Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Processamento alto em RB1100

    Boa noite pessoal, utilizo uma RB1100 com upgrade de memória, no caso usa um pente de 2gb porem reconhece 1.5gb, ela faz a função de nat da minha rede e controla a velocidade dos clientes com Simple Queues, (estou migrando para autenticação PPPOE, contratei o software de gerenciamento TopSapp) mas até o momento nao utilizo nenhuma autenticação, somente ips fixos nos radiso dos clientes e (reply-only na interface dos clientes, amarrando ip x mac) ja utilizo ela a uns 6 meses e não tinah problema com processamento, após atualizar pra versão 5.8, coincidentemente começaram meus picos de processamento, de la pracá nao modifiquei nenhuma config na RB, apenas adicioneu mais Simple Queues (319 queues para ser mais exato) 2 queue tree (básicas de controle p2p) e é isso, anexo o grafico do consumo do CPU, o mais estranho é que nem é nos horarios de pico que aumenta uso opção de graphics também para todas as interfaces e queues, quando esta com processamento alto, verifiquei nos processos dela o que ta usando muito processamento é: menagement... alguem tem uma luz ? serão muitas queues ? ou um bug da versão 5.8 e 5.9, pois ja estou nesta ultima e nao mudou nada...

    Agradeço desde já a ajuda dos amigos do fórum !!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rb1100 cpu.jpg
Visualizações:	1169
Tamanho: 	45,0 KB
ID:      	31223

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Processamento alto em RB1100

    Tentou voltar a 5.7 ou 5.6 e ver se altera algo? Mudou a frequência da mesma depois que inseriu mais RAM?

  3. #3

    Padrão Re: Processamento alto em RB1100

    então, nao voltei versão não, sobre o upgrade de memoria ja comprei ela assim, nunca mexi nada de config, inclusive de memoria...
    ta assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rb1100.jpg
Visualizações:	1049
Tamanho: 	56,1 KB
ID:      	31227

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Processamento alto em RB1100

    Para mudar a frequencia:
    Código :
     system routerboard settings change-frequency frequency=1000MHz

    Quanto ao downgrade, seria interessante avaliar. Só realizar o download da versão anterior que necessitar, enviar para o menu FILES e depois em System / Packages selecionar o Downgrade.

  5. #5
    Banido por desrespeito à comunidade.
    Ingresso
    Dec 2006
    Posts
    96

    Padrão Re: Processamento alto em RB1100

    Nos informe o report do resultado la em /system/health

  6. #6

    Padrão Re: Processamento alto em RB1100

    bom dia amigo, nao estou bem certo de que é isso que vc pediu, mas esse comando no terminal retorna isso:
    [admin@Servidor Digital] > system health print
    fan-mode: auto
    use-fan: main
    active-fan: main
    voltage: 13.1V
    temperature: 30C
    cpu-temperature: 35C

    li em outro topico sobre versoes de firm, que teve gente com o mesmo problema, e so resolveu quando voltou pra 4.17, nao to afim de voltar no tempo, gostaria de descobrir o que ta causando isso e corrigir, pois nao acredito que os caras da letônia estao la pra lançar atualização pra piorar o funiconamento do equipamento deles neh...

    se tiver alguma luz da um tok !!

  7. #7

    Padrão Re: Processamento alto em RB1100

    Boas, também tenho uma rb1100 com upgrade de memória para 2gb, porém, também reconhece apenas 1,5gb.

    Alguém sabe se tem como a mesma reconhecer os 2gb?

    abcs

  8. #8

    Padrão Re: Processamento alto em RB1100

    Vai em /tools/profile, e printa pra gente o que tá aparecendo aí. Pode ser firewall, regras de layer7, enfim, uma infinidade de coisas. Seria interessante que postasse isso.

  9. #9

    Padrão Re: Processamento alto em RB1100

    Quando aos 2Gb, até hoje não vi uma RB reconhecê-los. Usando x86, reconhece não só a memória, mas também processadores de 2 núcleos.

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Processamento alto em RB1100

    Não reconhece. O máximo são 1.5 mesmo.

    Citação Postado originalmente por debeijer Ver Post
    Boas, também tenho uma rb1100 com upgrade de memória para 2gb, porém, também reconhece apenas 1,5gb.

    Alguém sabe se tem como a mesma reconhecer os 2gb?

    abcs

  11. #11

    Padrão Re: Processamento alto em RB1100

    Voce atualizou a versao do MK.
    Mas por acaso atualizou o firmware?

    /system routerboard print
    /system routerboard upgrade
    /reboot

  12. #12

    Padrão Re: Processamento alto em RB1100

    319 Simple Queues e mais 2 queue tree para p2p pode aumentar bastante o processamento da Router.

    Quantas simple queue você tinha antes? E o controle p2p você tá fazendo com marcação de pacotes, utilizando layer7?

    Comece desativando os controles de p2p.

  13. #13

    Padrão Re: Processamento alto em RB1100

    Sobre as perguntas, atualizaei router os e tbm firmware, ontem fiz downgrade pra 5.6 e aparentemente resolveu o problema de processamento alto, vou acompanhas mais uns 2 dias e posto o resultado pra vcs, mas me parece ser algum bug no routeros 5.9 pelomenos com a minha config atual...

    não utilizo nenhum filtro layer 7, somente marcação de pacotes all-p2p do proprio routeros..

    grato pela atenção dos amigos...

  14. #14

    Padrão Re: Processamento alto em RB1100

    Tive um problema similar e era um cliente com vírus tipo DDoS, monitorei pelas conexões de firewall até descobri, removi o cliente da rede e mandei um técnico para formatar o pc dele e problema resolvido.

    Passei por toda essa tormenta de upgrade e downgrade para depois descobrir que era o pc do cliente atacando minha RB1100.

  15. #15

    Padrão Re: Processamento alto em RB1100

    Boa noite também estou com o mesmo problema, uso rb 1100 com hotspot e servidor radios paralelo, tenho 4 redes dentro dessa rb, e esta sempre em 100% , acho que é bug pois com 200 queues já esta nos 100% mais não tenho nenhum problema de desempenho mesmo com o dobro de queues, mais gostaria de saber qual é o real processamento desse trosso, esta com 5.6, desde já agradesso qualquer idéia.

  16. #16

    Padrão Re: Processamento alto em RB1100

    Pode parecer coisa boba mas é bom lembrar:

    Controle de ICMP "Pois um ataque pode subir processa e ja tive este problema"
    Portas ssh,telnet e outras fechadas só abrir após bater em portas altas do Firewall.

  17. #17

    Padrão Re: Processamento alto em RB1100

    Mais se o problema fosse ataque não deveria aparecer nos log?

  18. #18

    Padrão Re: Processamento alto em RB1100

    Citação Postado originalmente por mutuka Ver Post
    Mais se o problema fosse ataque não deveria aparecer nos log?
    O log do Mikrotik é configurável e não é fácil, os ataques que geralmente são registrados são tentativas de acesso a telnet, ssh ou winbox mesmo, são os mais comuns. Verifiquem o firewall, vejam qual IP está com muitas conexões simultâneas para um ou mais destinos, isso é bem peculiar e tem que ser analisado com calma.

  19. #19

    Unhappy Re: Processamento alto em RB1100

    Bom dia pessoal, estou aqui denovo com o mesmo problema, postei a 2 dias atras que havia normalizado o nagocio após o downlgrade pra 5.6, sonho meu, ficou 3 dias legal, porem hoje voltou denovo... anexo os prints
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         proc_alto_rb1100.jpg
Visualizações:	307
Tamanho: 	24,5 KB
ID:      	31324Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rb1100_graficos.jpg
Visualizações:	232
Tamanho: 	27,7 KB
ID:      	31325

    sobre o pessoal que falou sobre ataques e sobre clientes com virus, poderia me dar alguns caminhos a seguir pra identificar isso ? preciso monitorar as conexoes simultaneas pelo connections no firewall ?? algum outro meio ??

    aguardo um caminho pra procurar resolver essa bagaça !!

    vlw

  20. #20

    Padrão Re: Processamento alto em RB1100

    Olha no meu caso é bug com sertesa não tenho nenhum problema de lentidão ou travamento, então não vo ficar procurando cabelo em ovo.