+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Fonte At ou ATXDc/DC

    Pessoal, quero montar um servidor em rack 19 e eliminar o uso de fonte ATX AC.

    A idéia é ter um banco de baterias e utilizar só DC. Mas encontro a dificuldade em fonte para placa Mãe que seja só Dc/DC. Não queria usar um inversor para alimentar em 11o ou 220AC. Isso faz com que as baterias tenham um autonomina diminuida.

    Alguém que já usa, pode ajudar?

  2. #2

  3. #3

    Padrão Re: Fonte At ou ATXDc/DC

    Eu contatei este vendedor. Ele tem uma outra com 160W. Mas queria algo um pouco mais.
    Acho que precisaria uma fonte mais parruda para segurar o servidor. Processaror I 5 com dois hd de 512

  4. #4

    Padrão Re: Fonte At ou ATXDc/DC

    Cara,é uma boa ideia vou dar uma fuçada e ver se eu consigo algo mais parrudo.

    Abs.

  5. #5

    Padrão Re: Fonte At ou ATXDc/DC

    A fonte DC mais forte que tenho e conheço é a M4 de 250W com ela consigo rodar uma MINI-ITX da Intel com 2HD SATA de 250GB e GPS no carro... acho ela poderá resolver seu problema, não aquece muito e o consumo é razoável. Não conheço nenhuma empresa que venda essa fonte aqui no Brasil, a minha comprei nesse site: M4-ATX, intelligent ATX automotive power supply, 6/30V - power your PC in a car. alguns e-mails traduzidos e o Visa Internacional podem te ajudar...

  6. #6

    Padrão Re: Fonte At ou ATXDc/DC

    O melhor é vc comprar um nobreak modular e nao fazer adaptação, pois acredito que se é um servidor, e mesmo nao pode parar por problema de energia, com um nobreak modular vc pode fazer manutenção dele sem ter que desligar os equipamentos.

    Qualquer duvida estou a disposição.

    Att.
    Claudio

  7. #7

    Padrão Re: Fonte At ou ATXDc/DC

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    A fonte DC mais forte que tenho e conheço é a M4 de 250W com ela consigo rodar uma MINI-ITX da Intel com 2HD SATA de 250GB e GPS no carro... acho ela poderá resolver seu problema, não aquece muito e o consumo é razoável. Não conheço nenhuma empresa que venda essa fonte aqui no Brasil, a minha comprei nesse site: M4-ATX, intelligent ATX automotive power supply, 6/30V - power your PC in a car. alguns e-mails traduzidos e o Visa Internacional podem te ajudar...

    Esta já está de bom tamanho para o servidor.
    Valeu pela dica. Já coloquei uma estrela na tua "testa", hehehe

    Citação Postado originalmente por claudiolh Ver Post
    O melhor é vc comprar um nobreak modular e nao fazer adaptação, pois acredito que se é um servidor, e mesmo nao pode parar por problema de energia, com um nobreak modular vc pode fazer manutenção dele sem ter que desligar os equipamentos.

    Qualquer duvida estou a disposição.

    Att.
    Claudio
    Cláudio, eu já tenho com nobreak. Mas a questão é que se falta energia vai ter que entrar em operação o inversor para continuar garantindo os 110V para o servidor e isto consome uma boa parte da autonomia das baterias.
    A idéia é colocar uma fonte DC/DC no servidor, tirando a fonte 110V tradicional. Assim este gasto com o inversor deixa de existir.
    Nâo é propriamente uma adaptação. As fontes Dc/Dc para PC são feitas já para isso, com as devidas saídas de 12V e 5V. A questão estava mesmo na potencia destas. Agora com 250W creio que vai corresponder bem ao que preciso.

  8. #8

    Padrão Re: Fonte At ou ATXDc/DC

    Um I5 da geração atual (socket 1155) com 2 HD's 7200RPM não seriam um peso pra uma fonte de 160W não, se for i5 da geração anterior (socket 1156) aí muda o consumo.

    Bom, esse pessoal aqui tem frete gratis:
    210W 8V-28V Mini-ITX Car PC ATX PSU Power with ITPS $50.04 Free Shipping @GoodLuckBuy.com
    PW-200-M 200W DC-DC ITX ATX 12V Power Supply PSU for Mini PC $27.42 Free Shipping @GoodLuckBuy.com
    160W 8V-28V Mini-ITX M2 Car PC ATX PSU Power with ITPS $48.02 Free Shipping @GoodLuckBuy.com

    É tranquilo comprar deles, similar a Deal Extreme. Tenho a fonte de 120W, só testei que funcionam com meu Phenom II X2, e pretendo colocar em funcionamento daqui uns meses em 24V, mas com o hardware que testei (Phenon II X2 e 1 HD 7200RPM) a fonte nem esquentou, em 12V até esquentou um pouco mas nada alarmante.

    A algum tempo peguei uma fonte de 60W no Ebay, a intenção inicial era usar com Atom Dualcore, mas foi usada num Core2Duo E2180, ficou nesse uso uns 6 meses até a empresa fechar.

    Só que... eu manteria sempre uma fonte reserva dessa, são no mínimo 30 dias pra isso chegar no brasil então não custa muito manter uma reserva.

  9. #9

    Padrão Re: Fonte At ou ATXDc/DC

    Rubem, boa esta tua indicação. Acho que vai ser por aí mesmo.

    Entre os modelos, o de 50 dolares, me pareceu mais robusto. Pelo menos o projeto passa esta impressão.
    Tem uma outra de 42 dolares que apesar de dizer no título 120W na descrição diz 210W.

    Já a de 27 dolares parece ser bem singela, mas se fizer o que se propõe é uma boa tentação, principalmente levando em conta em ter mais unidades para backup.

    Quando se tem só uma opçao é facil escolher,, hehhe

  10. #10

    Padrão Re: Fonte At ou ATXDc/DC

    Agora olhei bem, a de 120W que comprei não tem na Goodluckbuy, ela é similar a essa:
    Mini 8-28V 120W DC-DC ITX ATX Car Vehicle Power Supply | eBay
    só que era algo em torno de US$ 24.

    Dando uma analisada por cima do circuito, ele pode entregar mais do que promete, os mosfets são rápidos e de 60A, a questão me parece ser entregar pouco ripple (Variação).

    Eu topei com essas fontes no ebay e lojas like-dealextreme quando procurava circuitos integrados e modulos dc-dc pra montar uma dessa, procurava alguns Maxim ou Sanken que diziam ter rendimento excelente tipo 95%, mas são caros demais, tipo US$ 40 um CI ou modulo de 200W, porque são produtos pouco vendidos, geralmente se opta por chaveamento com PWM porque o rendimento de qualquer forma fica alto (Sempre mais de 85% nesses casos) e porque os componentes necessarios são poucos e baratos (Vide conversores dc-dc 12>18V (Pra notebooks), alias esses conversores baratos (O último da Dealextreme acho que paguei US$ 9 ou 10) estou usando numa RB a um ano e pouco, sem cooler nem nada, só tirei da caixa plastica pra dissipar um pouco mais o calor).

    Tem circuitos PWM extremamente pequenos que você não dá nada, vai ver e o troço dá conta de controlar alguns kilowatts!
    Eu sempre tinha a intenção de colocar meus sistemas todos em 24 ou 36V, com 2 ou 3 paineis solares e 2 ou 3 baterias em serie, mas tenho encontrado conversores DC-DC tão baratos e com rendimentos tão bons que vou usar eles e usar tudo em 12V. Pras RB's achei no ebay uns conversores de 8-12V pra 18-28V @100W por US$ 14, esses ainda não chegaram e não posso falar muito, mas pretendo colocar RB's @28V e servidor ATX na mesma bateria 12V, porque carregar e monitorar 1 bateria é bem mais simples que 2 ou 3 em serie.

  11. #11

    Padrão Re: Fonte At ou ATXDc/DC

    Estou usando uma parecida com essa de 120W num Core i5 2ªGeração
    Fonte 12vDC/DC
    até agora tudo em ordem amigo!
    Abraços.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Rubem, boa esta tua indicação. Acho que vai ser por aí mesmo.

    Entre os modelos, o de 50 dolares, me pareceu mais robusto. Pelo menos o projeto passa esta impressão.
    Tem uma outra de 42 dolares que apesar de dizer no título 120W na descrição diz 210W.

    Já a de 27 dolares parece ser bem singela, mas se fizer o que se propõe é uma boa tentação, principalmente levando em conta em ter mais unidades para backup.

    Quando se tem só uma opçao é facil escolher,, hehhe
    Última edição por tonflatland; 10-12-2011 às 00:08. Razão: Correção do Texto

  12. #12

    Padrão Re: Fonte At ou ATXDc/DC

    Obrigado pelos relatos de vocês.

    Rubens notei que em um modelo , o mais caro, tem mais reguladores de tensão.

    Já noutro tem capacitores sólidos, o que denota mais resitência.
    Mas como o preço é barato, já que o frete está incluído, o negócio é comprar dois, uma de cada e ver o resultado.

    Mais uma vêz agradeço o depoimento de vocês.

  13. #13

    Padrão Re: Fonte At ou ATXDc/DC

    vlw brother, qualquer coisa estamos por aqui pra ajudar.
    t+

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Obrigado pelos relatos de vocês.

    Rubens notei que em um modelo , o mais caro, tem mais reguladores de tensão.

    Já noutro tem capacitores sólidos, o que denota mais resitência.
    Mas como o preço é barato, já que o frete está incluído, o negócio é comprar dois, uma de cada e ver o resultado.

    Mais uma vêz agradeço o depoimento de vocês.