Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy BaseStation 20 dbi e Rocket com Desempenho Inferior ao Nano M5

    Boa tarde pessoal,

    Estou desconsolado, a uns meses atrás eu usava 1 Nano M5 para atender meus clientes e outros 2 pop's(max. 2,6 km de distância) e decidi substitui-lo por uma setorial Basestation modelo Am-5g20-90 de 20dbi com 90º de abertura e um Rocket M5.

    Bom, aqui vão os resultados(média):

    Cliente usando Nano M5:
    Na Torre com Nano M5 = -63 de sinal / CQC 90% / 270mbps up e down
    Na Torre com Base + Rocket M5 = -75 de sinal / CQC 70% / 160mbps up e down

    Ou seja, o Nano M5 ficou com um resultado muito superior, teve clientes que com a setorial/rocket chegou a apenas 60mbps de up/down e -81 de sinal (terrível).

    Agora vem minha dúvida, o que posso estar fazendo errado? Gastei uns R$ 700 nessa dupla (setorial e rocket) e o nano de R$ 280 está batendo nela feio.

    E vi o mesmo em outro pop meu, que está usando uma Basestation de 16dbi + Rocket, os clientes(estão a 800m) com Nano M5 e Nano Loco M5 ficam com média de -65 de sinal, sendo que tenho outro nano m5 no mesmo pop e o cliente lista ele com -50 de sinal, ou seja, outra vez a Basestation e Rocket está perdendo pro Nano M5.

    Agora, tem alguma grande diferença entre os dois? o Rocket com Basestation e o Nano M5, tipo quantidade de clientes que ele suporte, tráfego, etc?

    Por que estou arrependido de ter usado essa dupla e agora só vou usar o Nano M5 nas torres.

    Aguardo sugestões, obrigado pessoal.

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão re: BaseStation 20 dbi e Rocket com Desempenho Inferior ao Nano M5

    Bom atarde, vao ai algumas dicas, estas antenas basestation utilizao de dupla polarizacao vc deve saber disto ne, e tambem existe um indicador de nivel atraz dela que deve ser usado na montagem ou seja deixa-la com a bolha no centro, vc tambem deve levar em conta a altura da sua torre e o angulo de inclinacao da sua antena, por que se a distancia de seus clientes sao proximos e sua torre e baixa vc tera q regular sua antena. Acredite eu passei por isto.

  3. #3

    Padrão re: BaseStation 20 dbi e Rocket com Desempenho Inferior ao Nano M5

    da uma olhada tbm na potencia do radio e no canal.. como a distancia ai é relativamente pequenas axo q 15dBm ja resolve, ou até menos

  4. #4

    Padrão re: BaseStation 20 dbi e Rocket com Desempenho Inferior ao Nano M5

    Boa noite, amigo com certeza tem algo errado no seu pop ai, segue um print de um setor onde tenho 45 clientes cadastrados, fica numa media de 15 a 30 online, se verificar os datarates e os CCQ vai ver que é sonho de todo provedor :P To usando airgrid em todos os clientes, vou ate mudar os muito proximos pra nano loco M5 devido ao excesso de sinal, voltando ao seu caso, o problema deve estar 1º antena de muito ganho para o seu caso, se tiver clientes com grandes diferenças de distancia, tipo, mesma antena tem q atender clientes a 300mts e a 5km, tem que perder bastante tempo mexendo no angulo dela (inclinação) para deixar numa media de sinal +- porem nao vai conseguir deixar todo mundo nos -60, outra coisa é excesso de potencia nos radios, normalmente numa setorial 19, 20dbm nos rockets m5 ja é potencia suficiente para uma distancia de até 4, 5km usando airgrid, acho q é isso, se ajudou, agradece aii !! Boas instalações pro amigo !!

    ah, teve melhor sinal com nano m5 justamente por ter uma antena de menor ganho.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bj_setor01.jpg
Visualizações:	861
Tamanho: 	44,5 KB
ID:      	31226

  5. #5

    Padrão re: BaseStation 20 dbi e Rocket com Desempenho Inferior ao Nano M5

    Temos muito que aprender....

    Aula de graça com o Mestre Luciano.

    Palestra: CompuTech - Abranet - YouTube


    PS: sua resposta começa a 10:00 min. do video...
    Última edição por jodrix; 04-12-2011 às 12:33.

  6. #6
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão re: BaseStation 20 dbi e Rocket com Desempenho Inferior ao Nano M5

    Citação Postado originalmente por saber Ver Post
    Se tiver ativado seu airmax voce tera problemas, tudo q tava ativado aqui desativei só assim obtive exito
    Amigo desculpe mas isto e gambiarra se o airmax nao fosse para funcionar nao era para vir como opcao, tenho na minha rede funcionando com painel com 50 clinetes saindo media de 10 mega, este negocio de tapar o sol com peneira nao e coisa de profisional tem q descobrir o problema.

  7. #7

    Red face re: BaseStation 20 dbi e Rocket com Desempenho Inferior ao Nano M5

    Tenho 4 90° 17dbi e confesso que no começo tbm achei desempenho do m5 melhor...

    Porem depois de semanas e mais semanas afinando a rocket agora esta 100%

    Cliente a 3km com nano m5 a 300/300 e cliente com 2.3km com nano loco m5 a 300/300

    Rocket operando a 20dbi e nanos a no maximo 18dbi show de bola

  8. #8

    Padrão re: BaseStation 20 dbi e Rocket com Desempenho Inferior ao Nano M5

    kadosc http://cdn03.under-linux.org/images/...er-offline.pngsera de extrema importancia colocar nano loco nos clientes mais proximos pra se manter essa rede em pelo menos -63 que um sinal estavel ou somente baixar a potencia para manter as mesmas taxas nos mesmos clientes...parabens ai pelo post...seria bom o amigo ai baixar mais essa pontencia 13 ou 14 dbs ja resolviria seu problema mas com muito testes em clientes mais longe usa aigrid dependendo da distancia usa de 23dbi ou 27dbi mas sempre lembrando que bom manter sempre nessa faixa -63.... se mais logo a distancia dependendo das condiçoes e bom sempre colocar mais uma celula de repetiçao isso se for vialvel ...

  9. #9

    Padrão re: BaseStation 20 dbi e Rocket com Desempenho Inferior ao Nano M5

    Jailton tenho clientes com até 78 e nao vi diferença alguma de desempenho para dizer que é extramente power necessario manter -63 ou menos

  10. #10

    Padrão re: BaseStation 20 dbi e Rocket com Desempenho Inferior ao Nano M5

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Jailton tenho clientes com até 78 e nao vi diferença alguma de desempenho para dizer que é extramente power necessario manter -63 ou menos
    Amigo JonasMT a diferença é que sempre o ap vai modular a velocidade pelo teu pior sinal, ou seja se em menos -78 ele modular em 6 ou 9 mbps que é o modo binario, em determinado momento vai trancar a rede, ja com -63 certamente ele vai modular com rates mais altos, mas a regra é simples, o pior cliente é o que determina a velocidade total da rede.

    Dá uma olhada naquela palestra do Luciano da Computech... vale a pena, o calculo dos -63 é matemático tem a ver com a sencibilidade do cartao.

    Detalhe - O sinal deve ficar entre -63 ... nem muito acima ..... nem muito abaixo

  11. #11
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão re: BaseStation 20 dbi e Rocket com Desempenho Inferior ao Nano M5

    Cuidado com essas afirmações... vai que alguém acredita.

    A palestra do Luciano Franz é muito boa e explica vários conceitos sobre RF e também como evitar fazer porcaria em um site de telecom, mas os "-63 dbm abençoados" que ele menciona são para um cenário específico e, principalmente, equipamentos específicos.


    Citação Postado originalmente por jailtonnetlink Ver Post
    kadosc http://cdn03.under-linux.org/images/...er-offline.pngsera de extrema importancia colocar nano loco nos clientes mais proximos pra se manter essa rede em pelo menos -63 que um sinal estavel ou somente baixar a potencia para manter as mesmas taxas nos mesmos clientes...parabens ai pelo post...seria bom o amigo ai baixar mais essa pontencia 13 ou 14 dbs ja resolviria seu problema mas com muito testes em clientes mais longe usa aigrid dependendo da distancia usa de 23dbi ou 27dbi mas sempre lembrando que bom manter sempre nessa faixa -63.... se mais logo a distancia dependendo das condiçoes e bom sempre colocar mais uma celula de repetiçao isso se for vialvel ...

  12. #12

    Padrão re: BaseStation 20 dbi e Rocket com Desempenho Inferior ao Nano M5

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Amigo JonasMT a diferença é que sempre o ap vai modular a velocidade pelo teu pior sinal, ou seja se em menos -78 ele modular em 6 ou 9 mbps que é o modo binario, em determinado momento vai trancar a rede, ja com -63 certamente ele vai modular com rates mais altos, mas a regra é simples, o pior cliente é o que determina a velocidade total da rede.

    Dá uma olhada naquela palestra do Luciano da Computech... vale a pena, o calculo dos -63 é matemático tem a ver com a sencibilidade do cartao.

    Detalhe - O sinal deve ficar entre -63 ... nem muito acima ..... nem muito abaixo
    Bixo agora qual a diferença de -63 a 300/300 e -78 com os mesmo 300/300 ?

    Aqui minimo para ligar cliente em 5.8 é -80dbi ccq acima de 90 ou se possivel cravado em 100% e principalmente PRINCIPALMENTE baixa potencia em radio ap e cliente.

    Mas creio que o topico nao seja sobre isso correto?

    Vamos voltar ao foco e tentar ajudar o amigo

  13. #13

    Padrão re: BaseStation 20 dbi e Rocket com Desempenho Inferior ao Nano M5

    amigos uma duvida, o pessoal ta falando em 300/300, pra isso o ap tem que estar em 40 mhz, isso nao e proibidoe pra que fazer o sistema modular a essa velocidade?

  14. #14

    Padrão re: BaseStation 20 dbi e Rocket com Desempenho Inferior ao Nano M5

    Não da para esquecer que a abertura do nano é de 43H e 41V graus e a antena é de 14.6-16.1 dbi nos M5. Talvez o ganho e a abertura da basestation esteja sofrendo alguma inteferencia.

  15. #15

    Padrão re: BaseStation 20 dbi e Rocket com Desempenho Inferior ao Nano M5

    Nao, nao é proibido só tem de ficar atento ao canal e potencia de saida do radio conforme o ganho da antena...

  16. #16
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão re: BaseStation 20 dbi e Rocket com Desempenho Inferior ao Nano M5

    Tem que ler o tópico inteiro...

    Segunda página do tópico, postado pelo Jodrix.


    Citação Postado originalmente por saber Ver Post
    Onde tem essa palestra?...quero ver obrigado

  17. #17

    Padrão re: BaseStation 20 dbi e Rocket com Desempenho Inferior ao Nano M5

    [QUOTE=JonasMT;592117]Bixo agora qual a diferença de -63 a 300/300 e -78 com os mesmo 300/300 ?

    Vejo 2 diferenças:

    1 - quando hover interferencia ou uma chuva forte teu sinal de -78 vai lá pra -88 e ai a vaca vai pro brejo, enquanto que o sinal de -63 vai pra -73 e digamos que ainda esta "aceitavel"

    2 - Gostaria de ver screens desse teu cliente com -78 a 300 / 300, é ate um fato curioso pq no proprio datashet do rocket a ubnt descreve o padrao de 300/300 para a modulação MCS15 e para MCS14 270/270 alias esse padrao e para todos chipset atheros.

    Se puder postar as screens pra nós.

  18. #18

    Padrão re: BaseStation 20 dbi e Rocket com Desempenho Inferior ao Nano M5

    Bom aos que nao viram a palestra (recomendo que vejam), potencia nao quer dizer qualidade de sinal, uma antena de 20 dbi numa torre de 25 m vai mandar o sinal por cima de todos os clientes que estiverem num raio de 1km do POP, ou seja , aqueles que estao a 500 m o sinal vai ser pior do que os que estao a 1 km .

    Solução: ou deen mais tilt (inclinação) a antena ou entao coloquem antenas de ganhos menores tipo 14 no maximo 16 dbi.

    Pergunta. Qual antena tem mais potencia uma de 14 dbi ou uma de 20dbi???
    Resposta. Antena nao tem potencia, tem direcionalidade, quem tem potencia é o emissor (no caso o radio).

    Por isso tem gente comprando gato por lebre.

  19. #19

    Padrão re: BaseStation 20 dbi e Rocket com Desempenho Inferior ao Nano M5

    Primeiro cliente com -78 subir pra -88 temmm que ser chuvaaaaaaaaaaaaaaaa muleque... hehe e aqui monitoro a rede sempre que possivel e nao chega a mudar -2 do sinal "suporte bem fixo e cano rigido e menor possivel"

    Poluiçao graças a deus 0 aqui :P

    Quanto as screen postarei sim só o tempo do cliente ficar ON com radio dele "nano m5"

  20. #20

    Padrão re: BaseStation 20 dbi e Rocket com Desempenho Inferior ao Nano M5

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Jailton tenho clientes com até 78 e nao vi diferença alguma de desempenho para dizer que é extramente power necessario manter -63 ou menos
    navega sim ...mas nao e extavel ..talvez hj nao mas com o aumento do trafego vai ver na datarate da sua rede ....ping alto ...trafego lento e muito mais
    faz um esforço mantem sempre nessa media de -65 ATE -59 -56 ,
    assiste ai um pouquinho ...sao 45 minutos q pode mudar de hj em diante seu provedor