+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nobreak Soho II

    BOa noite, uma luz para um amigo, comprei um nobreak UPS Soho II 800va, comprei tambem uma bateria externa de 40 ah para ligar externamente, tudo ligado normalmente porem quando a bateria interna acaba o nobreak nao assume a bateria externa como principal, alguem ja usou este nobreak.

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Nobreak Soho II

    Olha amigo tem algo errado, pois assim a saida de bateria é ligada em pararelo com as internas, ou a bateria esta com problema ou problema no cabo
    faz um teste liga o nobreak so com as bateria interna e faz uma leitura atravez de um multimetro na escala de 20DC e veja se tem alguma energia deve estar chegando uns 12 a 13 volts

  3. #3
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Nobreak Soho II

    se você conectou uma bateria externa ela ficara em paralelo com a bateria interna ....
    verifique a voltagem dela em momento de inversão do nobreak ...
    se cair abaixo de 12.1 ele pode desarmar ....
    isso pode ser vários fatores ...
    tipo: pode estar dando over load na saída AC ..
    ou o no break não esta carregando a bateria externa ...
    e mais ,,,verifique esses poréns ... e post novamente ..

  4. #4

    Padrão Re: Nobreak Soho II

    Outra coisa: Poucos nobreaks conseguem carregar uma bateria externa adequadamente, varios nobreaks de 600 a 1200VA tem entrada pra bateria externa mas quando esta descarrega, a corrente do nobreaks (4 ou 5A, em alguns casos) não faz a tensão da bateria subir, aí o conjunto todo dura 5 minutos fora da tomada e o usuario acha que há problema nos cabos.

    Se fizer carga lenta (10% da corrente nominal da bateria por 14 horas) a tensão sobe até 14,4V e a bateria dura até o dia que for zerada, tenho um SMS de 1200VA que só resolvi assim, um trafo de 1A carregando o bateria o tempo todo, porque o nobreak não carrega.
    (Na verdade notei isso quando comecei a colocar baterias de gel em paralelo, um SMS 600VA antigo com conector pra bat. externa só carregava 4 baterias, a partir disso a tensão não passava de 11,2V)

  5. #5

    Padrão Re: Nobreak Soho II

    a bateria é novinha, ja vem com carga, mas me tira uma duvida, tenho um apc 600, voce acha que este vai carregar esta bateria, pois na verdade aqui é muito dificil de faltar energia, vamos dizer que em 1 mes nao ficamos nem 30 minutos sem energia. Se este APC ups 600 funcionar eu deixo nele mesmo.

  6. #6

    Padrão Re: Nobreak Soho II

    Ih, chumbo-acido tem auto-descarga alta, mesmo que elas saiam de fabrica com 100% de carga geralmente chegam com 20 ou 30% ao consumidor final. Alias, nem é recomendado armazenar carregado porque diminui a vida util então elas não saem de fabrica com 100% de capacidade.
    O que não custa muito e portanto eu tentaria é uma carga lenta.

    Quanto ao APC de 600VA, não sei se é defeito de algumas series isso de não carregar, suspeito mais de unidades defeituosas, porque todos que tem entrada pra bateria externa prometem carregar baterias de até 70Ah, mas na prática alguns não carregam nem as de 45Ah.

    Mas o pessoal já comentou sobre verificar qual a tensão enquanto a bateria é carregada e quanto ela cai, a bateria deve flutuar em 13,7-13,9V após muitas horas na tomada, se hoje, a alguns dias sem black-out, a tensão estiver abaixo disso na bateria, é porque ela não está sendo carregada. Mas não se engane apenas com a tensão, como nobreak é chato com tensão, com auto-desligamento em 10,8 ou 11V, eu prefiro medir com uma lampada de 40W ligado na bateria, se a tensão cair digamos de 13 pra 11V em alguns segundos é porque uma das celulas (São 6 em bateria de 12V) está danifica ou não carregou direito, a carga lenta geralmente resolve uns problemas assim.
    (Se tiver como escolher a forma de onda na auto-eletrica opte por dente-de-serra, pra limpar as placas)

  7. #7

    Padrão Re: Nobreak Soho II

    o nobreak que tenho aqui nao tem saida externa, farei uma adaptação nele, o que voce acha para teste?

  8. #8

    Padrão Re: Nobreak Soho II

    Os que não tem entrada pra bateria externa tem que limitar pra cerca de 2A a corrente inicial que as baterias de 7Ah requerem, ou seja, eles tem corrente de carga ainda mais baixa que os com entrada pra bateria externa, menos chances de carregar direito.

    (Pra uma bateria de 45Ah sair do zero geralmente precisa uns 4,5A, pra uma bateria de 60Ah uns 6A, e por aí vai, com os 2-3A que vai pra bateria interna você geralmente só conseguiria manter bem carregadas baterias de 18Ah de gel)

    As baterias de chumbo-acido, sejam automotivas ou estacionárias, tem uma resistencia interna baixa, de modo que representam um curto pra maioria das fontes chaveadas, quanto menor a resistencia maior a queda de tensão, se o carregador não tiver corrente suficiente a tensão nunca sobe, quanto maior a bateria menor a resistencia interna portanto maior a corrente necessaria, SE essa bateria veio zerada (Com certeza não veio com mais que uns 30% de carga) o trafo do nobreak, se estiver ligado (Não apenas na tomada, mas ligado) talvez não tenha corrente suficiente pra resistencia interna dessa bateria.
    (Ah, nesses modelos da TSShara a bateria externa não é acionada "depois" da interna, alguem já comentou aqui, a interna e a externa ficam paralelas, por isso é fundamental que você meça a tensão na bateria externa, pode ser que a interna esteja com 1 ou 2 celulas danificadas e dissipando na forma de calor toda a corrente que o nobreak manda.
    (Isso não é raro, se pegar varias baterias e colocar paralelas, deixar carregando, a que estiver em pior estado vai aquecer mais, o gel ou a agua da pior celula vai borbulhar)

    Eu recomendaria nunca usar bateria de gel (Interna) misturado com bateria com agua (Automotivas, mesmo as sem manutenção tem líquido), na verdade se tem bateria externa não vejo motivo pra manter a interna.