+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Diferença da Irradiação de Sinal entre Celulares e WiFi

    Pessoal como para irradir um sinal wirelles é tão complicado, sendo que um celular funciona em qualquer lugar, dentro de casa,etc...
    Eu queria entender isso, como o celular tem potência suficiente para comunicar com a torre, com uma antena tão pequena.
    Do mesmo jeito funciona o 3G, porque na rede wirelles eu preciso uma "Antena" + Radio de 600mw etc... Mas na telefonica celular não precisa.

    Alguem pode me explicar.

    Agradeço a colaboração.

  2. #2

    Padrão re: Diferença da Irradiação de Sinal entre Celulares e WiFi

    Citação Postado originalmente por marcelorodrigues Ver Post
    Pessoal como para irradir um sinal wirelles é tão complicado, sendo que um celular funciona em qualquer lugar, dentro de casa,etc...
    Eu queria entender isso, como o celular tem potência suficiente para comunicar com a torre, com uma antena tão pequena.
    Do mesmo jeito funciona o 3G, porque na rede wirelles eu preciso uma "Antena" + Radio de 600mw etc... Mas na telefonica celular não precisa.

    Alguem pode me explicar.

    Agradeço a colaboração.

    simples quanto mais baixa á frequencia maior é o alcançe e passa menos dados (audio e video)
    exe: radio fm frequencia maxima 107,9mhz (canal muito estreito só passa audio.

    celular +ou- faixa de 900mhz (alcançe é menos) audio e video ( 3g é no maximo de 2 mega) os caras usam 50 watts no radio amador .

    2.4mhz passa mais dados, mas somos limitados, á 36 dbi cartao+antena nao pode passar de 36 dbi ( alcance é 3km e olha lá)
    já esta no mercado á tempos tecnologia mimo passa 150 megas(nao passa nem á metade disso rsrsrs)

    5.8 mhz boa,, alcance bom ,,largura do canal é grandeee,,com mais canais pra se trabalhar , agora com mimo ,ficou o bicho,,

    cara nao sou expert ,em frequencia, mas basicamente é isso, tem uma galera aqui no forum que manja muito, um deles
    marcelo goias...tenho provedor já faz 9 anos hoje sou 80% em 5.8 mhz..

    meu vizinho tem um radio am ,,aqui pega radio da russia,,,rsrsrs

  3. #3

    Padrão re: Diferença da Irradiação de Sinal entre Celulares e WiFi

    Não é só questão de frequencia.
    Pois tem operadora de celular em 1.800.

    Daí até os 2.4 não tem muita diferença em desempenho no espectro.
    Eu não sei exatamente o termo da tecnologia, mas a verdade é que eles usam outro tipo de tecnologia que permite este desempenho.

    Nas ERB de celulares a potencia é bem alta. Mas não é só isso. O retorno também precisa ser eficiente senão a base não ouve o celular.
    Cada celular normalmente tem 1W de potencia, mas se considerarmos que não tem uma antena externa para aumentar o ganho, o resultado final em potencia EIRP de um celular e de um rádio com uma antena de grade por exemplo não é muito diferente. Considerando que um wi-fi em 2.4 pode legalmente chegar a 36dbm ( soma da potencia do rádio mais o ganho da antena), vemos que pode-se chegar a uma potencia efetiva de 4W. Coisa que o celular não chega perto.
    Mas o celular é muito mais eficiente, e não precisa de muita banda para fonia. Já para dados ele exige banda e este é o motivo pelo qual a aplicação internet não vai bem longe das torres nos celulares.

    A tecnologia do wi-fi foi feita para uso nas frequencias não licenciada e para operar em carater secundário. Por isso estas limitações para permitir este compartilhamento mais democrático vamos dizer assim.
    Como as operadora trabalham com frequencia licenciada, a tecnologia é outra para permitir que as conexões sejam mais estáveis em distancias mais longas.
    Eu também ficava intrigado com isso. Mas imagina agora se a tecnologia de transmissão dos celulares fosse usada em 2.4? Daí sim é que ninguém conseguiiria navegar.

  4. #4

    Padrão re: Diferença da Irradiação de Sinal entre Celulares e WiFi

    Um amigo meu tinha uma "botina" de 400W pra radio amador, moro no parana, e o cara conversava com gente da bahia ( e não deixava nenhum visinho do quarteirão assistir televisão )

    Agora na questão dos celulares envolve bastante coisa, largura do canal, potencia, frequencia e etc, tambem sou muito curioso pra saber como realmente funciona a tecnologia que faz esses bixinhos de nada pegarem sinal em qualquer lugar.

  5. #5

    Padrão re: Diferença da Irradiação de Sinal entre Celulares e WiFi

    Tem mais haver com o tipo de modulação e protocolo do que a irradiação propriamente dita. O sinal de celular modula em um protocolo que garante melhor performance e alcance, mesmo porque o trafego de voz é pequeno e ilusório além de sofrer altíssima compressão por parte do protocolo, ou seja mesmo que o sinal seja péssimo, trocando alguns kb/s é possível trafegar o áudio. Além do que essas torres usam painéis setoriais de alto ganho e "fasadas" com acoplamento de 2 ou mais antenas por setor...