenho essa banda, e cache full sim daria uma diferença, para isso estou setando todos os radios a 1,5mb, aqui vou deixar o cache a full, e so controlar no cliente..
    bom e o que eu to conseguindo fazer por aqui, se alguem achar que estou errado, aqui foi o jeito que deu pra fazer.
    um abraço a todos os amigos do forum, e vamos compartilhar experiencias, sempre...

  9. #9

    Padrão re: Solução de Baixo Custo para Pequenas Cidades

    Eu nunca uso só B. O funcionário do suporte volta e meia instala e deixa só em B. Daí que remotamente vou afinando o rádio e deixo em B/G e vejo que o cliente fica navegando em G pelo data rates que chega na base.

    Ete negócio de só em B é lenda ou então preconceito. Com respeito a todos que só usam B.
    Porém uma verdade precisa ser dita. Os fabricantes dizem que o B é mais estável, chega mais longe, etc etc.
    Como todo mundo fica sempre perto de uma das bases, não vejo esta necessidade no meu caso.
    Tenho muito pouco em N. Estou começando . Mas mesmo assim, o plano básico é 512k com 2 mega de burst. Não tenho problemas de AP não dar conta. Mas também não tenho ne nenhum AP com muita gente para saturar o processamento.
    Proxy com cache full.

    Mas uma coisa que tu citou, controlar a velocidade máxima no rádio cliente, não vi radinho que respeitasse isso. Ninguem respeita este máximo.

  10. #10

    Padrão re: Solução de Baixo Custo para Pequenas Cidades

    Cada caso é um caso, aqui se colocar em G vira uma tragédia grega! Mas em B funciona legal.

  11. #11

    Padrão re: Solução de Baixo Custo para Pequenas Cidades

    Fiquei curioso em saber o porque só em B funciona bem aí. De maneira nenhuma estou te criticando, mas como tenho visto seguido isto, a curiosidade fica aguçada para entender o que acontece.

    Há um ganho quando se consegue utilizar o G. Em B a modulação é CCK e em G, OFDM .

    MODULAÇÃO


    Há muita rede no site survey? Você procura atender clientes num raio grande ou pequeno em torno de cada pop? Trabalha na polarização que quase todo mundo usa, a vertical?

    O G não foi feito para atender longas distâncias.
    O Alex que abriu o tópico tem um cenário favorável para o G.
    O homem está sozinho em Aceguá.
    Aqui somos em 4 fora os gatonet e ainda assim estou conseguindo o G

  12. #12

    Padrão re: Solução de Baixo Custo para Pequenas Cidades

    Trabalho em horizontal, o cliente mais distante do POP está a uns 1200 metros, nada muito longe. Mas não estou em um lcal que podemos chamar de limpo, deve ter pelo menos uns 20 provedores, fora os rádios residenciais, etc, enão é razoavelmente sujo.
    O throughput fica realmente bom para os que funcionam, fica na casa dos 24 mega, mas alguns mal se conectam, o cliente que ia bem -60 sobe pra -75, mesmo trocando canais, procurando melhorar.
    Aqui cheguei a conclusão que o melhor é deixar em B e fixar em 11MB, e também não uso mais nano da UBNT, me dei muito melhor com a CPE da OIW, com abertura menor, tem se saído 10x melhor que a nano.

  13. #13

    Padrão re: Solução de Baixo Custo para Pequenas Cidades

    Excelentes estas CPEs.
    No menu "estatistica" dá para ver se o radio está desempenhando bem. Se tiver alto o número de erros de envio voce pode mexer nas config buscando baixar isso. Eu uso isto como uma boa referencia.
    Inclusive é o único firmware que eu vi funcionar esta indicação. Nos Ubiquiti nunca dá erro de envio , mas tenho certeza que deve haver alguns.

    É uma pena naõ conseguir o G aí. Você ia ver a rede andar mais rápido.

  14. #14

    Padrão re: Solução de Baixo Custo para Pequenas Cidades

    Posso até tentar novamente, mas acho que o resultado não será mesmo tão bom por conta da poluição.
    Quanto às CPEs, cada vez que instalo uma, me surpreendo com seu desempenho, tenho duas "queridinhas", são essa CPE da OIW e a CPE da TP-LINK que também é excelente!

  15. #15

    Padrão re: Solução de Baixo Custo para Pequenas Cidades

    Dois grandes produtos.

    Como sugestão: o que voce pode fazer numa eventual transição, é deixar no AP setado em B/G
    E nos clientes ir testando, primeiro em B/G. e observar. Assim, quem não conseguir alcançar o G vai modular igual em B. Jà dá uma boa melhorada.
    Mas como o Sérgio falou noutra ocasião isso deve fazer o AP ficar bem piradinho, subindo e descendo para atender.

    Outra coisa que vejo comentarem é que se tiver um em B os outros irão também modular em B. Mas não é o que vejo na prática. Um dia desses conversando com o Jadir, aqui no forum, ele expressou a mesma opinião. Pode ver na tabela de clientes conectados que tem gente que vai ficar com data-rates em 5.5 ou 11 e clientes que fica em 6, 12 , 18 e assim por diante.
    O que acontece é que o cliente com data rates baixo vai levar mais tempo para liberar o AP e isso pode causar uma latencia que somado a outros pode representar bastante.
    Aqueles que conectam com data rates mais alto, "desocupam a moita" ou liberam o AP mais rápido. É isso que o Alex quiz dizer na abertura do tópico.

    Não sei se é o mesmo vídeo que foi citado anteriormente, mas esse é muito bom.


    Tem um vídeo deles , naõ sei se é esse, onde o Luciano diz que o 2.4 não morreu. Tem ainda um bom fôlego. Desde que se cuide da instalação.

    Você disse que o sinal foi para -75 não? Mas se voce tiver -95 de noise floor, esta diferença de 20 já vai permitir uma boa navegação pelo que eu observei, principalmente se for um ubiquiti no cliente. Os OIW também são valentes nestes aspecto.
    E tem outra coisa. As veze a gente baixa a potencia e o sinal chega no mesmo nível. A vantagem é que vai chegar com menos ruído.

  16. #16

    Padrão re: Solução de Baixo Custo para Pequenas Cidades

    Eu acabei de fazer uns testes aqui, meus clientes estão com equipamentos setados em b/g, eu uso aqui na minha casa um CPE TP-LINK, enquanto estava em B, meu througput estava em + ou - 5 mega, setei o tplink em G e mudei o AP para B/G, o sinal foi pra -78 e o throughput cai pra 400kbps. Uso o AP com 18dBm, se tentar diminuir pra 17, nem associa.
    Mas um scan mostra mais de 50 redes, como disse, é bastante poluído e o G não deve ser tão bom pra esse ambiente.

    Mas estou quase colocando uma nova RB na minha torre pra trabalhar com 5.8 e já vejo com bons olhos a cpr da OIW que também tem na versão 5.8, e ela tem antena de 17dbi, lembrando que a 2.4 usa uma antena de 15dbi. Espero que seja boa, isso é um plano pra fevereiro ou março do ano que vem, e não pretendo vender mais planos de 2.4, mas quero atender clientes insatsfeitos de outros provedores, claro.

  17. #17

    Padrão re: Solução de Baixo Custo para Pequenas Cidades

    Prá você ver como são as coisas.

    Eu recebo clientes de outros provedores e continuo com 2.4.
    Você viu aquela palestra sobre interferencias? Tem algumas informações muito interessantes ali.
    Tem que analisar com cuidado o uso do 5.8. Amanhã ou depois vai acontecer a mesma coisa. É muita gente indo para 5.8. Propaganda dos distribuidores é só 5.8
    Em 5.8 voce vai encontrar um problema sério que é a visada. Se em 2.4 você tiver alguma dificuldade com isso, em 5.8 então nem se fala.
    Eu comprei um lote de airgrid 5.8 e acabei não usando em clientes pois o sinal ficava pior.
    Eu li um dia desses que 900 mhz fura morro, 2.4 fura árvore e 5.8 não fura nada. Ou seja, tem que estar limpíssimo, sem compromentimento da zona de fresnell. Já o 2.4 é mais tolerante quanto a isso.

  18. #18

    Padrão re: Solução de Baixo Custo para Pequenas Cidades

    comcordo plenamente quanto a 2.4 ainda não estar morto, tem mais..
    outro dia em 2.4 canal de 10mhz fiz um ptp com uma grade aquario aqui e um bullet e la uma rb 433 e um card 8602.
    era para oefreçer internete na expofeira de pedras altas, vejão voçes la não funcionava nenhuma operadora celular, nada mesmo, e eu distribuindo abertamente internete ( claro fui contratado para isso) e acreditem ou não cegava la mais de 1mb ocilando ate 1,5 detalhe, vou postar a foto, totalmente atras de arvores, 53km mais de 1mb e atras de arvores...
    muita gente despreza 2,4 mas ainda da pra tirar muito leite dessa vaquinha....

    antes que me critiquem, aquele monte de arame e fios que ali estão não fui eu que coloquei heheheh na cemera que não esta agora com migo tenho uma foto de tras da grade onde demonstra visada comprometida.
    e tambem vou defender essa bolinha da aquario, ela serviu internete bem mais que os 60 graus que dis nela, eu navegava atras de uma parede a um´s 60 metros ( parede de pedra) de costas para ela a -82.
    so com ela atendi todo o parque rural, e conectava desde tablet ate celular com android...
    esse e o maior exemplo que 2,4 não ta morto, funciona, na maioria dos lugares G e a solução..não precisa inventar nada G basta..


    opa add uma foto pra ti ver, ate jõao de barro tem internete e repetidora ainda hehehe foto so para descontrair..
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         02.jpg
Visualizações:	202
Tamanho: 	33,5 KB
ID:      	31304   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01.jpg
Visualizações:	212
Tamanho: 	42,4 KB
ID:      	31305  


  19. #19

    Padrão re: Solução de Baixo Custo para Pequenas Cidades

    Alex, estas grades com o João de Barro, estão num poste de uso particular? Ou é na rede pública?
    Acho que é particular, pois até proteção colocaram no topo do post para diminuir infiiltração de umidade, aquele capacete verde. Se fosse publico não iriam se preocupar com isso.

    Fiquei receoso pela proximidade com a rede elétrica.

  20. #20

    Padrão re: Solução de Baixo Custo para Pequenas Cidades

    sim e rede particular, os fios são emcapados e tem como desligar quando a gente for mexer la..
    ali so repete para um cliente distante, nada mais.

    so coloquei a foto a titulo de curiosidade mesmo...